Gestão participativa: por que?

Fernando

Gestão participativa: por que?

O modelo de gestão participativa é atualmente um dos principais trunfos do gestores que entendem a importância de engajar seus colaboradores no crescimento da empresa. Pode parecer óbvio, colaborador engajado culmina em resultados mais positivos. No entanto, a prática é menos simples do que parece, sem chegar a ser um monstro de sete cabeças. Este texto trata do tema de “gestão participativa”, como fazer com que seus funcionários tomem parte no processo? Como construir um ambiente verdadeiramente participativo? E, principalmente, quais o benefícios da gestão participativa para sua empresa?

Gestão participativa: um modelo

Por gestão participativa se entende um modelo de gerir empresas que tem como característica primordial envolver todo o quadro de funcionários nos objetivos e metas da empresa. Sem estruturas rígidas de hierarquia há mais espaço para a participação dos membros da equipe nos processos.

Como fazê-la?

Disponibilidade para ouvir: no processo participativo da gestão, todos são convidados e permitidos a falar. Abra um canal de comunicação e leve em consideração toda e qualquer ideia apresentada, sem jamais desmerecê-la. Se julgar que determinada sugestão está pouco formulada, solicite aos demais colaboradores para que pensem em como incrementá-la para torná-la um solução viável para a realidade da empresa.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Invista na equipe: uma equipe bem treinada, é uma equipe segura para enfrentar as inconstâncias do cotidiano. Você pode contratar e/ou oferecer cursos e treinamentos periódicos para seu time. Encoraje a troca de saberes e informações entre eles. Suponhamos que você tenha na equipe um mestre em contabilidade, convide-o a apresentar para seus colegas seu trabalho e com ele o aplica na empresa. Ao ver um colega reconhecido, os demais membros se sentiram instigados a continuar o aperfeiçoamento, porque sabem que também o serão.

Quais os benefícios?

São inúmeros os casos bem sucedidos de gestão participativa, podemos indicar como a maior vantagem a rede de segurança que se cria nesses processos. Imaginemos que um grupo de funcionários que se identifica com a cultura da empresa, sente que é respaldado em suas sugestões de soluções, que, enfim, sabe que é a empresa. Esse grupo tem maiores chances de se engajar e comprometer em investimentos a longo prazo, mantendo-se fiel à firma. Um time em que todos vestem a camisa é sempre um time campeão.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações