Fechando negócios: O que precisa conter na proposta comercial

Fernando

Fechando negócios: O que precisa conter na proposta comercial

A elaboração e apresentação de uma proposta comercial clara é uma das ferramentas essenciais para se destacar no mercado e, consequentemente, conseguir bons contratos. Neste artigo vamos falar desse tema, proposta comercial e prestação de serviços. Confira!

Ao receber uma proposta comercial de prestação de servicos, o cliente em potencial precisa ter todas as informações à mão. Isso se consegue antecipando eventuais dúvidas, por exemplo, quanto tempo dura a execução do projeto, quais as atividades desepenhadas pela sua equipe e quais serão as responsabilidade de cada parte envolvida. Parece complicado, né? Não se preocupe, elaboramos um passo-a-passo.

Folha de capa

Esta que é a primeira e, uma das mais importantes, parte da proposta, deve ser redigida contendo os dados como local, data, razão social da empresa, tipo de serviço a ser oferecido. Quando este for o primeiro contato entre as empresas é de bom tom anexar uma carta de apresentaçã/intenção, fale de sua empresa, quais as suas experiências e como ela pode ser útil para seu cliente em potencial.

Apresentação da proposta

Descreva o serviço oferecido, apontando de maneira detalhada as principais características do mesmo. Você pode anexar imagens, infográficos, notas, tudo o que ajude seu cliente a entender a complexidade do seu trabalho, Quanto mais alto for o custo investido na execuçao, mais detalhada a apresentação deve ser.

Plano de execução

Este é o momento de explicar como e quanto tempo a execução do serviço demandará. Qual a previsão mínima, apontando se houver, situações que necessitem que o tempo seja ampliado. É importante ser claro, apresente as possibilidades. Também acrescente a metodologia utilizada e liste, se possível, o nome dos colaboradores envolvidos no processo, indique suas experiências anteriores e qual o papel que desempenharão no projeto.

Valores

Faça uma estimativa dos materiais, e a quantidade, a serem utilizados.

Nesta parte indique os valores do serviço, assim como que maneiras disponíveis para pagamento. Considere a possibilidade de deixar uma margem de valores para negociação, prevendo a solicitação de desconto pelos clientes.

Termo de confidencialidade

Você pode anexar um termo de confidencialidade, para garantir que suas condições fiquem apenas entre sua empresa e seus clientes, evitando que seus valores chegue a seus concorrentes.

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Há ainda outros elementos que podem ser acrescentados à sua proposta, por exemplo, um tópico com serviços adicionais desempenhados por sua empresa e que podem ser interessantes para seus clientes.

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Bons negócios.

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Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

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