Empresários brasileiros estão mais estressados, revela pesquisa

VHSYS

SÃO PAULO – Os empresários brasileiros estão mais estressados. Um levantamento realizado pela Grant Thornton revelou que 19% dos executivos do País declararam que o estresse aumentou nos últimos 12 meses, o que denota alta 10 pontos percentuais em relação a 2010.

Entre os motivos que mais geram estresse nos executivos brasileiros, estão conflitos internos e políticos na empresa, com 26%, pressão para alcançar metas de desempenho (25%) e volume de informação (22%).

Para aliviar o estresse, a maioria dos brasileiros (72%) prefere fazer programas em casa. Outros 64% optam por esportes e 61% mantêm um ritmo regular de trabalho.

Benditas férias
Outra maneira de reduzir o estresse é tirar férias. Entre os 40 países analisados, apenas 42% dos executivos tiram estes dias de descanso. Em média, o brasileiro se ausenta do trabalho por 7 dias.

Ao analisar outros países, até que o executivo do Brasil descansa mais. Para ter uma ideia, no Japão, a média é de 5 dias de férias, na China, são 7 dias e, na Tailândia, 8 dias. Em contrapartida, na Rússia, os empresários tiram 36 dias, na Dinamarca, 25 dias e, na Holanda, são 22 dias.

Os resultados deixam claro que tirar férias reduz o estresse dos executivos. As perspectivas de crescimento das empresas beneficiam-se com liderança sólida e bem focada. Ter tempo de descanso para refletir e recarregar, ajuda os líderes a retornarem com novos pontos de vista para a tomada de decisões?, explica o responsável pelo estudo na América Latina, Javier Martinez.

No mundo
Apesar do nível de estresse do brasileiro ter aumentado, ao comparar com 40 países, o Brasil está em 30º lugar no ranking. Nas primeiras posições, estão Grécia, China, Taiwan e Vietã. Já nos últimos lugares estão Dinamarca, Austrália, Holanda e Rússia.

Globalmente, o nível de estresse registrou o menor aumento desde 2005. A média apresentada foi de 28%.

Apesar do panorama mundial incerto, o resultado mostra que os empresários estão ajustando seus objetivos de negócios, de forma a controlar o estresse, por exemplo, sendo mais conservadores. Além disso, os empresários certamente aprenderam a administrar melhor os desafios que enfrentam, em meio à volatilidade global e a gerenciar melhor seu tempo?, finaliza Martinez.
Fonte: infomoney

Fique por dentro das ultimas novidades no ambiente empresarial

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.