Empresários: confira os cuidados necessários para entregar a DIPJ 2013

VHSYS

Empresas optantes pelo lucro real, presumido ou ambos precisam entregar até 28 de junho a DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica) 2013 relativa ao ano-calendário 2012.

A pessoa jurídica que não apresentar a declaração no prazo estipulado ou que elas estejam com incorreções ou omissões de dados estarão sujeitas à multa, valor que pode chegar a 20% sobre o montante do IRPJ informado na DIPJ 2013.

Segundo o professor dos Cursos Contmatic, Paulo Henrique Vaz da Silva, os empresários devem estar atentos para não acabar recebendo uma solicitação de esclarecimentos da Receita Federal por inconsistência nas informações declaradas.

“Hoje, a Receita utiliza um supercomputador de cruzamento de dados, chamado de T-Rex, um poderoso aliado conta a sonegação fiscal”, disse Paulo Henrique. “Muitos empresários cometem erros banais, como o preenchimento incompatível de alguns dados. Se você informou uma receita e, em outro campo, colocou a mesma informação com um número incompatível ao já declarado, poderá haver diligência fiscal para a Receita”.

Cuidados na hora da declaração

Para isso não acontecer, o professor alerta sobre a necessidade dos controles das informações. “A PJ precisa manter as informações prestadas ao fisco entregues nos prazos. Fazer uma revisão das informações constadas na DIPJ também é importante para diminuir as chances dos erros”.

Paulo Henrique também afirma que o empresário deve manter a escrituração contábil em dia e evitar operações financeiras que não transitam na contabilidade da empresa. “No Brasil, não basta pagar os impostos, é preciso comprová-los para o governo. Por isso, é importante reforçar que todos os comprovantes de pagamentos devem ser guardados por, no mínimo, cinco anos”.

Como declarar

Para declarar, as empresas devem entrar no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) e fazer o download do programa DIPJ 2013, que está disponível. O prazo final é em 28 de junho. Para a transmissão da DIPJ, é obrigatória a assinatura digital da declaração, por meio do uso de certificado digital válido.

Fonte: Infomoney

Fique por dentro das ultimas novidades no ambiente empresarial

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.