O contador na era tecnológica

VHSYS

contador

Atualmente com 12 mil profissionais inscritos, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) tem trabalhado há mais de cinco décadas para promover a organização e fiscalizar o exercício da profissão dos contadores e dos técnicos em contabilidade no Estado. Neste ano, comemoramos o Ano da Contabilidade no Brasil, uma campanha nacional de valorização profissional baseada sobretudo nas premissas éticas e no aprimoramento técnico e tecnológico que se incorporaram, nos últimos anos, ao labor dos profissionais.

Com a abertura dos mercados globais, a contabilidade já é a quarta profissão mais demandada do mundo. Novos campos de atuação deixaram para trás arranjos empíricos e trouxeram uma linguagem tecnológica e perfis especializados em consultoria, gestão e perícia. A automação de procedimentos a partir de softwares especializados mudou o cenário dos escritórios.

Paralelo a isso, é papel do Conselho reforçar as orientações aos profissionais, atuar na organização da classe e valorizar seu papel social. O contador é indispensável aos negócios, e compreender e valorizar este fato torna-se elemento vital para a economia e o desenvolvimento do País. A responsabilidade técnica do contador é tratada em legislações específicas e desde 2002 está presente no Código Civil Brasileiro. Nesse sentido, entendemos que o relacionamento do contador com a sociedade deve ser aprimorado.

Nesse intuito, o CRC-GO está lançando o livro O Contrato de Prestação de Serviços Contábeis e a Decore, demonstrando a importância de estabelecer o contrato de serviços contábeis como base legal da relação comercial contador-cliente, conforme expresso em normas do conselho. A emissão da Decore, a Declaração Comprobatória de Rendimentos, será alvo de uma campanha de conscientização que faremos junto aos contadores para promover o correto exercício profissional.

A adoção do Contrato de Prestação de Serviços Contábeis influi de maneira preventiva na redução de divergências entre contadores e seus clientes e, ainda, nos efeitos de possíveis inconformidades. Para todo o ano, redobraremos esforços de propagar essa iniciativa entre contadores, esclarecendo também os segmentos empresariais alvos do nosso trabalho e parceiros rumo ao desenvolvimento do Brasil.

Henrique Ricardo Batista, presidente – Conselho Regional de Contabilidade de Goiás)

Fonte: Diário da Manhã – GO

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações