Dicas para agilizar a comunicação interna

Jorge

Dicas para agilizar a comunicação interna

Criar boas estratégias de comunicação no ambiente de trabalho é essencial para o sucesso dos negócios. Diminuir a burocratização e diversificar os canais de comunicação além de agilizar os processos entre os departamentos, pode ser muito lucrativo. Neste artigo vamos falar sobre como melhorar a comunicação interna em sua empresa, confira!

Alguém tem dúvidas da importância de estarem interligados os núcleos de gestão, de planejamento, de marketing, de vendas e de entregas? Pois bem, para que a empresa funcione como um organismo, de forma regular, é preciso que não existam barreiras para a circulação das informações.  Vamos entender quais os principais aspectos devem ser reavaliados na construção de uma comunicação interna eficaz.

Os principais objetivos da comunicação interna são:

  • Manter os colaboradores cientes dos acontecimentos interessantes à empresa.
  • Informar sobre novos projetos, projetos exitosos e dar créditos aos funcionários que trabalharam no mesmo.
  • Construir e alinhar foco da empresa com sua missão e valores através do alinhamento das expectativas.
  • Gestão e disseminação de conhecimento.

Algumas estratégias para melhorar a comunicação de uma empresa:

Aprimorar a qualidade das informações

Quem nunca se perdeu numa caixa de e-mail abarrotada?  E, logo após ler os e-mails, pensou: será que essa mensagem precisava realmente ter sido enviada? Para facilitar a troca de informações, a proximidade pode ajudar. Forme ilhas de trabalho, orientadas pelo tipo de atividade exercida e a relação entre as funções.

Também é possível criar uma rotina de verificação, combine com seus companheiros e defina critérios que devem ser observados para diminuir o volume de mensagens enviados. Antes de mandar um e-mail por que não ir à mesa de seu colega e tirar a dúvida? Além de evitar mal entendidos, isso gera mais entrosamento entre a equipe.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Outra maneira de facilitar o acesso às informações, é centralizá-las. Pode ser utilizando um portal, site, jornal ou mesmo um mural. Assim, sempre que houver uma informação que toda a equipe deva receber basta publicá-las.

Manter um bom sistema de gerenciamento também é importante. Com um bom banco de dados, acessível e organizado, cada membro pode buscar a informação que precisa, sem ter que recorrer a um intermediário.

As redes sociais, quando bem utilizadas, agilizam a comunicação. Para isso, mais uma vez, é preciso encontrar termos que sejam comum a todos os trabalhadores. O diálogo é essencial para construir uma comunicação interna eficiente!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações