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Expectativas dos negócios com o avanço das imunizações contra a Covid-19

A imunização da população contra a covid-19 é considerada o ponto-chave para a retomada da economia. A expectativa é grande que a vacinação completa ajude a controlar a doença.

Já se passou mais de 1 ano desde o início da pandemia da Covid-19 no Brasil e nós, da vhsys, desenvolvemos uma pesquisa para saber quais são as expectativas dos micro e pequenos empreendedores quanto ao avanço das imunizações na população e também no cenário pós-Covid. Confira!

O impacto da pandemia nos pequenos negócios

Muitas empresas em todo o mundo fecharam suas portas no ano passado, à medida que entravam nos bloqueios da COVID-19 e as pessoas eram incentivadas a ficar em casa. 

Dependendo do negócio, cada empreendedor foi afetado de uma forma diferente: estoque menor de reservas de dinheiro, falta de infraestrutura para home office, adaptação aos diversos serviços e diversificar seu negócio no mundo digital.

De acordo com o Sebrae, 31% das empresas evoluíram a forma de gerenciar o seu negócio para manter a saúde financeira. As mudanças foram desde a necessidade de realizar o processo seletivo online até a migração das vendas para a plataforma virtual.

Principais mudanças no mercado pós-pandemia

Os planos de transformação digital foram acelerados devido à pandemia. Milhares de empreendedores estão agora despertando em um mundo transformado digitalmente, com muitas oportunidades vistas de uma maneira diferente. Por isso, vamos falar um pouco sobre elas. Confira!

Trabalho remoto

O trabalho remoto é uma ameaça à produtividade ou uma vantagem para o empreendedor? A resposta vai depender muito de como o seu negócio funciona. 

Seja em um modelo totalmente remoto ou híbrido, essas mudanças e desafios permitiram que os donos de negócio pudessem pensar fora da caixa para que a produtividade não caísse ou até mesmo aumentasse.

Muitas empresas conseguiram uma boa adaptação e pensam em deixar o home office como uma modalidade de trabalho fixa, para auxiliar na redução de custos e garantir uma melhor qualidade de vida aos colaboradores.

Presença digital

A presença digital das empresas aumentou consideravelmente durante a pandemia. Muitas empresas ainda não usavam as redes sociais e nem imaginavam o poder de alcance que tinham até o isolamento social.

A necessidade de se comunicar e vender de uma forma segura aumentou não só as comunicações realizadas pelas mídias sociais – postagem, conteúdo e anúncio – mas também, deu destaque para o atendimento pós-vendas.

Um bom atendimento pós-vendas, mesmo que pelas redes sociais, faz com que o cliente retorne e compre novamente e também ajudou muitos negócios a aumentar a presença da marca.

Loja virtual

Com o isolamento social, muitos negócios buscaram novas formas de apresentar os seus produtos e vender online, e uma delas foi a loja virtual.

Manter uma loja virtual em funcionamento pode ser bem caro, e sabemos que durante o período de pandemia muitos negócios não iriam aguentar arcar com os custos de montar um site de vendas. 

Por isso, a vhsys disponibilizou gratuitamente a loja virtual com até 50 produtos, que pode ser usada também como catálogo para redes sociais como WhatsApp, Facebook e Instagram. Desde então, são quase 4.000 novas lojas virtuais ativas da vhsys, durante a pandemia. 

Assim, os donos de negócio montam sua loja virtual dentro do próprio vhsys de uma forma bem fácil e rápida. 

Pesquisa vhsys sobre a estabilização econômica

A pesquisa foi realizada com 932 micro e pequenos empreendedores de todo o País, sendo 186 deles no Paraná.

O levantamento mostrou que 83,2% dos empreendedores (nível Brasil) e 83,8% dos empreendedores paranaenses acreditam que a situação econômica deve se estabilizar em mais de 3 meses, e que vão conseguir aproveitar bem as vendas  Black Friday e Natal.

E que os outros 16,8% (nível Brasil) e 16,2% (Paraná), acreditam que isso deve acontecer em 3 meses ou menos.

Para o segundo semestre de 2021,  41,7%  dos empreendedores esperam que as vendas cresçam até 30%, enquanto 30,5% dos entrevistados acreditam que a média será mantida. De forma mais otimista, 2,9% dos donos de negócio acreditam que seu crescimento deve ultrapassar 80%, enquanto apenas 4,5% prevêem uma queda.

A expectativa de muitos empreendedores, no futuro pós-covid-19, é que as lojas físicas tenham o mesmo desempenho de antes da pandemia, mas investir no crescimento das lojas virtuais – o volume de vendas da loja virtual vhsys aumentou 30,14% no primeiro semestre de 2021, comparado ao 1º semestre de 2020.

Com o fechamento de lojas físicas, as empresas estão acelerando sua migração digital. A tecnologia se tornou ainda mais relevante, 80,8% dos entrevistados disseram que usam o WhatsApp como canal de vendas, 55,7% usam o Instagram e 39,9% usam o Facebook.

“O principal objetivo de uma empresa é conquistar e manter clientes. Na pandemia, não ter canais de vendas online se assemelhava com fechar as portas, por isso buscamos alternativas para auxiliar os empreendedores”, afirma Reginaldo Stocco, CEO e fundador da vhsys. 

E você, quais são as suas expectativas com o avanço das imunizações contra a Covid-19? Deixe seu comentário.

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