Conecte-se ao empreendedorismo

Como fazer emissão de nota fiscal sem ter empresa aberta?

Tempo de Leitura: 2 minutos
Como fazer emissão de nota fiscal sem ter empresa aberta?
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Foi contratado para realizar um serviço ou vender um produto e para receber o pagamento o contratante exige a emissão de nota fiscal. Mas você não tem empresa aberta, como fazer? Neste artigo vamos apresentar suas alternativas.

Legislação: por que fazer emissão de nota fiscal?

A Lei Nº 8.846, de 21 de janeiro de 1994 afirma que a emissão de nota fiscal – recibo ou pagamento equivalente – relativo à venda de mercadores, serviços e operações de alienação de bens móveis, deve ser feita. Não trata-se de um comprovante da operação, na verdade, seu principal objetivo tem relação com a correta tributação sobre a transação realizada.

Temos então que não emitir nota fiscal incorre num problema de “ilegalidade”. Por isso, quem não tem empresa aberta precisa recorrer a uma das três alternativas apresentadas a seguir:

Nota fiscal avulsa

Existe a possibilidade de pessoas físicas fazerem a emissão de nota fiscal.

Em geral, para a emissão de nota fiscal é necessário realizar um cadastro na prefeitura da cidade. Após esse processo, pode-se obter notas avulsas em papel ou a emissão pode ser feita por meio eletrônico, a NFS-e.

Mas preste atenção, porque nem todas as prefeituras disponibilizam esse procedimento.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

RPA

Já ouviu falar em Recibo de Pagamento Autônomo? Trata-se de um documento que pode ser adquirido pronto, em papelarias.  Ele é utilizado para comprovar uma transação econômica realizada por um profissional autônomo.

Sobre o RPA incidem os descontos para o INSS e IRRF. Dependendo da legislação municipal ainda poder ser descontados ISS.

Se esse serviço for uma situação ocasional o recibo ou a nota fiscal avulsa devem servir. Porém, se pretende utilizar a prestação de serviço como uma fonte extra de geração de renda, considere a possibilidade de realizar o cadastro de Microempreendedor individual, o MEI.

O procedimento é bastante simples, podendo ser realizado todo por meio online. Já falamos sobre isso nesse artigo.

O cadastro no MEI garante vários benefícios e possibilidade de crescimento. No Portal do Empreendedor você pode encontrar dicas de como proceder. E para ajudá-lo com a gestão conte com este blog.

Tem alguma sugestão de tema? Comente!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!