Contas a receber: por que monitorar?

Organizar o ciclo financeiro de sua empresa, realizando o controle de caixa e monitorando as contas a receber, é a melhor maneira de garantir que todos os processos se deem de maneira adequada. Para ajudá-los a pensar nessas questões, preparamos este artigo. Contas a receber Oferecer diferentes modalidades de pagamento para seus clientes é importante […]

Organizar o ciclo financeiro de sua empresa, realizando o controle de caixa e monitorando as contas a receber, é a melhor maneira de garantir que todos os processos se deem de maneira adequada. Para ajudá-los a pensar nessas questões, preparamos este artigo.

Contas a receber

Oferecer diferentes modalidades de pagamento para seus clientes é importante para se manter na concorrência. As vendas a prazo podem trazer muitas vantagens, no entanto, para que os riscos sejam minimizados alguns cuidados são necessários.

Planilha Contas a receber download

Isso porque, na prática, a venda a prazo funciona na concepção de investimento: injetar dinheiro para depois lucrar. Uma vez que a venda foi realizada, o seu produto sairá do seu estoque. Para repô-lo a empresa precisará do capital de giro. Já falamos sobre isso neste artigo aqui – capital de giro – Como gerir adequadamente?

A redução dos custos administrativos pode ser uma alternativa paliativa. O mais indicado, no entanto, é repensar os processos administrativos relacionados às contas a receber e a pagar. De modo a equilibrar a demanda e os gastos de sua empresa.

Planejamento e organização são as palavras-chave.

Controle de entrada e saída

Uma boa gestão das contas a receber começa com o registro. A cada venda anote o nome do cliente, código da operação, número da nota fiscal, valores das parcelas e datas de vencimento. Para facilitar a visualização é possível criar uma planilha no Excel.

Para facilitar a consulta é preciso que as planilhas estejam bem atualizadas. Desse modo, as informações necessárias estarão sempre à mão. Outra maneira de facilitar o controle das contas é adotar um sistema de gestão online. Por meio dele, as informações como contas a pagar, a receber, o cadastro de clientes e fluxo de caixas são integradas, possibilitando que se tenha uma visão panorâmica da situação financeira de sua empresa.

Conheça o sistema de gestão empresarial VHSYS!

Fluxo de caixa

Rigorosidade nas contas a receber e a pagar ajuda a planejar com eficiência o fluxo de caixa. Por meio dele, é possível projetar qual o capital necessário para os próximos meses. Ao aferir o valor de capital de giro não esqueça de considerar os índices de inadimplência.

Cobre!

A hora da cobrança não é a mais agradável e existe quem a evite a todo custo. No entanto, manter um sistema de gestão pode facilitar esse momento. Ele pode ajudá-lo a saber quando enviar uma carta de cobrança.

Alguma sugestão não apontada neste artigo? Comente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.