MEI – Dicas para o crescimento da sua empresa

Fernando

MEI - Dicas para o crescimento da sua empresa

De acordo com CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), no Brasil existem mais de 6 milhões de Microempreendedores Individuais formalmente registrados. No entanto, muitos MEI acabam encerrando atividades precocemente por falta de conhecimento de gestão e planejamento interno.

Mas o que preciso para ser um microempreendedor de sucesso?

Antes de mais nada, se você quer começar o seu próprio negócio tenha em mente que você não é mais um trabalhador comum, mas, um empresário e, como tal, você tem novas responsabilidades e precisa estar atento às novidades do seu setor, bem como, às mudanças na legislação.

Também é importante conhecer o seu público. Pesquise sobre eles: quem são? Como vivem? O que desejam? De que forma o seu produto pode ser útil para essas pessoas?
Ao responder essas perguntas, invista no marketing do seu negócio. Um design atrativo e o uso de redes sociais são a base para qualquer negócio começar a florescer. Além de absorver  informações importantes para novas ideias e produtos, através das redes sociais você se aproxima do seu público-alvo, aumenta as chances de conquistar novos clientes e destaca o seu negócio.

Utilize as redes sociais para se comunicar com seus clientes, estabelecendo um horário de atendimento para responder mensagens, sanar dúvidas e informar quanto aos produtos em estoque, formas de pagamento e outras informações importantes.

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

Não se acomode

Participar de feiras e eventos é uma das formas mais populares de divulgar o seu negócio e atrair visibilidade para a sua empresa. Se informe sobre eventos e feiras em que seu produto se encaixaria e em que haja a possibilidade de realizar bons negócios. Hoje em dia muitos microempreendedores investem em stands para participar dos mais variados eventos que, independente do tamanho, acabam sendo uma ótima e prática forma de publicidade.

Pense em estratégias para atrair a atenção dos consumidores e aproveite esses eventos para lançar um novo produto, descontos ou promoções. A criação de novas ofertas e maior diversidade de produtos aumentam a sua base de clientes, que optam por flexibilidade e liberdade de escolha na hora da compra.

Aprenda a gerenciar

MEI - Dicas para o crescimento da sua empresaEsteja atento à legislação para saber seus direitos enquanto microempresário individual e seus deveres como tal. As vantagens para as pessoas registradas como MEI são: o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e isenção de tributos federais (imposto de renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). No entanto, os MEI tem novas obrigações fiscais, como a entrega de obrigações acessórias (declarações) e o pagamento de um valor fixo mensal para a Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS.

Além da legislação, fique atento às movimentações da sua empresa. Nem todos sabem gerenciar um negócio, mesmo que seja pequeno. Porém, hoje em dia você não precisa gastar rios de dinheiro para saber e compreender o que acontece dentro da sua empresa.

Para facilitar o trabalho do microempresário, hoje contamos com inúmeras ferramentas para a gestão empresarial. Além do custo reduzido, aprender a mexer com essas ferramentas melhoram a sua produtividade, reduzem a burocracia e facilitam serviços essenciais para a sua empresa, como o controle de estoque, venda e gestão financeira.

Concluindo, abrir e crescer com o seu próprio negócio requer disciplina e sabedoria para aproveitar as oportunidades, se reinventar e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Conheça as ferramentas que estão à sua disposição, acompanhe as mudanças no mercado e os costumes do seu consumidor para manter seu negócio ativo e visível.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações