Peer-to-peer lending: empréstimo coletivo para microempreendedores
Fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial
Economia

Empréstimo coletivo para pequenos empreendedores

Empréstimo coletivo para pequenos empreendedores

A economia brasileira encontra-se fragmentada, levando muitas empresas a fecharem suas portas e encerrarem atividades. Porém, ao mesmo tempo que há esse cenário preocupante e pessimista, os empresários enquadrados como MEI (Microempreendedores Individuais) cresceram 20%, de acordo com o IBGE.

Como a revolução das fintechs, uma das táticas para manter o negócio ativo é recorrer aos empréstimos coletivos, o chamado “peer-to-peer lending”, uma nova forma de atividade econômica.

Acompanhe nosso artigo para entender melhor como essas práticas contribuem na expansão dos empreendedores brasileiros.

O que é o peer-to-peer lending

Resumidamente falando, o peer-to-peer lending é uma forma de transação financeira sem intermedio dos bancos. Ou seja, se você precisa de um empréstimo ou fazer um investimento, o “P2P lending” permite o contato diretamente com a pessoa ou empresa.

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

Como funciona o peer-to-peer lending?

O P2P Lending é coletivo, permitindo que várias pessoas ofereçam quantias, formando o valor do empréstimo solicitado.

Mas como assim? Vamos explicar com calma. Começando do princípio, durante décadas os bancos agem como o intermediário entre o empreendedor e o dinheiro, a pessoa e o crédito, e por aí vai.

O banco utiliza o dinheiro investido por inúmeras pessoas e empresta para quem solicita um empréstimo. Por esse serviço, o banco cobra um valor superior, o chamado “spread bancário”.

Com o P2P lending esse intermédio deixa de existia, visto que não há a necessidade do banco para realizar tais transações econômicas. Neste caso, a relação entre dinheiro e empreendedor, por exemplo, é direta.

No P2P lending, os investidores aplicam seu dinheiro em empresas que buscam crédito para seu crescimento.

Vantagens do P2P lending

Ideal para empreendedores, o P2P lending tem inúmeras vantagens em comparação com as formas “tradicionais” de adquirir crédito. Além da taxa acessível e justa para todos, o P2P lending tem menos burocracia, é eficiente, ágil e apresenta maior rentabilidade de investimento.

Analisando as vantagens, percebe-se como é uma forma justa para micro e pequenas empresas que necessitam recorrer ao crédito para sobreviver.

Como contratar um empréstimo?

Empresas que desejam contratar o empréstimo coletivo devem se cadastrar em uma plataforma que ofereça o serviço, preencher o cadastro e seguir as solicitações. Também deve-se indicar o valor do empréstimo, condições de pagamento e qual a finalidade do empréstimo.

Caso a proposta seja aprovada, seu projeto será divulgado na plataforma, para atrair os investidores.

Conclusão

Como já falamos aqui no blog, a revolução das fintechs é parte do “empreendedorismo como solução para um problema”. Se observarmos com atenção os novos e revolucionários empreendimentos para aprimoramento dos serviços econômicos, por exemplo, é fácil constatar que essas novidades nasceram da necessidade de solucionar um problema, como a infinita burocracia.

Portanto, se a sua empresa necessita de um apoio financeiro para a sua expansão, antes de procurar os bancos, pesquise outras formas de empréstimos. O P2P lending já é uma realidade e é mais um passo para o serviço justo e abrangente para os micro e pequenos empresários.

Aproveite para conhecer o sistema VHSYS e otimizar a sua gestão! Com o VHSYS, seu dia a dia torna-se mais simples e fácil. Unindo diversos recursos de gestão, o sistema online é acessado pela nuvem, garantindo praticidade e agilidade para o empresário. Clique aqui e experimente grátis.

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais

Espere, não vá ainda!

Informe seu nome e e-mail e receba um teste gratuito.