Correios exigem Nota Fiscal nas encomendas

Camila Nichetti

Correios exigem Nota Fiscal nas encomendas

Uma orientação que se iniciou no dia 02 de Janeiro, passa a se tornar obrigatória no dia 01 de Fevereiro. Segundo a Abrapost (Associação Brasileira de Franquias Postais), os correios passarão a solicitar a nota fiscal no ato da postagem de mercadorias, a mesma deve ser fixada na parte externa da encomenda. Caso a nota fiscal não seja emitida, o lojista terá que preencher um formulário de declaração de conteúdo, que também deverá ser fixado na parte externa. Caso a mercadoria não apresente a nota ou a declaração a postagem será recusada.

A exigência foi criada devido o caráter tributário, elaborada para atender as determinações da legislação tributária de acordo com a declaração da estatal.

Todos devem anexar a nota fiscal nas encomendas?

Sim, a partir desse novo requerimento a responsabilidade de inserir a nota fiscal na mercadoria é do remetente. Quanto a operadores de e-commerce que utilizam os serviços dos Correios, devem emitir notas fiscais para todas as mercadorias vendidas e preparar o sistema operacional para que evitem problemas no despacho.

Para lojistas que são Microempreendedores Individuais, as notas fiscais não são obrigatórias, porém devem emitir os formulários com a declaração de conteúdo em vendas para pessoas físicas.

É necessário que o lojista se mantenha atento para montar a embalagem e fixar a nota fiscal em todos os produtos, um processo que pode demandar tempo.

Como anexar a NF na mercadoria?

É aconselhado que a anexar a NF na mercadoria, seja dentro de um saco plástico transparente, também conhecido como “canguru”, para proteger durante o transporte e evitar que seja extraviada. Além disso, é aconselhado que a nota fiscal seja voltada para cima para facilitar a conferência da mercadoria na hora do despacho.

As novas regras dos Correios podem prejudicar o meu e-commerce?

Recomendamos que o lojista utilize um sistema de emissão de nota fiscal, independente do porte ou segmento do e-commerce. Sem esse documento, a mercadoria não será despachada pelos Correios e isso irá prejudicar o fluxo de vendas, além de gerar uma insatisfação por parte do cliente.

A VHSYS possui um sistema de gestão que permite o usuário fazer o controle financeiro, fiscal e contábil, além de permitir que a nota fiscal seja emitida, auxilia também a sua empresa a crescer muito mais.

Boa gestão!

Fique por dentro das ultimas novidades no ambiente empresarial

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Camila Nichetti
Sobre o autor
Camila Nichetti
Analista de Marketing de Conteúdo na VHSYS. Formada em Comunicação Social - Jornalismo.