Como gerar boleto online

VHSYS

Como gerar boletos online

O boleto bancário é um documento caracterizado como um título de cobrança que pode ser pago em qualquer instituição conveniada até a data de vencimento preestabelecida. Entretanto, alguns arquivos possuem orientações para serem pagos após a data de vencimento, trazendo em suas especificações as porcentagens de juros e multa a serem cobrados, além de outras condições impostas de acordo com a empresa credora.

O método é, no Brasil, a forma de pagamento mais comum utilizada e, até pouco tempo atrás, era aceito somente em agências bancárias. Hoje, devido ao aumento dos estabelecimentos conveniados, os boletos podem ser pagos em Casas Lotéricas, Correios, Caixas Eletrônicos 24h, e até mesmo pelo Smartphone.

Portanto, ao trabalhar com prestação de serviço ou com comércio, é importante que você esteja adaptado à cobrança através de boleto bancário, afinal, a maioria dos consumidores já conhecem esse método e o aprovam!

Como funciona o método de pagamento através de boleto bancário?

O cedente emite o boleto online para o consumidor e, no documento, existem informações essenciais para que o banco possa receber o pagamento e repassá-lo à conta da empresa ou cedente. Algumas dessas informações são: Banco que receberá o pagamento, informações sobre o cedente e sobre o sacado, o valor a ser cobrado e as multas referentes ao pagamento fora da data prevista, código de barras e o número do boleto.

Esse processo de emissão de boletos pode ser facilmente feito online através do software da VHSYS.

Quais as vantagens de gerar boleto online?

O método de pagamento através de boleto é prático e, após o pagamento do cliente, o dinheiro será creditado na sua conta em até 3 dias úteis. Por isso, muitas empresas têm optado por oferecer um desconto, que varia de 10% a 15%, para aqueles que escolhem essa forma de pagamento.

Além disso, muitos consumidores ainda não são adeptos ao uso do cartão de crédito ou outras formas de pagamento através da internet e preferem ter um documento que possa ser impresso para que realizem o pagamento em uma instituição associada.

Dessa forma, trabalhar com diferentes formas de pagamento, incluindo o boleto bancário, é importante para atingir um público maior.

MEI pode emitir boleto?

Os Microempreendedores Individuais realizam processos mais simplificados, por isso muitos se questionam se estão permitidos a emitir esse tipo de título.

A resposta é sim! Entretanto, para gerar boleto MEI, é preciso que você entre em contato com o banco responsável por sua conta corrente e solicitar que habilitem esse serviço.

Com ou sem registro

Atualmente, existem dois tipos de carteira: simples ou registrada.

Boletos registrados

As carteiras com registro são gerados e enviados em remessa ao banco, para que a instituição faça o registro de todos os dados pertencentes ao documento, como o código da carteira, valores, CPF, data de vencimento e outras informações.

Taxas para títulos com registro

Geralmente, taxas são cobradas para que o banco faça os registros deste arquivo e, caso o consumidor não pague a fatura, há uma taxa para a permanência do boleto no banco.

Além disso, esse tipo de documento permite que o banco encaminhe o cliente para os órgãos de proteção ao crédito, caso o pagamento não seja efetuado até a data estabelecida.

Boletos sem registro

Esses títulos são gerados sem a ciência do banco responsável pela conta, ou seja, o banco não possui controle algum sobre a emissão deste documento, bem como sua data de vencimento.

Em tese, esse boleto é gerado pelo cedente e enviado diretamente ao consumidor e, após seu pagamento, o valor será creditado na conta do emissor em até dois dias úteis.

Esse método é livre de taxas para emissão, porém os riscos de fraude são existentes e os títulos não poderão ser protestados.

Revogação de Boletos sem Registro

De acordo com a decisão do Febraban (Fundação Brasileira de Bancos), será eliminada a emissão desse tipo de carteira sem registro.

E o motivo dessa eliminação é que o órgão objetiva centralizar a base de títulos nacionais e diminuir o número de fraudes, proporcionando maior segurança para esse método de pagamento.

Os benefícios de existir uma base centralizadora é que todos os dados ficam armazenados nela e, assim, todos os bancos podem ter acesso aos boletos disponíveis em haver. Além disso, o sacado tem a oportunidade de realizar o pagamento em qualquer agência bancária associada, mesmo que o documento tenha sido emitido em outro banco.

Consequências

Além de trazer maior segurança tanto para as empresas quanto para o cliente, a extinção dos boletos sem registro fará com que haja um aumento no valor das taxas para manter o registro dos dados, além da manutenção dos títulos.

Como gerar boleto online?

Antes de tudo, é preciso conferir com o banco responsável por sua conta quais são as taxas cobradas pelas emissões desse tipo de arquivo e, caso você tenha a necessidade de emitir uma quantidade alta de boletos, você pode conferir se há a possibilidade de negociar por taxas menores.

O próximo passo é encontrar um programa que faça a emissão do arquivo de boletos. A VHSYS possibilita a integração com o seu sistema de faturamento e financeiro, tornando o processo de cobrança mais prático e automatizado, ideal para quem procura otimizar seu tempo e faturar melhor.

Além disso, com a plataforma VHSYS, é possível fazer a importação do arquivo de retorno do banco. Para isso, basta selecionar a opção “Importar Retorno” dentro do sistema. Após esse processo, o sistema fará a liquidação automaticamente no seu contas a receber.

Trabalhamos com diversos bancos para que você tenha maior facilidade na gestão de seus arquivos e faturamento!

Aproveite para conferir o que a VHSYS pode fazer pela sua empresa e acesse nosso site. Caso prefira, converse com um de nossos consultores através do chat online para tirar todas as suas dúvidas e facilitar de uma vez por todas o seu método de gestão empresarial.

 

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações