Como vender mais no Carnaval: um guia para sua empresa

Gabrielly Balão

Diversos empreendedores querem aproveitar as datas comemorativas para ganhar dinheiro com sua empresa. Neste artigo você confere como vender mais no Carnaval.

Apesar de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo possuírem um fluxo maior de pessoas entre a data, é possível criar oportunidades em todo o Brasil.

Por isso, é importante pensar desde já em sua estratégia macro, um planejamento que abrange todas as áreas da sua empresa. Além disso, lembre de pensar nos detalhes, como o pós-venda e a divulgação nas redes sociais.

> Controle suas vendas com o VHSYS. Saiba mais!

Ganhar dinheiro no Carnaval é uma grande oportunidade para conquistar novos clientes e encontrar novas alternativas para o seu negócio.

Se interessou pelo assunto? Então acompanhe nosso artigo.

Índice geral

  • Como vender mais no Carnaval: crie seu planejamento
  • O que vender no Carnaval
    • Comércio Carnaval 2019: produtos para vender na data festiva
    • Produtos de Carnaval para revenda
  • Divulgação nas redes sociais
  • Promoções e cupons de desconto
  • Utilize o pós-venda para fidelizar os novos clientes
    • E-mail marketing
    • Cartão fidelidade
    • SMS

Como vender mais no Carnaval: crie seu planejamento

O planejamento deve fazer parte da sua rotina de gestão. No caso de períodos sazonais, como o Carnaval, existem alguns pontos que você precisa ficar de olho.

É normal que em épocas festivas, a procura por produtos ou serviços aumente muito mais. O que se torna uma ótima oportunidade para você, empreendedor, para aumentar sua receita neste curto período.

> Controle suas vendas com o VHSYS. Saiba mais!

Antes, lembre-se de analisar a sua capacidade. Apesar de surgir uma grande demanda, é preciso analisar quais poderão ser os seus ganhos para que no final, você não tenha prejuízos.

Então, prepare seu estoque e os processos da sua empresa. Deixe seu controle de vendas organizado e verifique a emissão de notas fiscais e boletos.

Agora você pode estar se perguntando: o que vender no Carnaval?

Existem diversos produtos sazonais para Carnaval, mas também é possível vender produtos do dia-a-dia utilizando a abordagem certa. Confira a seguir!

O que vender no Carnaval

Sua loja é de um segmento muito diferente?

Seus produtos não se encaixam com a data?

Essas são algumas questões que podem te preocupar, porém, não se desespere.

É fácil de se adaptar e aproveitar a data para ganhar um dinheiro extra.

O primeiro passo é analisar quais são os produtos que sempre estão em alta no comércio durante o Carnaval.

Listamos os principais para você na tabela a seguir.

vender-mais-carnaval

Comércio Carnaval 2019: produtos para vender na data festiva

Balões e cílios de LEDOs balões e cílios de LED começaram a aparecer em dezembro de 2018 e, com certeza, serão as maiores novidades no Carnaval 2019;
Tatuagens temporáriasAs tatuagens temporárias sempre são febre no Carnaval. Trata-se de adesivos que duram, em média, um dia na pele;
Kit folião de ruaUma ideia prática e fácil de ser elaborada. Com produtos simples, como um copo para bebidas, squeezes, tirantes para copos ou máscaras, você cria seu kit para vender;
MaquiagemDiferente das maquiagens tradicionais, em sua maioria, são muito mais baratas e práticas para curtir o Carnaval;
FantasiaNesse caso, se você quer investir um pouco mais, as fantasias também são uma boa opção. Procure ter os modelos mais procurados, como os de super heróis e personagens famosos;
Abadá personalizadoOs abadás são conhecidamente utilizados pelos foliões em blocos carnavalescos. Se você quer oferecer um produto diferenciado, uma boa opção é oferecer o serviço de personalização.
Lanches rápidosSanduíches naturais, salgados e outros tipos de lanche são uma alternativa mais simples. Você pode oferecer por um preço mais elevado, garantindo uma boa receita.
Produtos em geral: boné, óculos de sol, filtro solar, etcQuem disse que não existe espaço para os mais diversos produtos? Aproveite o momento para vender produtos que são úteis. Por exemplo: bonés, óculos de sol e filtro solar.
Roupas para petsDessa vez, nem os pets ficam de fora! Aproveite o mercado de animais de estimação em expansão para vender mais.
Pochete
Um acessório utilitário. A pochete já ganhou seu espaço novamente e tudo indica que será uma das alternativas para os foliões manterem seus documentos e celular protegidos.

