Comunicação interna: por que ela é importante?

Fernando

Comunicação interna: por que ela é importante?

Marketing interno, endomarketing, comunicação interna… você sabe como essas ferramentas são importantes para o crescimento de sua empresa? É sobre isso que falaremos neste artigo, como colocar sua empresa em condições favoráveis para disputar o mercado com os concorrentes. Antes de tudo vamos falar de conceitos:

Endomarketing: é o conjunto de estratégias feitas para o público interno, ou seja, para os funcionários. Ele tem a intenção de fazer com os colaboradores se apaixonem pela empresa e sua missão. Em outras palavras, o endomarketing pega estratégias e ferramentas do marketing tradicional e “vende” a gimagem da empresa para os colaboradores, convergindo em maior engajamento.

Marketing interno, por sua vez, são estratégias e planejamentos executadas, em geral, pela setor de gestão de pessoas, que visam melhorar a comunicação interna. É dizer, são mecanismos que visam melhorar a troca e circulação de informações e notícias, tendo como  fim, manter os funcionários a par de tudo o que acontece na empresa, gerando maior comprometimento. Como fazer funcionar a comunicaçao interna?

Periódico impresso ou virtual

Uma boa alternativa para fazer com que todos saibam quais as ações da empresa é manter um periódico. Você pode escolher a plataforma, primando sempre pelo perfil da empresa. Imaginemos que vocês sejam uma empresa online, onde todos os trabalhadores precisam estar conectados para desempenhar suas funções, para  trocar informações rápidas entre os colaboradores poderiam assumir o Twitter, por exemplo.

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Já uma empresa mais formal, uma livraria, por exemplo, teria grandes chances em investir numa publicação parecida com uma revista ou um livro. Ele, além de trazer as atividades, metas e afins da empresa, poderia servir como um espaço de divulgação de talentos de seus colaboradores, publicando um conto ou poema por mês, por exemplo.

Esses casos fictícios servem para nos fazer pensar como as empresas podem adaptar a comunicação de acordo com  o perfil de seus funcionários.

Valorizar a cultura da empresa, valorizando os trabalhadores

Crie um mural para exibir as atividades e metas, assim o controle dos funcionários fica mais claro. Outra estratégia é a realização de reuniões informais, com ambiente mais descontraído.

Uma maneira de criar vínculos entre a empresa e seus funcionários e deixar transparecer os interesses em comum. Faz sentido que uma empresa de petshop atraia trabalhadores apaixonados por animais; Uma feira de cuidados com animais, ou o dia dos animais na empresa, ajuda e muito a deixar todos conectados.

Crie um espaço confortável, onde todos queiram estar. Esse é o segredo de uma boa comunicação interna.

E, você, quais estratégias usa?

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Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

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