O monitoramento da qualidade da prestação de serviço é uma das ações mais eficazes para fidelizar a clientela da sua empresa. Existem diferentes maneiras de fazer esse controle: questionários de pós-vendas e pesquisas de satisfação, por exemplo, podem dar um diagnóstico preciso do nível de contentamento do consumidor, bem como do desempenho de sua equipe.
O que você vai encontrar?
ToggleSaber como a prestação de serviço do seu negócio está sendo avaliada por seus clientes é fundamental para garantir um trabalho mais satisfatório, que agrade e retenha seus consumidores e atraia mais público para a sua marca. Aprenda mais sobre este assunto neste artigo e saiba como monitorar a qualidade da prestação de serviço da sua empresa:
Prestação de serviço: algumas características
Por prestação de serviço entende-se a execução de um trabalho contratado por terceiros, podendo compreender consultorias e assessorias, e que tem como característica principal ser um processo de produção e uso simultâneo que não consiste, necessariamente, na posse de um bem. Basicamente, este tipo de negócio é a contratação/realização de uma atividade para outra pessoa sem que haja um vínculo permanente. Por ser uma área ampla, esse modelo pode incluir trabalhos como o de um coaching empresarial, preparador físico, orientador educacional, limpeza predial, construção civil e muito mais.
A prestação de serviço no Brasil é responsável por empregar um grande contingente de trabalhadores. No entanto, a incorporação de medidas que possam equiparar a qualidade à importância dos serviços prestados ainda é razoavelmente satisfatória. Notadamente, nas últimas décadas os empreendedores têm assumido a necessidade de refletir sobre a valorização e imagem da prestação de serviços, de maneira mais adequada às demandas do público.
Como monitorar a qualidade dos meus serviços?
Vivemos em uma era digital; dificilmente uma empresa sobrevive sem estar presente virtualmente. Por isso, uma das alternativas mais fáceis e com grande alcance é realizar o monitoramento da imagem de sua marca nas redes sociais e outros meios de comunicação. Há uma série de ferramentas específicas para isso e muitas podem ser operadas gratuitamente, ajudando a saber o que o público diz do seu negócio e os motivos por trás desses comentários.
Outro método eficiente para analisar a qualidade da empresa é a pesquisa de satisfação, seja realizada por e-mail, telefone, alguma plataforma online ou por formulário impresso. Com ela, os clientes têm a oportunidade de mostrar como se sentem em relação aos serviços prestados, bem como ao atendimento e rendimento de seu time. Também é possível usar a metodologia do Net Promoter Score para fazer essa avaliação.
Ser uma empresa acessível é outra maneira de verificar a qualidade dos serviços prestados. Como se faz isso? Simples: mantenha um canal de comunicação aberto para seus clientes. O ideal é que não haja reclamações, mas, se ocorrerem, responda o mais rápido possível, evite apresentar desculpas, ouça o consumidor e apresente soluções.
Monitore a qualidade dos processos da sua empresa
Além de monitorar a qualidade do serviço prestado pela sua empresa, é importante realizar o controle de seus processos internos, como financeiro, compras, estoque e vendas, verificando de perto o desempenho de cada área para criar estratégias e melhorar a performance do seu negócio.
Para isso, você pode utilizar o sistema de gestão empresarial VHSYS. Com ele, o empreendedor automatiza a realização de diversas tarefas como emissão de notas fiscais, fluxo de caixa, giro de estoque, serviços recorrentes, contas a pagar e receber, entre outras, tornando sua realização mais prática e eficiente. Experimente gratuitamente o software e tenha maior controle dos processos administrativos do seu negócio!