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8 dicas para ajudar com a transformação digital na sua empresa

Tempo de Leitura: 3 minutos
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A transformação digital vem mudando a rotina de muitas empresas, obrigando a digitalização tanto nos processos internos quanto no posicionamento da marca entre as mídias sociais. 

Mas sabemos que para que a marca alcançar a maturidade digital, um passo mais avançado na transformação digital, é preciso muito mais que isso. Além do tempo para criar experiência, existem diversas ações que a empresa deve tomar para alcançar esse objetivo.

Por isso, trouxemos 8 dicas para que a sua empresa não fique atrás dos concorrentes no quesito transformação digital. 

Presença nas mídias sociais

A frase: “quem não é visto, não é lembrado” ajuda facilmente a entender a importância de ter uma presença digital atualmente.

Usar as redes sociais como forma de marcar presença digitalmente é uma das principais estratégias. Crie um perfil corporativo nas redes, como Facebook, Instagram e Linkedin, e preencha, pelo menos, as informações básicas.

Hoje, essas mídias servem como um marcador de legitimidade, que te possibilita mostrar a empresa em sua “realidade” para o público, ajudando no reconhecimento como marca empregadora, por exemplo.

Além disso, as mídias sociais são ótimos lugares para alavancar as vendas. Por exemplo, no Instagram você consegue vender seus produtos na própria plataforma, sem que o cliente precise sair da página.

Atualizações regulares

Após criar um perfil corporativo nas redes sociais, chegou a hora de manter a presença da marca atualizada, além de encontrar formas de promover engajamento com o público.

Mantenha seu público informado sobre seus novos produtos ou serviços, preços, promoções, descontos etc. A atualização constante das redes, significa maior possibilidade de interação do público, ajudando com a visibilidade do negócio. 

Marketing digital

Para construir a presença digital da empresa é preciso muito mais do que criar uma conta nas redes sociais. Você deve conhecer as diferentes estratégias de Marketing Digital e sabe qual delas pode ajudar a trazer bons resultado para sua marca.

No geral, o Marketing Digital traz inúmeras vantagens ao negócio: visibilidade, construção de audiência qualificada para a marca, engajamento com o público, garante também destaque em relação a concorrência e muito mais. 

Facilidade para contato 

Um dos motivos de levar sua empresa para a internet, é oferecer ao público uma maneira mais fácil de se conectar com sua marca. Por isso, facilite essa conexão, incluindo variadas opções de contato variadas. 

Por exemplo, você pode incluir, pelo menos, um número de telefone em seu site, um formulário de contato ou então um chatbot. Além disso, procure sempre prestar o melhor atendimento à quem faz o contato pelas mídias sociais.

Gestão de tecnologia

A competitividade no mercado é muito comentada, mas isso não é só sobre a quantidade de empresas, mas sim sobre a qualidade de produtos e serviços oferecidos. Ou seja, cada vez mais os empreendedores estão investindo em inovação tanto para a satisfação dos clientes quanto para melhorar seus próprios processos internos.

O uso da tecnologia dentro das empresas ajuda a alinhar todas as áreas e promove um trabalho em unidade, facilitando a chegada de todos ao mesmo objetivo. Um exemplo disso é a automatização da rotina por meio de um sistema de gestão.

Com um software na nuvem, a empresa exclui processos manuais, integra todas as áreas do negócio e ganha mais agilidade no dia a dia, sobrando mais tempo para o empreendedor focar em questões estratégicas.

Mobile First

Apesar do desenvolvimento de sites e plataformas da web terem iniciado com um projeto focado em desktop, os aparelhos móveis já tomaram um espaço muito importante nos formatos de comunicação.

O conceito “Mobile First” foi criado pelo designer digital Luke Wroblewski e tem como princípio o desenvolvimento de plataformas digitais direcionado aos dispositivos móveis.

Com o Mobile First, você consegue entregar ao seu público altos índices de desempenho e performance, como um melhor carregamento de páginas. Isso garante uma melhor experiência ao usuário, aumentando o engajamento dele com sua marca.

Velocidade para adaptação

Adaptar-se às mudanças tecnológicas que acontecem no mercado é essencial para manter o sucesso do negócio, mas fazer isso com agilidade nos processos é fundamental para alcançar a performance esperada. 

A falta de um planejamento eficiente é uma das causas da frustração da empresa no início da implementação dessas mudanças. Isso porque, sem o planejamento,  os fluxos de trabalho podem ser prejudicados pela falta de consonância entre processos tecnológicos e analógicos. 

Mais do que criar esse planejamento, você deve estabelecer um processo contínuo de definição de estratégias que possibilite um ajuste quando surgirem mudanças no mercado.

Conhecimento

É muito importante estar sempre atualizado sobre o que acontece em seu mercado de atuação. Ao identificar possíveis tendências, sua empresa pode garantir muitas vantagens em relação aos concorrentes.

Além disso, a busca por conhecimento também deve acontecer dentro da própria empresa. Use ferramentas, como o Google Analytics, para analisar e interpretar os dados do negócio e conhecer o comportamento de seus clientes. 

Isso pode gerar muitos insights para realizar possíveis melhorias e desenvolver ainda mais seus produtos e serviços.


Conte para nós como está acontecendo a transformação digital na sua empresa!Ou então, caso tenha alguma outra dica que ache importante, comente aqui abaixo:

Redator vhsys

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