O Carnaval já passou e os comerciantes que sobrevivem do turismo ficam à mercê da sazonalidade das vendas. No entanto, para que não haja transtornos financeiros, separamos algumas dicas para manter seu negócio na ativa durante a baixa temporada.
A sazonalidade no Brasil
Comerciantes brasileiros sabem que a sazonalidade é um fator altamente influenciador na economia nacional. Datas comemorativas e até mesmo meteorologia são desafiadores para empresários que trabalham, predominantemente, com os clientes turistas.
Para saber lidar com a sazonalidade no seu nicho de mercado, é importante conhecer o ciclo do negócio, que possibilita identificar as causas das diferenças de público ao longo do ano. A partir dos critérios selecionados (e aqueles que você julgar importantes para o seu negócio) fica fácil planejar ações estratégicas para cada período citado:
– Férias escolares
– Feriados
– Finais de semana
– Datas religiosas
– Eventos culturais
– Eventos esportivos
– Festivais
– Eventos gastronômicos
Atrações qualificadas
Atualmente, as tendências de turismo são muito mais amplas. Ou seja, o turista hoje possui mais acesso às informações e mais condições de viagens, podendo planejar uma viagem turística a qualquer período do ano. Portanto, comerciantes que atuam em locais turísticos devem estar atentos a essas mudanças e investir em atrações diferenciadas, como uma experiência cultural para os turistas da “baixa temporada”.
Lidando com a baixa temporada
Para você recuperar o vigor do seu negócio fora da temporada, selecionamos algumas dicas úteis para você. Confira:
Mantenha contato
Aquele ditado “quem não é visto não é lembrado” pode até ser clichê, mas define bem as empresas que tiram lucro do turismo. Invista no marketing digital e no uso das redes sociais para fazer com que sua empresa seja vista, mantenha sua marca em alta com um bom plano de comunicação e estratégias eficazes para atrair a atenção dos clientes em todos os períodos do ano.
Proporcione uma experiência
Na maioria das vezes, o turista que viaja fora da “alta temporada” procura por tranquilidade, conhecer os pontos turísticos com mais calma e atenção. Portanto, que tal investir mais na interação com esse cliente?
Crie uma tradição
Outra opção para alavancar seu negócio na baixa temporada é criar uma tradição, como um festival gastronômico ou uma superpromoção. Use a sua criatividade para criar e estabelecer uma nova tradição para que os turistas que passem por sua região lembrem-se de você.
Contrate temporários
Agora que você já criou as estratégias para incorporar a sazonalidade em seu negócio, fique atento aos contratos temporários como o aluguel de espaços, materiais e funcionários para realizar taxas.
Conclusão
Embora pareça difícil, é completamente possível trabalhar seus negócios para o ano todo, sem depender da sazonalidade. Basta usar a criatividade, pesquisar a viabilidade das suas ações e acompanhar as movimentações econômicas e turísticas anuais.
Não deixe de utilizar uma ferramenta de gestão, como o sistema online de gestão empresarial VHSYS, um sistema completo que emite notas fiscais, gerencia seu estoque e permite o maior controle financeiro da sua empresa, entre outros recursos para o sucesso do seu negócio. Experimente grátis!
Tem mais alguma sugestão para gerar bons resultados fora da “alta temporada”? Compartilhe conosco!