Comércio e Turismo: dicas para lidar com a baixa temporada

Fernando

Comércio e Turismo: dicas para lidar com a baixa temporada

O Carnaval já passou e os comerciantes que sobrevivem do turismo ficam à mercê da sazonalidade das vendas. No entanto, para que não haja transtornos financeiros, separamos algumas dicas para manter seu negócio na ativa durante a baixa temporada.

A sazonalidade no Brasil

Comerciantes brasileiros sabem que a sazonalidade é um fator altamente influenciador na economia nacional. Datas comemorativas e até mesmo meteorologia são desafiadores para empresários que trabalham, predominantemente, com os clientes turistas.

Para saber lidar com a sazonalidade no seu nicho de mercado, é importante conhecer o ciclo do negócio, que possibilita identificar as causas das diferenças de público ao longo do ano. A partir dos critérios selecionados (e aqueles que você julgar importantes para o seu negócio) fica fácil planejar ações estratégicas para cada período citado:

– Férias escolares
– Feriados
– Finais de semana
– Datas religiosas
– Eventos culturais
– Eventos esportivos
– Festivais
– Eventos gastronômicos

Atrações qualificadas

Atualmente, as tendências de turismo são muito mais amplas. Ou seja, o turista hoje possui mais acesso às informações e mais condições de viagens, podendo planejar uma viagem turística a qualquer período do ano. Portanto, comerciantes que atuam em locais turísticos devem estar atentos a essas mudanças e investir em atrações diferenciadas, como uma experiência cultural para os turistas da “baixa temporada”.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Lidando com a baixa temporada

Para você recuperar o vigor do seu negócio fora da temporada, selecionamos algumas dicas úteis para você. Confira:

Mantenha contato

Aquele ditado “quem não é visto não é lembrado” pode até ser clichê, mas define bem as empresas que tiram lucro do turismo. Invista no marketing digital e no uso das redes sociais para fazer com que sua empresa seja vista, mantenha sua marca em alta com um bom plano de comunicação e estratégias eficazes para atrair a atenção dos clientes em todos os períodos do ano.

Proporcione uma experiência

Na maioria das vezes, o turista que viaja fora da “alta temporada” procura por tranquilidade, conhecer os pontos turísticos com mais calma e atenção. Portanto, que tal investir mais na interação com esse cliente?

Crie uma tradição

Outra opção para alavancar seu negócio na baixa temporada é criar uma tradição, como um festival gastronômico ou uma superpromoção. Use a sua criatividade para criar e estabelecer uma nova tradição para que os turistas que passem por sua região lembrem-se de você.

Contrate temporários

Agora que você já criou as estratégias para incorporar a sazonalidade em seu negócio, fique atento aos contratos temporários como o aluguel de espaços, materiais e funcionários para realizar taxas.

Conclusão

Embora pareça difícil, é completamente possível trabalhar seus negócios para o ano todo, sem depender da sazonalidade. Basta usar a criatividade, pesquisar a viabilidade das suas ações e acompanhar as movimentações econômicas e turísticas anuais.

Não deixe de utilizar uma ferramenta de gestão, como o sistema online de gestão empresarial VHSYS, um sistema completo que emite notas fiscais, gerencia seu estoque e permite o maior controle financeiro da sua empresa, entre outros recursos para o sucesso do seu negócio. Experimente grátis!

Tem mais alguma sugestão para gerar bons resultados fora da “alta temporada”? Compartilhe conosco!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações