Conecte-se ao empreendedorismo

Definição de juros simples

Tempo de Leitura: 2 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

A maneira mais descomplicada de realizar os cálculos de juros, para compras a prazo, ainda é o por meio dos juros simples. Neste artigo vamos falar sobre a definição de juros simples, bem como utilizar essa ferramenta para o controle financeiro de sua empresa.

Podemos entender os juros como o rendimento de uma aplicação financeira, desse modo, o valor referente ao atraso no pagamento de uma prestação ou de um empréstimo de um valor. O sistema financeiro atualmente opta pelo regime de juros compostos, já que é mais lucrativo. Já os juros simples, mais usados em prazos mais curtos, vamos entender como ele funciona.

A diferença central entre os juros compostos e os juros simples é a forma como lidam com os juros. Os juros simples não leva em consideração o montante acumulado, nos meses anteriores.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Juros simples: como calcular

No sistema de juros simples, os valores são calculados com base no valor da dívida. A fórmula matemática utilizada para o cálculo das situações de juros simples é a seguinte:

  • J = juros
  • C = capital investido
  • i = taxa de juros em casas decimais (100% = 1,00 e 5%=0,05, por exemplo).
  • t = tempo de aplicação (em geral, são utilizados em dias ou meses)

Exemplo: Sua empresa vai utilizar o seu cheque especial de R$ 1000,00 por um mês, sendo que a taxa é de 15% ao mês. Quanto pagará de juros?

J= 1000*15100*1J= 150

Sua empresa pagará R$ 150,00 ao banco.

Para que os cálculos se deem de maneira mais rápida é importante adotar um sistema de gestão integrado. Nele, as informações relativas a todos os setores de sua empresa poderão ser avaliadas, indicando quais as melhores estratégias para seu negócio.

Este artigo lhe ajudou? Sentiu falta de algum assunto? Alguma sugestão de tema? Comente e compartilhe sua experiência conosco.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!