Conecte-se ao empreendedorismo

Como fazer uma gestão de clientes eficiente

Tempo de Leitura: 3 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Toda empresa que se preze sabe que os clientes são fundamentais para a sua existência. No entanto, é imprescindível organizar sua carteira de clientes, para explorar o seu potencial de vendas de acordo com as demandas de cada cliente, que, sim, varia drasticamente.

Quer saber como organizar a sua carteira de clientes e realizar uma gestão eficiente? Nos acompanhe!

Organizando a carteira de clientes

Antes de iniciar a gestão de clientes, organize-os com critérios claros e objetivos. Foque a primeira divisão baseada na frequência e seu comportamento de compra. Nessa etapa, defina as atitudes necessárias para que o cliente seja considerado ativo. Analise as relações de compra e uso do seu produto ou serviço para identificar um padrão comportamental.

A segunda etapa consiste na análise do ciclo de vendas dos clientes, ou seja, o que é preciso para que ele volte a solicitar seus serviços. Nessa hora fica fácil perceber o potencial que esse cliente tem para virar um ativo (ou inativo), possibilitante um melhor planejamento de vendas para fidelizar esse cliente.

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

A gestão de clientes

Organizada a carteira de clientes, chegou a hora de preparar a gestão.

Divida os clientes em grupos
Além de separar os clientes por ativos e inativos, inclua outras categorias para facilitar os negócios, como “clientes Bronze, Prata, Ouro, Platina e Diamante”. A organização varia para cada empresa e há várias possibilidades de agrupamento. O que importa é como será estabelecido o relacionamento com esse grupo de clientes.

Vendedores especialistas
Uma forma de aprimorar o relacionamento com os clientes é tornar seus vendedores especialistas para cada categoria na qual o cliente esteja inserido, dessa forma os vendedores serão consultores capacitados para atender clientes específicos e a suas demandas.

Como fazer uma gestão de clientes eficienteEstimule a gestão ativa
Se na sua carteira existem clientes inativos, estimule a proatividade em sua equipe e retome contato com esses clientes. Além de conseguir possíveis vendas, essa tática permite analisar falhas internas que levaram esses clientes a abandonar suas compras com a sua empresa.

Metas
Estabeleça metas justas e acessíveis para a sua equipe, estimulando a qualidade em vez de focar apenas na quantidade.

Indicadores de desempenho
Estabelecida as mentas, defina os indicadores de desempenho para todo o processo de vendas e os analise periodicamente para saber a perfomance da sua equipe de vendas, o que deu certo e o que precisa ser melhorado.

Tecnologia

Nós sabemos que hoje em dia há vários recursos tecnológicos para facilitar a rotina empresarial. Portanto, considere o uso da tecnologia pra otimizar e gerenciar sua carteira de clientes.

Por isso, recomendamos a utilização de uma ferramenta específica para gestão de vendas, como a VHSYS, sistema online de gestão empresarial com diversos recursos, incluindo uma ferramenta exclusiva para a Gestão de Clientes.

Com ela você cadastra todos os dados e centraliza todas as informações dos seus clientes em um único lugar, além de ter acesso a relatórios personalizados sobre seus clientes e fornecedores sempre que precisar. Experimente grátis!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!