Feedback em tempo real e a sua importância para a empresa

Feedback em tempo real e a sua importância para a empresa

Fernando

 Feedback em tempo real e a sua importância para a empresa

Muitas empresas vêm adotando o sistema do “Real Time Feedback” – o feedback em tempo real. Mas qual é a vantagem dessa modalidade e como ela pode melhorar os processos internos da sua empresa? Saiba mais neste artigo e descubra como implementar esse sistema no seu negócio:

O feedback

O termo feedback é uma palavra inglesa que significa “retroalimentação” e, embora genericamente refira-se ao retorno de informações sobre um fenômeno, no mundo corporativo este método pode ser amplamente empregado em todos os processos de uma empresa – abordando desde a competência da gestão até o desempenho dos colaboradores.

Sendo assim, o feedback é um dos mecanismos utilizados para avaliar a performance da empresa como um todo, possibilitando detectar problemas e trabalhar em cima deles para aprimorar o desempenho da organização.

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

O feedback em tempo real

O “Real Time Feedback” (RTF), como é conhecido, é a oportunidades para gestores se aproximarem dos seus colaboradores e acompanhar o desenvolvimento das tarefas internas da empresa. Esse método também permite que o gestor aprenda a lidar com críticas e a observar sua própria performance.

Esta modalidade considera que cada funcionário tem capacidade para administrar suas próprias tarefas sem precisar da intervenção do seu gestor, desde que exista um processo de feedback e engajamento que sustente essa dinâmica.

As vantagens do “real time feedback”

O próprio exercício do feedback em tempo real contribui para a melhora dos processos, proporcionando à equipe uma avaliação mais estruturada da sua performance. Em vez de esperar um determinado e longo período para conversar com seus colaboradores, oferecer comentários a respeito do desempenho de cada funcionário, no momento em que as tarefas estão em progresso, permite reavaliar como está sendo a realização das atividades e criar mecanismos para melhorar cada etapa.

Além disso, esse tipo de feedback facilita o diálogo entre gestor e colaborador, melhorando a relação interpessoal da equipe e contribuindo para o maior alinhamento na cultura e nas tarefas da empresa. Quando não há uma comunicação clara entre os colaboradores e líderes, pode-se criar um ambiente de ansiedade e desconfiança, prejudicando a produtividade de todos.  

Como colocar em prática o feedback em tempo real

O feedback em tempo real pode ser aplicado de várias formas e sua adoção varia entre as empresas. Algumas das práticas mais comuns são: a reunião individual com cada membro da equipe em um determinado período (por exemplo, a cada 7 dias ou toda a sexta-feira), realizar um resumo semanal do que aconteceu no período, usar meios como intranet ou aplicativos como canais de comunicação e de registros de feedback, fazer pesquisas de engajamento, entre outros métodos.

A aplicação de cada um deles depende da realidade da empresa. Por isso, para implementar esse conceito no seu negócio, avalie suas possibilidades: qual seria o melhor momento para realizar as reuniões individuais (e que não atrapalhe o fluxo de trabalho), qual tecnologia usar para facilitar a comunicação entre os gestores e funcionários e outras questões importantes. Lembre-se também da importância de se manter um relacionamento respeitoso e positivo com seus colaboradores, incentivando-os a melhorar seu desempenho e não desmotivá-los com críticas pessoais e não construtivas.

Ferramentas para facilitar a comunicação

Feedback em tempo real e a sua importância para a empresa

Como já citamos acima, o feedback em tempo real é benéfico para o desenvolvimento do trabalho da equipe e o aprimoramento da sua performance. Além disso, o RTF ajuda os gestores e colaboradores a desenvolver a capacidade de ouvir críticas e sugestões, além de opinar sobre o desempenho dos colegas, exercitando assim sua inteligência emocional e postura profissional.

No entanto, para que esse feedback ocorra de forma positiva, é preciso investir tempo e recursos para desenvolver uma comunicação eficaz com seus funcionários. Alguns aplicativos como o Avisos Internos, podem ser utilizados para informar os colaboradores das reuniões e outros eventos importantes da empresa. Essa ferramenta permite mandar mensagens com agilidade e praticidade para a equipe inteira ou para determinado empregado, melhorando assim a troca de informações entre os gestores e seus empregados.

Para a gestão dos colaboradores ser ainda mais eficiente, o empreendedor pode centralizar as informações de cada empregado no aplicativo Controle de Funcionários, anexando arquivos e fotos aos relatórios.

Além de usar essas ferramentas, adotar um sistema de gestão empresarial como o VHSYS pode facilitar a vida do empreendedor, automatizando várias tarefas administrativas da empresa – como a emissão de notas fiscais, fluxo de caixa, giro de estoque, serviços recorrentes, entre outros – para que você possa dedicar mais tempo aos seus funcionários e aos processos estratégicos do seu negócio. Faça a gestão das áreas financeira, vendas, serviços, estoque e compras do seu negócio, tudo no mesmo software e com a praticidade de alguns cliques.

Teste gratuitamente o sistema VHSYS e descubra como ele pode otimizar a gestão da sua empresa!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais