E-Sedex encerra atividades nesta segunda, 19 de junho

Rosana Moraes

E-Sedex encerra atividades nesta segunda, 19 de junho

O serviço do Correios dedicado a entrega de produtos e-commerce, e-Sedex, encerrará suas operações hoje, 19 de junho. A modalidade tinha custo menor do que o correio tradicional, apesar de não ter cobertura para todo o país, mas operava com o sistema de logística e prazos do Sedex.

Em nota oficial, a estatal declarou que a ação faz parte de sua nova Política de Comercial. Segundo o comunicado, as novas encomendas deverão ser feitas por Sedex ou PAC – outros serviços do Correios. As pré-listas de postagem e e-tickets (logística reversa) que foram geradas e não utilizadas até 18 de junho terão seus códigos e-Sedex trocados pelo o do Sedex. E, se o solicitante não quiser usar esta modalidade, deverá gerar uma nova pré-lista ou autorização de postagem com o código do PAC.

A medida traz diversos impactos para o setor de comércio eletrônico brasileiro, pois muitos lojistas utilizavam o serviço. Há a possibilidade da mudança aumentar os custos de entrega e o valor ser repassado ao consumidor.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

No entanto, há outras opções disponíveis no mercado para a entrega de produtos e-commerce. O próprio Correios tem o serviço Correios Log em implantação, voltado ao e-Fulfillment. Nesta modalidade, a estatal fica responsável por gerir o estoque e atender aos pedidos das lojas virtuais, utilizando a entrega expressa ou econômica, ou um transportador da preferência do contratante.

O fim do e-Sedex já havia sido anunciado em novembro de 2016. Entretanto, por conta de uma liminar judicial pedida pela Associação Brasileira de Franquias Postais (Abrapost), o serviço continuou funcionando até este mês, quando a decisão foi revogada.

Gerencie seu e-commerce com praticidade

A administração do seu e-commerce não precisa ser complicada. Com o sistema de gestão online VHSYS, você pode realizar suas tarefas de forma mais fácil e ágil: automatize o envio de faturas, boletos e notas fiscais de serviço, mandando diretamente estes documentos para seus clientes; faça controle de vendas, estoque e financeiro com relatórios detalhados que vão ajudar você na tomada de decisões. Tudo em qualquer lugar e a qualquer momento.

Além de todas essas funcionalidades, o software tem integração o Mercado Livre e o Magento, pensando especialmente no comércio eletrônico.

Fique por dentro das ultimas novidades no ambiente empresarial

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Rosana Moraes
Sobre o autor
Rosana Moraes
Assistente de Marketing de Conteúdo na VHSYS. Formada em Jornalismo pela PUCPR, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Positivo.