Conecte-se ao empreendedorismo

Fluxo de caixa projetado vs Fluxo de caixa realizado. Entenda a diferença!

Tempo de Leitura: 4 minutos
Entenda como o fluxo de caixa realizado e o fluxo de caixa projetado podem te auxiliar a fazer a gestão financeira da sua empresa e, consequentemente, aumentar a receita do seu negócio, além de aumentar a previsibilidade das finanças.

De acordo com pesquisas realizadas pelo IBGE, 48% das empresas brasileiras encerram suas atividades nos 3 primeiros anos de existência. A mesma pesquisa aponta que o principal motivo para esse fenômeno é a falta de gestão.

Dentre todos os aspectos da gestão, temos o gerenciamento da saúde financeira do negócio. É por meio dele que o empreendedor consegue visualizar pontos críticos e oportunidades de investimentos. Além disso, a boa gestão financeira gera previsibilidade, no que diz respeito a valores a serem recebidos e contas a serem pagas.

Como auxílio a essa prática, temos duas ferramentas: fluxo de caixa realizado e fluxo de caixa projetado. É por meio delas que o dono de negócio pode ter uma maior visibilidade de todas entradas e saídas de valores monetários que ocorrem dentro do seu empreendimento.

Quer aprender como utilizar o fluxo de caixa de forma estratégica na gestão financeira da sua empresa? Então, leia este artigo até o final. Nele, abordaremos os seguintes tópicos:

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta que auxilia o empreendedor a fazer a gestão financeira do seu negócio por meio do registro de entradas e saídas de dinheiro. Esse controle permite que o pequeno empresário possa ter informações muito importantes sobre a saúde financeira do seu empreendimento. Dessa forma, é possível estar atento à real situação das finanças e não tomar nenhuma decisão que venha comprometer a gestão da firma.

O que é um fluxo de caixa realizado?

O fluxo de caixa realizado é o controle financeiro das entradas e saídas que ocorreram dentro de uma empresa em um determinado intervalo de tempo. Ele é bastante importante, pois é por meio dele que os gestores conseguem fazer análises estratégicas sobre as finanças de um empreendimento, com base no que aconteceu ao longo do mês.

Por exemplo, é através do fluxo de caixa realizado que o gestor consegue identificar quais os períodos do mês em que mais houveram vendas e quais foram os momentos em que menos houveram. Além disso, é possível definir quais foram os produtos mais vendidos e quais foram os processos que mais geraram gastos para a empresa ao longo do mês.

Uma outra utilidade do fluxo de caixa realizado é na projeção de resultados. Como veremos mais à frente, podemos utilizar essa ferramenta como base para fazer estimativas de resultados que ocorrerão dentro de um intervalo de tempo num futuro próximo.

Qual a diferença entre fluxo de caixa e projeção de fluxo de caixa?

A diferença entre fluxo de caixa realizado e fluxo de caixa projetado está relacionada ao tempo. O fluxo de caixa realizado registra as movimentações financeiras que já ocorreram, enquanto o fluxo de caixa projetado faz uma previsão das movimentações que podem ocorrer.

Como é feito o fluxo de caixa projetado?

O primeiro passo a ser seguido, para a construção de uma planilha de fluxo de caixa projetado, é o levantamento de todas as contas a serem pagas. Nesta etapa, faz-se necessário definir em quais datas esses valores serão debitados.

O próximo passo é registrar todos os valores a serem recebidos. Ao longo do mês, é natural que algumas vendas sejam feitas a prazo. Diante disso, é importante registrar qual a quantia a ser recebida e em que dia do mês esse dinheiro entrará no caixa da empresa.

Por último, mas não menos importante, é preciso estimar o número de vendas que ainda serão realizadas. Neste momento, o empreendedor deverá se basear nos fluxos de caixas realizados dos meses anteriores.

Vale lembrar que, para manter-se eficiente, uma planilha de fluxo de caixa projetado precisa conter alguns pontos específicos, como:

  • Valor inicial no caixa da empresa
  • Entradas de valores (previsão e realizadas)
  • Despesas da empresa (fixas e variáveis)
  • Datas dos recebimentos
  • Data de vencimento das contas

Qual o principal objetivo do fluxo de caixa projetado?

O principal objetivo do fluxo de caixa projetado é permitir que o empreendedor analise a saúde financeira da sua empresa e consiga enxergar possíveis pontos de melhorias. Além disso, ele pode enxergar quais os compromissos que o negócio possui e quais despesas ele ainda pode adquirir.

Um outro benefício que pode ser colhido por meio da construção dessa planilha é a capacidade de antecipar possíveis erros no negócio. Por exemplo, imagine que, na previsão, as contas do próximo mês estão fechando no negativo. O gestor pode tomar algumas medidas, antes que esse cenário se torne realidade.

Somado a esses fatores, o fluxo de caixa projetado também permite que o empreendedor possa agendar o pagamento das contas e dos fornecedores para os melhores dias do mês, de acordo com a projeção. Além disso, ele também possibilita:

  • Criar um planejamento de expansão da empresa
  • Gerenciar o capital de giro com maior eficiência

Contudo, não é somente o dono de negócio que consegue tirar bons insights dessa ferramenta. Os investidores costumam analisar o fluxo de caixa projetado de uma empresa, para entender a capacidade que esse empreendimento tem de gerar receita.

Conclusão

Como pudemos ver, ao longo do texto, tanto o fluxo de caixa realizado quanto o fluxo de caixa projetado são importantes para a gestão financeira de um negócio. Além disso, percebemos que ambos podem e devem ser usados em conjunto.

Contudo, nem todos os empreendedores têm tempo para desenvolver esse controle e analisar as informações coletadas. Isso tem ocasionado uma má administração dos recursos financeiros das empresas e, consequentemente, a falência de muitas delas.

Se você é um pequeno empresário e deseja facilidade na hora de gerenciar as finanças do seu empreendimento, além de aumentar a receita do seu negócio, temos uma dica para você!

Nós da vhsys desenvolvemos um sistema de gestão que conta com mais de 50 aplicativos unidos em um só lugar.

Dentre eles, temos o Sistema de Fluxo de Caixa Online que facilita o controle das finanças da sua empresa e reúne todas as informações sobre as vendas e o financeiro integradas, de forma 100% online e 100% automática.

Se você quer testar a nossa ferramenta por 7 dias grátis, clique no banner abaixo e garanta seu acesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Teste Grátis Hoje!

Clicando em ”Iniciar o teste” você concorda com nossos termos de uso