Dicas para calcular a hora extra

Fernando

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Este artigo traz algumas dicas de como organizar as horas extras de sua empresa. Confira!

Planilha controle de horas trabalhadas e horas extras

A hora extra deve ser paga sempre que o trabalhador realize atividades que demandem mais tempo do que sua jornada normal de trabalho. E quando não há outro tipo de compensação, como o banco de horas, por exemplo. Elas também são devidas quando o trabalho realizado ocupa o intervalo ou a folga do trabalhador.

Um ítem que causa certa apreensão trata-se do valor a ser pago pelas horas extras trabalhadas. No texto da Constituição Federal, em seu artigo 7°, consta que a remuneração pelas horas extras deve ser superior, no mínimo, em 50% do valor da hora normal. Em outras palavras, as horas que ultrapassam a jornada normal devem ser remuneradas com um acréscimo de mais de 50%, para trabalhos realizados entre segundas e sexta-feira. Já para domingos e feriados o valor deve ser 100% maior.  Existem outras situações que exigem maiores acréscimos, vejamos na tabela abaixo.

Dicas para calcular a hora extra

Quanto tempo a empresa pode levar para pagar a hora extra?Para manter as horas extras sempre em dia, o ideal é montar uma planilha de horas extras. Nela serão registradas os dados dos funcionários, bem como a data, horas e motivos da realização das horas extras. O controle é essencial para evitar problemas e questões trabalhistas.

Em geral, as horas extras de trabalho são pagas no mês seguinte a que elas foram cumpridas. Há casos em que empresa e funcionários optam por banco de horas, nesse caso, as horas extras convergem para a “conta” do trabalhador e devem ser compensadas em até doze meses da sua realização, ou terão que ser pagas.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Para não perder o controle das horas extras a serem pagas para seus funcionários é importante fazer um acompanhamento detalhado. Outra maneira de evitar horas extras desnecessárias é realizar a gestão de tempo, delegando funções e dando feedback para todos na empresa. Nós já falamos sobre isso nesse artigo.

E, você, como organiza as horas extras em sua empresa? Comente!

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Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

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