Conecte-se ao empreendedorismo

Gestão de conhecimento e a importância da educação empresarial

Tempo de Leitura: 3 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Gestão de conhecimento e a importância da educação empresarial

De acordo com o Sebrae, a Gestão de Conhecimento é um processo para a criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa.

Ou seja, a gestão do conhecimento trabalha no desenvolvimento do conhecimento dos colaboradores de uma empresa. E por que isso é importante? Acompanhe em nosso artigo.

O que é a gestão de conhecimento de uma empresa?

A Gestão do Conhecimento engloba uma série de coisas de uma empresa, como os conhecimentos disponíveis e os desejáveis para o desenvolvimento de uma empresa. Mas, como assim?

Os conhecimentos disponíveis são aqueles presentes na rotina empresarial, na sua equipe. O contador, a equipe de marketing, o time de vendas e etc. Ou seja, os conhecimentos que seus funcionários já possuem.

Já sobre os conhecimentos desejáveis são aqueles que sua empresa necessita e que podem ser trabalhados em sua equipe. No caso, o trabalho nas competências do seu time.

Educação corporativa

A educação corporativa vai além do treinamento empresarial e qualificação da mão de obra. A educação corporativa é uma prática coordenada de gestão de pessoas e gestão do conhecimento para estratégias a longo prazo em uma empresa.

O objetivo da educação corporativa é utilizar e articular as competências individuais de sua equipe de forma ampla para o desenvolvimento de uma empresa. Sendo assim, a ideia é inovar e aumentar a competitividade de uma organização.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Por que investir?

É sabido que os profissionais mais jovens que ingressam ao mercado não estão completamente qualificados para atuar em suas áreas, necessitando de educação contínua que pode vir de treinamentos ofertados pelas empresas, cursos mais específicos, workshops, entre outros métodos educacionais.

Portanto, o objetivo da educação corporativa é preparar esses novos profissionais para aprimorar suas técnicas, trabalhar seus aspectos comportamentais e prepará-los para cargos de gestão de liderança.

Integração e engajamento da equipe

Uma opção para disseminar conteúdos importantes para o desenvolvimento educacional da sua empresa é criar ou utilizar uma plataforma online para compartilhamento de conteúdos importantes, como e-books, slides, artigos e todo material que contribua para a gestão de conhecimento da sua equipe.

Esse método permite que o conhecimento não fique centralizado em um só departamento ou em pessoas específicas, contribuindo para o entendimento de como funciona todos os setores da empresa, além de ajudar novos funcionários que nunca tiveram contato com essa rotina empresarial.

Conclusão

Investir na aprendizagem será sempre um diferencial e um estímulo não apenas para a sua equipe, como para a sua empresa.

Organizações que capacitam seus funcionários têm maiores probabilidades de reter bons talentos internos e, proporcionar métodos de aprendizagem é investir no desenvolvimento de um negócio sólido e eficiente, com cada vez mais chances de crescimento por meio do domínio dos conhecimento necessários para o seu progresso.

 

Quer uma gestão mais ágil e eficiente para o crescimento do seu negócio? Então experimente o sistema de gestão empresarial online VHSYS! Com uma estrutura completa para a gestão de micro, a VHSYS também oferece  recursos essenciais para quem trabalha com e-commerce. Em nossa loja de aplicativos, você encontrará o aplicativo de Loja Virtual, que possibilita o acompanhamento de vendas, gerenciamento de estoques e o recebimento de pagamentos. Tudo com muita segurança e praticidade. Experimente grátis!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!