Estratégias de endomarketing para pequenas empresas

VHSYS

O endomarketing visa motivar os colaboradores, de modo que eles sejam os principais representantes da empresa. São essas estratégias responsáveis por criar satisfação no ambiente de trabalho que culminarão com maior produtividade no trabalho e rendimento nos negócios. Algumas empresas adotam o endomarketing como seu diferencial, é o caso do Google, por exemplo. Nesse artigo vamos falar como implementar ações de endomarketing em sua pequena empresa.

Benefícios do endomarketing

Já falamos em outros artigos do blog sobre a importância do relacionamento, com os clientes, colaboradores e parceiros, para o sucesso de uma empresa. Essa é justamente a principal vantagem do endomarketing, ele proporciona uma maior conexão entre as pessoas e a empresa.

O endomarketing consiste em unir estratégias da administração e departamento pessoal, melhorando a comunicação interna. Com a agilidade no fluxo de informações há mais consciência sobre o trabalho realizado, gerando mais felicidade entre os colaboradores, convergindo para a retenção de talentos e diminuição de custos trabalhistas.

Sugestões e estratégias

  • Transparência e acessibilidade

Sua empresa pode manter um canal direto com os colaboradores para que todos tenham acesso às principais atividades da empresa. Uma opção é fugir da formalidade excessiva, se sua empresa for pequena e todos os colaboradores trabalharem juntos, é possível manter um mural onde vocês troquem informações e recados importantes. Deixar um espaço em que os funcionários utilizem para se expressar é interessante, que tal uma parede que imita um quadro negro? Se sua empresa tiver o perfil mais jovem, pode funcionar.

  • Invista no pertencimento

A regra é clara, temos tendência a proteger aquilo com o qual nos identificamos. Quando temos vínculos afetivos com os espaços, os cuidaremos com maior afinco. O mesmo pode ser transferido para as empresas. Um colaborador que se sente parte de um grupo unido trabalhará mais feliz, rendendo mais. Por isso, uma boa estratégia é dar visibilidade “exemplares” de seus funcionários. Por que não usar o aniversário da firma para homenagear os colaboradores que estão ali desde o início?

  • Marketing digital

Use seu site para fazer endomarketing. Como? Cada vez que publicar algo repasse para a empresa. Além disso, coloque seus colaboradores para escrever e produzir conteúdos relacionados às suas áreas de atuação. Isso ajuda a que se mantenham informados e permite que os clientes conheçam como funciona sua empresa.

Mais alguma sugestão de endomarketing? Comente!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações