Conecte-se ao empreendedorismo

Fechamento anual: aprenda como fazer

Tempo de Leitura: 3 minutos
Como cancelar CNPJ_vhsys
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

O fim de ano para os empreendedores é um tanto quanto movimentado. Existem diversos processos característicos dessa época do ano e que precisam ser feitos, sendo os principais deles em relação às obrigatoriedades fiscais. 

Um dos processos que mais geram preocupação nos empreendedores é o fechamento anual da contabilidade do negócio. 

Para te deixar mais tranquilo com relação a esse fechamento, fizemos esse post com o objetivo de te deixar expert no assunto. 

Fechamento contábil

No decorrer do ano, em uma empresa, são feitos diversos relatórios de fechamento que envolvem o financeiro, estoque, vendas, entre outros. Esses relatórios têm como objetivo demonstrar os resultados do negócio em cada mês.

Eles são utilizados como base para fazer o fechamento contábil anual. Este representa o registro das movimentações da empresa, levando em consideração os os balanços de todas as transações e movimentações que foram feitas durante o ano.

O fechamento anual é considerado um dos mais importantes, pois serve para retratar a situação e a saúde financeira e econômica da organização.  

Há ainda quem confunda fechamentos mensais e anuais, mas apesar de ambos serem muitos semelhantes, seus objetivos e o modo como são feitos não são iguais. Veja abaixo:

Fechamento mensal x fechamento anual

É normal acreditar que tenha alguma semelhança entre esses dois tipos de fechamentos, mas o próprio nome já propõe uma distinção de períodos que fazem toda a diferença nesse procedimento.

O fechamento mensal acontece, assim como o nome sugere, a cada mês. Ele tem como objetivo identificar necessidades de execução e estabelecer estratégias para o desenvolvimento da empresa.

Já o fechamento anual é um balanço de tudo o que passou na empresa no decorrer do ano, mês a mês, mostrando a situação econômica e financeira da empresa.

Qual a importância do fechamento anual? 

Quando o empreendedor realiza o fechamento anual da empresa de uma forma efetiva, ele garante dados confiáveis para ter uma análise da companhia. 

Os relatórios sempre apontam com precisão se a empresa está obtendo lucro e mostra com clareza os números que comprovam o resultado do negócio, seja ele positivo ou negativo.

Essas informações que os relatórios fornecem servem para que os empreendedores possam, a partir da análise, tomar decisões e fazer planejamento estratégicos para a empresa. 

É preciso fazer o fechamento todos os anos?

No que diz respeito à legislação, sim. Existem demonstrativos que devem ser apresentados todos os anos e entre eles estão: Balanço Patrimonial, a DRE, o SPED contábil etc.

Além disso, o fechamento contribui também diretamente para o gerenciamento do negócio.

Garanta a exatidão na escrituração contábil

Durante esse fechamento é necessário ter uma atenção redobrada e existem alguns passos que ajudam a garantir a exatidão na escrituração. São eles: 

  • levantar o balancete de verificação e conferir se a soma dos valores debitados é igual à soma dos valores creditados;
  • conferir possíveis contas com saldos “virados” — por natureza, as contas de Ativos e Despesas devem ter saldos devedores e, as contas de Passivos e Receitas, saldos credores;
  • observar o prazo de realização dos saldos e checar se eles estão devidamente classificados entre contas de curto e longo prazo;
  • observar as disposições da lei tributária, ou da legislação especial, e analisar se não há impacto a ser refletido nos registros já realizados.

Lembre-se que o acompanhamento mensal é o que dará as informações confiáveis para a elaboração do fechamento anual.

Por isso, é importante garantir que mês a mês os dados sejam muito precisos para não ter problemas no fim do ano.

Existem outros pontos que também são muito relevantes para considerar no fechamento anual da empresa, veja abaixo: 

  • Conciliações dos saldos
  • Ajustes e reclassificações patrimoniais
  • Inventário de estoques
  • Empréstimos
  • Obrigações tributárias
  • Folha de pagamento

Ferramentas que auxiliam no controle das informações

Para realizar o fechamento mensal e anual é preciso sempre manter as informações organizadas, pensando na exatidão dos dados.

Só é possível ter um bom controle do que acontece na companhia com uma gestão assídua e bem efetiva. Há quem opte em fazer o controle da empresa por meio de planilhas, mas o tempo que isso leva é absurdo, sem contar o trabalho.

Hoje, o mercado oferece um leque de opções de ferramentas para quem precisa manter a organização das informações e ter o controle de perto de tudo o que acontece na companhia.

O sistema VHSYS é a opção ideial para fazer uma gestão efetiva das áreas da sua empresa. Com o sistema é possível fazer relatóros, ter o controle financeiro, fazer a gestão de vendas e manter a organização do estoque.

Faça um teste grátis de 7 dias e conheça na prática as funcionalidades do sistema VHSYS.

Conclusão

Como vimos, o fechamento anual é de extrema importância para a empresa, pois é a partir dos dados levantados nesse relatório que é possível saber como anda a economia da empresa.

Mas lembre-se de manter os relatórios mensais em dia, para que possa mensurar as informações corretamente no fechamento anual.

Gostou do conteúdo? saiba um pouco mais em nosso canal no youtube ‘fecha o caixa’, toda semana postamos um vídeo para vocês ?

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!