Contas a receber: por que monitorar?

Consultor VHSYS

Contas a receber: por que monitorar?

Organizar o ciclo financeiro de sua empresa, realizando o controle de caixa e monitorando as contas a receber, é a melhor maneira de garantir que todos os processos se deem de maneira adequada. Para ajudá-los a pensar nessas questões, preparamos este artigo.

Contas a receber

Oferecer diferentes modalidades de pagamento para seus clientes é importante para se manter na concorrência. As vendas a prazo podem trazer muitas vantagens, no entanto, para que os riscos sejam minimizados alguns cuidados são necessários.

Planilha Contas a receber download

Isso porque, na prática, a venda a prazo funciona na concepção de investimento: injetar dinheiro para depois lucrar. Uma vez que a venda foi realizada, o seu produto sairá do seu estoque. Para repô-lo a empresa precisará do capital de giro. Já falamos sobre isso neste artigo aqui – capital de giro – Como gerir adequadamente?

A redução dos custos administrativos pode ser uma alternativa paliativa. O mais indicado, no entanto, é repensar os processos administrativos relacionados às contas a receber e a pagar. De modo a equilibrar a demanda e os gastos de sua empresa.

Planejamento e organização são as palavras-chave.

Controle de entrada e saída

Uma boa gestão das contas a receber começa com o registro. A cada venda anote o nome do cliente, código da operação, número da nota fiscal, valores das parcelas e datas de vencimento. Para facilitar a visualização é possível criar uma planilha no Excel.

Para facilitar a consulta é preciso que as planilhas estejam bem atualizadas. Desse modo, as informações necessárias estarão sempre à mão. Outra maneira de facilitar o controle das contas é adotar um sistema de gestão online. Por meio dele, as informações como contas a pagar, a receber, o cadastro de clientes e fluxo de caixas são integradas, possibilitando que se tenha uma visão panorâmica da situação financeira de sua empresa.

Conheça o sistema de gestão empresarial VHSYS!

Fluxo de caixa

Rigorosidade nas contas a receber e a pagar ajuda a planejar com eficiência o fluxo de caixa. Por meio dele, é possível projetar qual o capital necessário para os próximos meses. Ao aferir o valor de capital de giro não esqueça de considerar os índices de inadimplência.

Cobre!

A hora da cobrança não é a mais agradável e existe quem a evite a todo custo. No entanto, manter um sistema de gestão pode facilitar esse momento. Ele pode ajudá-lo a saber quando enviar uma carta de cobrança.

Alguma sugestão não apontada neste artigo? Comente

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Consultor VHSYS
Sobre o autor
Consultor VHSYS

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações