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Dinâmicas online para realizar com seus vendedores

Apenas olhar para os resultados de vendas pode ser estressante, aumentando a necessidade de incentivar a equipe de vendas a aproveitar mais a rotina de aprendizado e a fazer o melhor para alcançar resultados financeiros mais saudáveis.

Motivar os vendedores não é uma estratégia pronta ou pré-determinada, pois é preciso lembrar que cada vendedor é motivado por coisas diferentes. Assim, ao falar em estratégias de incentivo, é preciso considerar a individualidade das pessoas da equipe. 

Para te ajudar a entender melhor o que é possível fazer para motivar a sua equipe com um todo, listamos algumas estratégias que você pode considerar.

Confira!

O que é dinâmica de grupo

A dinâmica em grupo é um conjunto de atividades que o gestor (ou profissional do rh da empresa) pode realizar de forma descontraída para entender melhor o time de vendas.

Ou seja, a dinâmica em grupo serve para analisar competências na prática, como o vendedor se comunica, sua postura com as objeções, como funciona o trabalho em equipe e o seu perfil comportamental.

Ao realizar as atividades com frequência, a equipe passa a confiar mais uns nos outros, tomam decisões juntos e assumem a responsabilidade pelo que aconteceu. 

Além disso, quando uma equipe tem motivação positiva, a criatividade de seus membros é quase o dobro das outras equipes.

A importância da definição de metas relevantes

Antes de falar sobre as dinâmicas, precisamos falar um pouco sobre as metas. Isso porque não adianta você realizar uma dinâmica para motivar seus vendedores se as suas metas continuarem sendo inalcançáveis.

Tudo começa na definição das metas individuais e da equipe. Se você estabelece metas irreais ou mal planejadas, a tendência é que a sua equipe de vendas fique desmotivada.

Nesse processo, o ideal é que os envolvidos participem da definição de metas do início ao fim, permitindo que expressem suas opiniões sobre os objetivos, o que ajuda a garantir uma maior adesão.

Sempre construa metas inteligentes e tangíveis, seja as metas de equipe ou as individuais. Essas metas devem ser claras, objetivas, dinâmicas e adaptadas à situação atual do negócio.

O que causa uma dinâmica de grupo deficiente?

Uma das principais características das dinâmicas em grupo é o reforço da cultura organizacional da empresa, por isso os líderes devem elaborar atividades que compreendam os valores da organização.

Porém, é comum surgir algumas situações ou imprevistos que tornem a dinâmica em grupo ineficiente. 

Por isso, listamos aqui algumas que podem ser evitadas. 

Liderança

Se a liderança possui mais pontos fracos do que fortes, ela pode afetar todo o desenvolvimento do time, contribuindo para a falta de direção, brigas internas ou foco nas prioridades erradas.

Por isso, é importante que a liderança sempre esteja disponível para entender o que afeta o desenvolvimento dos membros do time de vendas e buscar soluções para que os problemas sejam resolvidos em conjunto.

Comportamentos inadequados

Sabemos que em uma equipe existem pessoas com diversas personalidades e comportamentos. Entretanto, é preciso entender essas individualidades e saber se elas prejudicam o andamento da dinâmica de alguma forma.

Por exemplo, profissionais que não participam, que não concordam com nada e criticam tudo ou ainda profissionais que têm um humor fora de hora e que sempre querem dominar a atividade no lugar do líder. 

Essas são as características mais comuns durante a dinâmica e que fazem com que ela não flua bem.

Nesses casos, o líder responsável precisa entender o que os vendedores que têm essa postura precisam melhorar durante a própria dinâmica em grupo.

Apreensão da avaliação

Quando as pessoas sentem que estão sendo julgadas por outros membros da equipe, é muito comum que escondam suas opiniões por medo do julgamento dos demais, resultando na baixa participação durante a dinâmica.

Por isso, o líder da equipe deve estar atento para que essas situações não impactem no objetivo da atividade, para que isso não prejudique as tomadas de decisão do grupo.

5 Dinâmicas online para fazer com seu time de vendas

Agora com a nova tendência de trabalho remoto, é importante ter acesso aos meios de comunicação digitais, para manter a relação com todos da equipe.

Mesmo no ambiente online, é facilmente possível realizar dinâmicas divertidas para manter o time de vendas engajado. 

Separamos abaixo algumas ideias de dinâmica para te ajudar a manter o relacionamento com a sua equipe. Veja :

1 – Stop ou adedonha de vendas

É um jogo clássico que pode ser organizado online facilmente. Caso não queira usar um aplicativo específico para o jogo, pode ser uma folha ou algum documento no computador.

Anote o nome do produto, nome do cliente, características, benefícios, abordagem e objeções ou qualquer outra informação que tenha mais a ver com o seu negócio. 

Depois, é preciso fazer um sorteio de um produto específico ou uma letra e os vendedores terão um tempo máximo para preencher as colunas.

Esse jogo ajuda o time de vendas a treinar as caraterísticas do seu produto, alinhar informações incorretas e também analisar o preparo de alguns vendedores durante as abordagens e objeções.

2 – Questionamento com imagens

Nessa dinâmica, você deve escolher uma imagem, por exemplo, uma pessoa em uma festa da empresa e a partir dessa imagem peça para todos os vendedores elaborarem perguntas sobre aquela pessoa da imagem dentro de um tempo mínimo.

Essa dinâmica ajuda os vendedores a construírem uma relação empática com o cliente em um tempo curto.

3 – Perfil fictício

Elabore o perfil de um cliente e coloque diversas informações para ajudar os vendedores a descobrir quais são as dores daquele cliente.

Esse exercício ajuda a entender quais são as necessidades, além de ajudar a  descobrir as dores e desenvolver uma forma rápida de solucionar esses problemas, e principalmente, sobre a capacidade que o vendedor tem de ouvir.

4 – Estudo de caso

Pegue algumas negociações em andamento e leve para a dinâmica. Todos deverão participar dando ideias de como resolver aquele problema ou fechar aquela negociação. Será um grande brainstorm animado, humano e dinâmico.

Essa atividade irá ajudar a equipe a ter um comprometimento maior, uma taxa bem mais alta de engajamento.

5 – Competição

Pegue um produto e separe duas equipes ou mais. Uma das equipes irá defender o produto e a outra vai argumentar contra.

Com essa atividade, você conseguirá acompanhar o desespero de alguns, a criatividade e falhas na hora da argumentação, a motivação e valorização em relação ao produto.

Todas essas dinâmicas servem para entender melhor a equipe, aproximar o time e alinhar informações que podem estar desatualizadas.


E aí, qual dinâmica você mais gostou e qual pretende usar com seu time de vendas? Deixe aqui seu comentário!

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