Como preencher um boleto bancário

Jorge

Oferecer diferentes formas de pagamento, na hora de fechar uma compra, pode ser o diferencial entre sua empresa e concorrentes. Cartão de crédito, e débito, depósito ou transferência em conta e boleto bancário são as formas mais usuais. Neste post vamos falar sobre boleto bancário, as vantagens em oferecer essa opção e dicas de como preencher o boleto.

O boleto é uma das formas de pagamento, utilizado exclusivamente no Brasil. Por meio dele, qualquer pessoa física ou jurídica pode realizar uma cobrança ou pagamento por um produto ou serviço. Para isso, basta ter uma conta bancária e contratar uma carteira de cobrança junto ao seu banco.

boleto de cobrançaO boleto de cobrança, também chamado de bloqueto bancário, é um título de cobrança que pode ser pago em qualquer instituição financeira, ou ainda um estabelecimento. O pagamento se dá em um prazo pré-determinado, podendo ser estendido – com devidas orientações. Para quitação após a data pré-determinada, em geral, são acrescidos valores de multa, juros por mora, ou afins, de acordo com a empresa credora.

Por ser registrado junto ao banco existe a possibilidade de protestá-lo, em caso de inadimplência. Desde de 2015 todas as novas contas precisam realizar o registro. E as contas que ainda emitem boletos simples estarão impedidas de fazê-lo a partir de janeiro de 2017.

A possibilidade de ser quitado em casas lotéricas, correios, caixas eletrônicos e serviços online, como internet banking e aplicativos para smartphones é uma das praticidades e benefícios do boleto. As taxas menores e a liberação do dinheiro mais rápida são outras.

Considerando as vantagens listadas acima, muitas empresas oferecem descontos de até 10% para clientes que decidem utilizar essa opção de pagamento. Isso significa pagamentos à vista para sua empresa e chances diminuídas de inadimplência.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Para ajudá-lo a gerar boleto e preencher, separamos as dicas seguintes, onde constam os campos obrigatórios e opcionais. Em geral os boletos precisam ter 12 campos:

  • Código do banco: Formado por três dígitos, este código indica o Compe (Código das Instituições Bancárias na Compensação) do banco acompanhado pelo dígito verificador.
  • Linha digitável: Trata-se da representação numérica do código de barras, utilizada para pagamentos online.
  • Vencimento: Indica o prazo final para quitação do boleto
  • Agência código cedente: Muda de acordo com o padrão adotado pelo banco emissor. Em geral, é composto pelo número da carteira, agência, conta e dígito.
  • Nosso número: Corresponde ao número que identifica o boleto, deve seguir as orientações de cada banco para seu preenchimento.
  • Valor do documento: O valor que será pago, para quitação do boleto.
  • Código de barras: Trata-se de uma imagem composta por barras de espessura variada que representam informações do documento.
  • Carteira: Código que indicará se o boleto é registrado.
  • Sacado: Espaço onde será indicado a pessoa que pagará o boleto,  deve conter dados pessoais, como nome, endereço e CPF ou CNPJ.
  • Data do documento: Data em que o boleto foi gerado.
  • Cedente: Neste campo constam as informações de quem emitiu o boleto.
  • Campo de instrução: Espaço para informações pertinentes à quitação do boleto.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado. Dúvidas sobre boleto bancário? Comente!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações