Fluxo de caixa: o valor da sua empresa

VHSYS

Fluxo de caixa: o valor da sua empresa

Quanto vale sua empresa? Em um mercado em que as aquisições são muito comuns, é imprescindível conhecer como ela está cotada e quais são as suas possibilidades. Para ajudá-lo nesse processo, uma ferramenta muito importante é o Fluxo de Caixa Descontado, assunto que falaremos hoje aqui, confira:

Fluxo de Caixa: o que é?

É uma ferramenta que verifica a entrada e saída de dinheiro, ou seja, ela monitora como anda a movimentação financeira de uma empresa, dentro de um período pré-determinado.

Por meio dela fica mais fácil entender como os recursos financeiros estão sendo aplicados. Ajudando a identificar também, os gastos desnecessários e que podem ser revistos. Ou ainda, em caso positivo, mostrar que há receita suficiente para aquela ampliação que estava aguardando. Vejamos alguns pontos específicos:

Planilha Fluxo de Caixa

Fluxo de caixa livre:

É o dinheiro que a empresa é capaz de gerar, separando as quantias necessárias para manter sua base de ativos.

Fluxo de Caixa Descontado:

Trata-se de um modo de avaliação que mede a atratividade de investimentos. Considera alguns elementos, ela mede a quantia de recursos que o negócio tem capacidade de geral no futuro, avaliando o valor atual e realizando projeções de riscos e estimativas para um prazo maior.

Em geral, o Fluxo de Caixa Descontado é utilizado na presença da possibilidade de um investimento. Ele ajuda a tomar a melhor saída, e para facilitar esse processo é preciso seguir alguns passo:

Organize as informações sobre a sua empresa;

Quer dizer, faça um levantamento de quais são os custos fixos e aqueles variáveis, bem como quais as possibilidade de investimento previstas.

Melhore a gestão da sua empresa com o VHSYS! Teste agora por 7 dias gratuitamente!

Mantenha os dados sempre atualizados;

Atrelado ao item interior, este fala da necessidade de manter as coisas claras. Tenha bem claro quais são os processos em andamento na sua empresa e atualize o banco de dados com as informações sempre que houver alguma mudança

Crie o hábito de revisar periodicamente os relatórios.

Junte seus colaboradores e determine um período em que deve ser feito a análise dos relatórios. As informações e dados por eles mesmo não adiantam, não é mesmo?

Seguindo essas orientações, tendo em mente uma visão ampla do panorama de suas finanças, a tomada de decisões será mais rápida e segura.

E, aí, esquecemos de algum ponto? Alguma dúvida? Comente aqui e compartilhe sua experiência com a gente!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações