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Como lidar com o futuro do trabalho híbrido e digital First?

Tempo de Leitura: 4 minutos
A exigência cada vez maior dos consumidores está gerando uma grande necessidade das empresas se tornarem mais tecnológicas e oferecerem o melhor produto ou serviço possível. Com o objetivo de suprir as exigências destes consumidores, as empresas estão inovando para o modelo de trabalho híbrido e implementando o conceito de digital-first em seus colaboradores.

A pandemia contribuiu quase 100% para um novo normal em diversas áreas das nossas vidas. O mercado de trabalho foi um que refletiu diretamente e passou por transformações. O home-office, era receio de muitas empresas, que esperavam a queda de foco e produtividade de colaboradores. Porém, para muitas empresas foi um formato que funcionou e tornou-se a única possibilidade para ser adotada.

Este artigo irá ajudar você a entender como o trabalho híbrido e o digital-first (modelo de cultura que tem como principal objetivo priorizar o uso de serviços digitais em vez dos tradicionais) poderão ajudar a sua empresa a aumentar a produtividade, quantidade de vendas e entregar o melhor produto possível. Veja o que ira acompanhar por aqui:

O que é trabalho Híbrido

Resumidamente, o trabalho híbrido pode ser entendido como a mistura do modelo de trabalho presencial com o modelo de trabalho home office.

Hoje, muitas empresas não possuem mais escritórios ou espaços físicos para realizar as suas operações,seus colaboradores podem trabalhar de qualquer lugar do mundo!

Porém, muitos profissionais não gostam e não se adaptam a forma de trabalhar 100% em casa, podendo ser por falta de estrutura ou dificuldade para executar o trabalho. Além de que, realizar um networking com a galera do trabalho é extremamente importante, e fazer isso presencialmente é muito melhor!

Agora, o trabalho híbrido permite que o colaborador possa escolher onde irá trabalhar em determinado dia, sem que haja obrigação de estar no escritório.

Além disso, caso exista algum compromisso que seja necessário a presença de certas pessoas em um dia, é possível criar uma escala com os horários de cada colaborador e definir quando poderão trabalhar em casa e quando precisarão estar no escritório.

Apesar de parecer que só tem vantagens este modelo, podemos encontrar algumas desvantagens também. E é exatamente isso que vamos conferir no tópico seguinte, suas vantagens e desvantagens.

Vantagens e desvantagens

Vantagens

Aumento da produtividade

Embora muitas pessoas acham que o modelo híbrido faz com que as pessoas trabalhem menos, isso não é verdade!

A Microsoft realizou uma pesquisa sobre o impacto da pandemia no desempenho das empresas na Europa, e constatou que 82% dos líderes disseram que suas companhias estavam tão produtivas quanto antes.

O que faz total sentido! O modelo híbrido permite que os funcionários gerenciem melhor o tempo. Não é obrigado a encarar o trânsito e pode focar suas atividades para o que realmente agrega valor.

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Maior felicidade nos funcionários

Ter a flexibilidade de trabalho quando e onde quiser gera grande impacto positivo na satisfação dos colaboradores.

Em geral, os funcionários que trabalham de forma remota dizem que se sentem mais felizes do que aqueles que permaneceram trabalhando no escritório.

Redução de custos

Uma empresa que trabalha de forma híbrida não precisa manter um escritório com muitas mesas e cadeiras, e consequentemente o espaço é menor.

Um ótimo modelo de espaço híbrido é aquele que adiciona espaços versáteis desenvolvidos para ajudar os colaboradores a realizarem suas tarefas.

Desvantagens

Maior necessidade de investimento em segurança de dados

Em um modelo híbrido, os trabalhadores acabam carregando consigo grande parte do seu material de escritório para executar o trabalho, como, por exemplo um laptop.

Além disso, os funcionários estarão conectados em redes externas, o que pode aumentar os riscos de ataques maliciosos e possível roubo de informações confidenciais.

Porém, existem softwares e empresas especializadas para tratar destes assuntos.

Diminui a comunicação interna

Trabalhar dentro de casa pode acarretar em uma falta de comunicação entre os membros de um time. Isso acontece porque as comunicações acontecem via e-mail, aplicativos de mensagem ou ligações.

Mas graças aos avanços da tecnologia, a comunicação interna está melhorando no modelo híbrido, por meio de ferramentas como Microsoft Teams, Zoom, Skype e Slack.

O que é digital-first?

O digital -first é um conceito que tem o objetivo de priorizar o uso de serviços digitais ao invés dos tradicionais.

Não importa qual problema precisa ser resolvido, o objetivo é sempre buscar soluções mais inovadoras e que levem para a transformação digital.

O digital-first vem acontecendo devido á mudança de comportamento do consumidor e de toda a sociedade.

Um grande exemplo disso são os e-commerces, os pagamentos via qr code e aplicativos de delivery, que por meio da priorização dos processos digitais evoluíram o mercado, de algo que já existia antes, mas que o processo acontecia de forma diferente.

Desta forma, o digital-first consiste em digitalizar toda a jornada de compra de um consumidor. O consumidor está cada vez mais exigente, as empresas que não se adaptarem a esta realidade poderão em breve fechar as portas.

Como lidar com este futuro nas empresas?

Esta é uma filosofia que leva um grande tempo para que todos os colaboradores entendam sua importância. Porém pode gerar grandes benefícios para a organização. Vamos então conferir como lidar com este futuro dentro das empresas.

Evoluir o relacionamento com os colaboradores e consumidores

O conceito de digital-first deve estar atrelado às interações humanas. Isso significa que seu site precisa ser atraente para usuários, facilitando o acesso de informações importantes, além de que os elementos precisam de conexões cada vez mais humanizadas.

Tornar análise de dados parte integrante do negócios

A análise de dados também está incluída no digital-first. Dados são informações de extrema importância para gerenciar todo o seu negócio.

Pois é através deles que você poderá identificar falhas, aumentar a produtividade e também a satisfação dos clientes e funcionários.

Contar com resiliência e elasticidade da nuvem

Algo que muitas pessoas ainda são resistentes para realizar a mudança é sobre o armazenamento na nuvem.

Portanto, é necessário passar aos empreendedores informações sobre a grande importância que o armazenamento na nuvem tem para negócios de diversas áreas. Assim, a empresa poderá continuar sendo competitiva e se expandir rapidamente.

Otimizar operações digitais para diminuir desperdício e melhorar eficiência

A transformação exige que os processos de negócio da empresa sejam o mais automatizados possível.

Desta forma é possível garantir maior produtividade e diminuir a ocorrência de erros. Essa automação pode ser feita através da hiperautomação que é uma das 4 tendências tecnológicas para 2022.

Agora que já aprendeu a como lidar com este futuro, que já é uma realidade que tal seguir a gente aqui e ficar por dentro de todos os assuntos no nosso blog? se inscreva na nossa newsletter. Nós aqui da vhsys, temos o maior prazer em poder contribuir de alguma maneira com o seu negócio, este é nosso propósito 🙂

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