Como realizar um controle de compras eficaz?

Jorge

Como realizar um controle de compras eficaz?

São muitos os fatores entrelaçados na construção de uma empresa forte. A boa gestão e controle de compras é um dos mais importantes, sobretudo para quem está começando um negócio. Neste artigo vamos falar sobre as maneiras mais eficazes de manter em dia a saúde de sua empresa.

Para um controle de compras eficiente a ideia é otimizar os recursos que já se tem, equilibrando o número de fornecedores, clientes, valor de custo e entrega dos produtos, por exemplo.

Estoque: Seja objetivo, para isso, adote planilhas organizacionais onde todos os produtos necessários ao funcionamento de sua empresa estejam anotados. Faça um inventário do estoque da empresa, lembre-se de anotar o código de cada produto, bem como o nome e a quantidade. Uma boa dica é optar por um sistema de gestão online que possibilite um controle de estoque mais automatizado, como o VHSYS, você pode testar a ferramenta clicando aqui.

Fornecedores: Criar e manter boas relações com fornecedores só ajuda sua empresa. Dependendo do tipo de produto ou serviço oferecido é possível pensar em um contrato de exclusividade, ou contar com uma lista de possíveis fornecedores.

Atualize com frequência a sua lista de fornecedores. Realize um cadastro completo, com o nome da empresa, o tipo de produto fornecido e contatos: e-mail, telefone, endereço, entre outros.

Controle de compras: Sabendo quem são seus fornecedores fica mais fácil na hora de pedir orçamentos, além de conhecer as vantagens que cada um pode oferecer.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

O controle de estoque também deve prever uma quantidade mínima de estoque de segurança. Com base na produção de sua empresa, defina que quantidade diária é necessária para não haver falta de material. Calcule sempre uma quantidade suficiente para uma semana, assim, você evita sofrer com contratempo, a falta do material no mercado, por exemplo.

São muitas questões que devem ser observadas, por isso investir em controle online e integrado de uma empresa é vital. Por meio de softwares que organizar essas informações a praticidade na hora das decisões é aumentada.

Alguma dúvida? Comente!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações