Formação do preço de venda.

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O preço de venda dos produtos, serviços e mercadorias, é sem dúvidas fator crucial para o sucesso das organizações, desde o crescimento das pequenas até a manutenção do sucesso das grandes multinacionais. Logo, a formação do preço em suas inúmeras metodologias tornam-se pontos estratégicos na obtenção deste sucesso, sendo diferencial considerável nos resultados das companhias.

Parece incrível, mas tamanha importância foi deixada de lado em tempos passados, pois os empresários visavam resultados na forma de vendas, marketing, ignorando metodologias específicas de formação de preço. Todavia,  a globalização e a evolução do mercado nos últimos tempos acentuaram o aumento da concorrência e inevitavelmente esse aumento trouxe consigo a dificuldade em obter resultados utilizando a mesma metodologia de trabalho, chega o momento de inovar, e então, os empresários e suas companhias começaram a sentir na pele a necessidade de observar melhor alguns fatores   fundamentais para continuar obtendo resultados expressivos, como por exemplo, o impacto custos e despesas na formação do preço de venda.

Em meio a esse novo modelo de gestão a figuram no cenário de controles das companhias, o controle do preço de venda, e essa mesma evolução fez com que surgissem metodologias diferentes de formação de preço. Os métodos de formação de preço praticados hoje em dia são baseados em 4 fatores básicos na formação do preço, tais fatores correspondem a custos, despesas, lucro e mercado.

Nesse contexto, o avanço das técnicas adotadas pela ciência contábil para o gerenciamento e controles internos das empresas, mostraram que era preciso ir muito além de uma pequena margem, era necessário observar fatores internos como margem de contribuição, margem de lucro, ponto de equilíbrio, ou seja, o fator produção x consumo.

E como tornou-se clássico ao longo do tempo, na profissão contábil,  o contador deve entender que para desempenhar um bom trabalho é necessário observar tudo o que ele faz em seu trabalho, como um todo. Sempre com a visão 180º, observando todos os fatores que podem influenciar direta, e indiretamente em seu objeto de trabalho. Assim, cabe observar também a influencia de fatores externos a empresa, economia e inflação.

Estes entendimentos não são suficientes quando encontrados obstáculos como o preço pelos concorrentes diretos da mesma categoria de produto e  qualidade. Também devem ser considerados o nível de conhecimento de marca, o tempo de mercado, o volume de vendas já conquistado e a agressividade da concorrência. Se o preço praticado pelo mercado for menor que o encontrado a partir dos custos internos da empresa, o empresário deverá refazer os cálculos econômicos e financeiros para avaliar a viabilidade de seu negócio. Por isso, muito além do aspecto financeiro, a definição do preço de venda deve levar em conta o aspecto mercadológico.

Cabe ao contador na sua mostrar através de metodologias aplicadas, a visão técnica de quanto, essas variáveis influenciam na formação do preço de venda, e qual deve ser aplicada para que a empresa obtenha os resultados almejados. Surge aí a oportunidade de trabalho para o profissional contábil que trabalha na área de custos e gerencial, colocar em pratica todo seu conhecimento técnico para ajudar a classe empresaria nessa missão.

REFERÊNCIAS BIBLOGRÁFICAS

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KOLIVER, Olívio, Contabilidade de Custos..1ª edição. Curitiba: Juruá. 2008.

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