Desvendando o E-Social

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Setor contábil e empreendedores se preparam para a nova obrigação acessória, que passa a ser exigida a partir de janeiro de 2014.

Mais uma etapa do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, batizado como e-Social, tem o intuito de unificar o envio de informações, pelos empregadores, relativas aos seus empregados e vem gerando diversas dúvidas nos segmentos contábil e empreendedor.

Neste contexto, o SESCON-SP vem promovendo diversas ações com a finalidade de alertar os empresários contábeis e seus clientes sobre a mais nova obrigação acessória. Hoje, por exemplo, a Entidade se une à Thomson Reuters, idealizadora do projeto, e à FENACON, com o apoio da Deloitte, na realização da 1ª Conferência e-Social, que acontece a partir das 14 horas, na Capital Paulista, e se propõe a debater os desafios da exigência, esclarecer seus diversos aspectos e apresentar as experiências das empresas integrantes do projeto piloto do e-Social.

Tendo em vista o curto prazo: menos de seis meses para a obrigatoriedade, o presidente do SESCON-SP, Sérgio Approbato Machado Júnior, aconselha as empresas a se prepararem o quanto antes, não apenas buscando esclarecimentos sobre o cumprimento da obrigação, como também adaptando seus sistemas. “Mais uma novidade que requer mudança, tanto de cultura como de procedimentos, semelhantemente ao que vem acontecendo com outras etapas do SPED”, destaca o líder setorial, ressaltando a relevância de revisão de processos, capacitação de pessoal e investimento em controles de gestão.

O SESCON-SP também tem a expectativa de que a chegada o e-Social viabilize a extinção de algumas obrigações acessórias, promessa feita pelo Governo Federal no momento de implantação do SPED mas que, até agora, pouco avançou.

Fonte: Sescon-SP

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