Conecte-se ao empreendedorismo

ISS: Como funciona o Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza em Curitiba?

Tempo de Leitura: 3 minutos
gerenciamento financeiro
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

O ISS é um tributo que faz parte da vida de qualquer empresário. Por isso, é importante que, além de conhecer um pouco mais desse imposto criado dentro da Constituição Federal, entender as propostas e mudanças realizadas pelo município que você e sua empresa pertencem.

A Lei Complementar nº 116 é responsável por organizar uma lista que determina quais serviços devem entrar no recolhimento, sejam estes serviços prestados por empresas ou profissionais autônomos. Com o conhecimento da natureza do seu negócio, você, como contribuinte, pode usar a alíquota determinada pelo município para o seu serviço em cima do preço do serviço prestado, como a seguir:

Valor do serviço x alíquota do ISSQN = ISSQN a ser recolhido
Exemplo: R$ 5.000 x 4% = R$ 200.

Ou seja, além das leis gerais determinadas pelo Governo Nacional, é importante, também, conhecer os pontos incluídos pelos municípios e as alíquotas de cada serviço, que podem variar de 2% a 5%.

>> Saiba o que é ISSQN: Imposto sobre serviços de qualquer natureza

Curitiba

Fundada em 1853, Curitiba é a capital do Paraná, o mais populoso do estado e da região Sul, além do 8º mais populoso do Brasil, segundo o IBGE (2016). O PIB do município é o quarto maior do país e cerca de 20% do valor total correspondem a impostos sobre produtos líquidos de subsídios a preços correntes (IBGE, 2013).

Ainda de acordo com o IBGE em 2012, a cidade possuía 108.474 unidades locais, 103.211 empresas e estabelecimentos comerciais atuantes e 780.390 trabalhadores. Dentro desse universo, vemos a prestação de serviços render 42.164.53 mil reais ao produto interno bruto municipal, sendo a maior fonte ao PIB do município, destacando-se principalmente na área do comércio.

Com todas essas informações, é fácil percebermos a importância do ISS como tributação da maior renda da capital. Ainda mais importante, é ficarmos atentos às regras de alíquota e legislação na cidade para os prestadores de serviços.

Segundo a prefeitura, a alíquota do ISS na cidade varia de 2% a 5%, assim como dentro do estipulado na Lei Complementar Nº 116. O que pode variar esse valor é o tipo de serviço prestado (disponível no Art.4o. da LC no. 40/2001). Veja alguns exemplos de alíquotas praticadas:

2% (dois por cento):

  • transporte coletivo;
  • arrendamento mercantil (leasing);
  • serviços para destinatário no exterior;
  • escolas do ensino fundamental, educação pré-escolar, educação média de formação geral e ensino;
  • atividades de Unidade de Central de Atendimento (Call Centers) e de assistência técnica remota;
  • feiras, exposições, congressos, shows e eventos.

2,5% (dois e meio por cento):

  • limpeza e conservação;
  • vigilância;
  • agenciamento, corretagem e intermediação de seguros;
  • representação comercial;
  • composição gráfica;
  • recauchutagem de pneus.

4% (quatro por cento):

  • hospitais, sanatórios, manicômios, casas de saúde, prontos-socorros;
  • operadoras de planos de assistência à saúde e cooperativas de serviços;
  • serviços de registros públicos, cartórios e notariais.

5,0% (cinco por cento):

  • Demais atividades;
  • Retenção na fonte prevista no inciso XIII do Artigo 8º desta Lei.

2% (dois por cento), quando prestados para o SUS, os serviços de (Inciso acrescentado pela Lei Complementar Nº 106 DE 08/12/2017):

  • medicina e biomedicina;
  • análises clínicas, patologia, eletricidade médica, radioterapia, quimioterapia, ultrassonografia, ressonância magnética, radiologia e tomografia;
  • hospitais, clínicas, laboratórios, sanatórios, manicômios, casas de saúde, prontos-socorros e ambulatórios;
  • casas de repouso e de recuperação, creches e asilos;
  • bancos de sangue, leite, pele, olhos, óvulos e sêmen;
  • coleta de sangue, leite, tecidos, sêmen, órgãos e materiais biológicos de qualquer espécie.

Listamos alguns exemplos listados pela prefeitura de Curitiba para as alíquotas designadas para os serviços que devem efetuar o recolhimento do ISSQN. Como já falamos em nosso outro artigo sobre o que é ISSQN, a alíquota para recolhimento do imposto retido na fonte é de 5% (cinco por cento), já prevista no Art.6o. Dec.no. 67/81 e deverá ser aplicada sobre o total do serviço no mês anterior.

Para optantes pelo Simples Nacional com retenção/substituição, a alíquota deverá ser informada na nota fiscal pelo prestador, bem como o valor do ISS retido.

Outras determinações do ISS de Curitiba

Dentre outras regras gerais determinadas pelo município, estão a efetuação do pagamento do ISS até o dia 20 de cada mês por meio do DAM – Documento de Arrecadação Municipal (Segundo a prefeitura, a escrituração e a emissão do DAM só podem ser feitos por via eletrônica, através do Sistema ISS-Curitiba, disponível no site da mesma), conforme Decreto no. 1442/2007, exceto os Órgãos Públicos Federais relacionados no Decreto no.1637/2005.

Em caso de atraso, são incididos sobre o valor do ISS devido:

  • atualização monetária;
  • multa e juros de mora (sobre o valor atualizado).

Todos os impostos municipais são pagos diretamente nos bancos conveniados à Prefeitura ou nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa Econômica Federal.

Com todas essas informações, fica mais fácil ainda você entender as regras e leis que permeiam o pagamento do imposto ISS. Mesmo com atualização constante e estudos sobre o tema, é sempre importante que você, como empresário, possa contar com uma ótima assessoria de contabilidade, para cuidar de toda a gestão da sua empresa com maestria e sempre crescendo de forma saudável.

Você precisa diminuir seu lado operacional, para ter mais tempo de gerir sua empresa e tomar decisões? Conte com o VHSYS, um Sistema Online de Gestão Empresarial completo e simples de usar que vai facilitar sua vida e melhorar seus processos empresariais. Conte com a gente.

Boa gestão!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!