Viu só? São diversas opções de produtos para vender no Carnaval e garantir um dinheiro extra.

Mas lembre-se, por muitos serem produtos sazonais, é importante tomar precauções para manter seu giro de estoque. Afinal, estoque parado é sinônimo de dinheiro parado.

Produtos de Carnaval para revenda

Uma alternativa para não correr riscos com seu estoque é a revenda de produtos. Neste caso, a revenda vale para os diversos produtos que mostramos no tópico anterior.

> Controle suas vendas com o VHSYS. Saiba mais!

O seu trabalho será achar os revendedores certos, que tenham os produtos que precisa. Além disso, você deverá prever o tempo para que as encomendas cheguem até você. Dessa forma, você já sabe quando poderá começar a divulgar em seus canais.

Por isso, é importante trabalhar e planejar sua divulgação muito antes.

Divulgação nas redes sociais

Falando em divulgação, não se esqueça de utilizar as redes sociais para atingir seu público.

Siga as tendências conforme a data comemorativa:

  • Você pode mudar a foto de perfil da sua empresa para uma com elementos de Carnaval, assim como a foto de capa;
  • Divulgar seus produtos na linha do tempo ou feed;
  • Incentivar seus seguidores a engajarem com sua marca: criar enquetes, posts de humor, entre outros;
  • Oferecer cupons exclusivos para quem viu uma determinada publicação.

Neste momento, deixe sua criatividade fluir para pensar em ações diferenciadas.

Promoções e cupons de desconto

As promoções sempre estão presentes e são uma boa pedida para incentivar seu cliente a comprar.

Como falamos antes, você pode criar promoções exclusivas pelas redes sociais ou promoções relâmpago em sua loja.

Tem uma loja virtual? Ofereça cupons de desconto em uma categoria de produtos, por exemplo.

Mas tome cuidado para não oferecer muitos descontos e sair no prejuízo.

Utilize o pós-venda para fidelizar os novos clientes

Diversos novos clientes poderão aparecer em sua loja, seja ela online ou física. Não deixe que essa visita aconteça apenas no Carnaval!

Existem diversas opções para que você aproveite a comemoração para conquistar estes clientes e fidelizá-los, entre elas, o e-mail marketing, cartão fidelidade e SMS.

E-mail marketing

Com a perda de alcance das redes sociais, o e-mail marketing pode ser uma opção para aproximar a sua comunicação. Isso porque, de qualquer forma, o e-mail continuará em sua caixa de entrada e em algum momento ele poderá abri-lo.

Caso se interesse pelo conteúdo, ele irá ver o que a sua empresa tem a oferecer. Por isso, lembre-se de tornar o seu email eficiente.

Cartão fidelidade

Uma das formas mais simples de incentivar seu novo cliente a voltar é oferecer um cartão fidelidade. Dependendo da sua área, você pode oferecer um desconto especial ou um brinde após uma certa frequência de compras.

SMS

Apesar do Whatsapp ser muito utilizado para comunicação com clientes, o SMS consegue chegar até ele sem necessitar da internet.

Existem soluções para fazer o envio automático de mensagens, o que facilita, e muito, quando se tem muitos clientes.

Conclusão

Existem várias maneiras de como vender mais no Carnaval. Para que a sua empresa não fique de fora, você pode oferecer produtos que são sazonais ou aproveitar o que você já tem para oferecer aos clientes.

Por isso, se você ainda não se preparou, aproveite para criar o seu planejamento e vender muito mais!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Gabrielly Balão
Sobre o autor
Gabrielly Balão
Content Analyst no VHSYS. Formada em Relações Públicas e em busca de conhecimentos que agreguem e ajudem novos empresários.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações