Gestão hábil: controle de contas a pagar

Fernando

Gestão hábil: controle de contas a pagar

Um rígido controle de contas a pagar pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Não faltam exemplos de empreendimentos que não conseguindo manter as contas em dia se viram em apuros financeiros. Neste artigo vamos falar sobre a importância de controlar suas contas a pagar e receber de maneiras descomplicada;

Dicas de organização

  • Registre todas as contas a serem pagas e a receber. Contar com uma ferramenta de controle financeiro muito útil nesse momento, evitando atrasos e, por consequência, multas.
  • Antecipe pagamentos que oferecem descontos, além de poupar dinheiro, isso aumenta seu crédito junto aos seus credores.
  • Renegocie sempre que surgir uma dificuldade, não espere o problema crescer. Quando notar alguma dificuldade, procure a empresa ou pessoas com quem tem contas a pagar e tente fazer um acordo.

Controle é igual a registro

Nossa primeira dica de organização foi sobre manter registros de todas as contas. E nenhum custo seja ele fixo ou variável deve ficar de fora da sua planilha financeira.

Planilha Contas a pagar download

Para ter maior agilidade na hora de organizar suas contas a pagar separe por gastos fixos, aqueles que se repetem todos os meses, conta de água, luz, telefone, aluguel, internet e folha de pagamento. Ordene por vencimento, se possível negocie para que a quitação acontece em determinada semana, assim você evita esquecimentos.

Em outra parte de sua planilha anote despesas variáveis e imprevistas. Anote todas as despesas com seus respectivos valores e datas de vencimento. Outra maneira de controlar como seu dinheiro  investido é anotar sempre que a empresa adquirir produtos como computadores que exigem manutenção, isso porque eles podem representar uma despesa a mais. Assim, procure por produtos com garantia e assistência técnica próximas.

Investir em uma sistema de controle de  gastos é importante. Softwares, como da VHSYS, automatizam o processo, tornando mais prática o controle de suas contas. Evitando perda de tempo, que afinal de contas, é perda de dinheiro.

Por último, mas não menos importante, é a separação das contas individuais das empresarias. Não use dinheiro da empresas para custear suas dívidas, o oposto também deve ser evitado. Contas separadas, planilhas idem. Use planilhas diferentes para registrar as despesas e receitas da família e as da empresa. Assim, com organização é possível manter o controle de suas contas e da saúde financeira de sua empresa.

E, você, como organiza suas contas? Comente!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações