A importância de escolher a plataforma de e-commerce certa

23.05.2019
como escolher uma plataforma de ecommerce

Depois de idealizar seu e-commerce, chegou a hora de colocar a mão na massa e escolher a plataforma certa.

E, esse é um dos fatores mais importantes para sua loja online, pois a escolha certa da plataforma vai garantir uma boa taxa de conversão e excelentes resultados para o seu negócio.

Mas, como escolher a plataforma ideal, principalmente, de acordo com o seu nicho de mercado? É justamente por isso que decidimos escrever este artigo, para te ajudar e facilitar sua escolha.

Primeiro você precisa ter em mente que a plataforma certa possui:

  • Ótimo SEO;
  • Fácil cadastro de regras de marketing com agendamento;
  • Criação de qualquer regra de cupons de desconto com programação automática;
  • Gestão completa de pedidos e clientes;
  • Cadastro de produto fácil e customizado de acordo com o negócio;
  • Envio automático de e-mails transacionais e SMS a cada alteração do status do pedido;
  • Integrações com as principais ferramentas do mercado, como ERPs, e-mail marketing, marketplaces, redes sociais, chat, entre outras;
  • Relatórios completos e inteligentes para acompanhar os resultados do negócio;
  • Customizável de acordo com seu negócio;
  • Alta performance e escalabilidade.

Agora, me acompanhe para entender melhor todos esses fatores. Vamos lá!

O que é uma plataforma de e-commerce?

Uma plataforma de e-commerce, basicamente, é o sistema que será responsável por todo o gerenciamento de uma loja online.

Isso inclui a sua criação, inclusão de produtos, administração do estoque e preço, inclusão de meios de pagamento, gerenciamento de frete, controle do envio de pedidos, dentre outras rotinas de um negócio online.

Importância de escolher a plataforma certa

No começo do texto, você viu de forma rápida um pouco da importância de escolher a plataforma certa. Agora, vamos entender melhor toda essa relevância.

Bom, quando você começa a planejar sua loja virtual, uma das primeiras etapas é a escolha da plataforma. Por isso, você precisa pesquisar bastante e analisar cada vantagem que ela te oferece.

Não faça essa escolha por impulso, o sistema certo para o seu negócio deve ter bons recursos e que tenham o foco principal na venda. Afinal, ninguém escolhe montar uma loja online se o objetivo não é vender, concorda?

Outro ponto que você deve analisar, é se existe uma boa integração com buscadores como o Google, além das mídias sociais. Isso já facilita muito a divulgação da loja.

Leve em consideração se a plataforma que você escolheu possui bons recursos de SEO. Além disso, se o cadastro de produtos pode ser feito de forma rápida e simples, para que você e sua equipe possam ter tempo de focar nas vendas e no atendimento ao cliente.

Por falar em atendimento, é importantíssimo  que o sistema possua integração com chat, para facilitar a comunicação com o seu cliente.

Integrações e escalabilidade

O programa também deve ter integração com os principais marketplaces do mercado. Porém, essa integração deve ser funcional, ou seja, você poderá escolher quais os produtos anunciar no marketplace parceiro, além de atualizar os dados quando houver qualquer alteração.

Lembra que falamos que a plataforma não pode ser engessada? Então, pesquise se a plataforma que você pretende contratar tem a capacidade de acompanhar seu crescimento.

Imagine começar a vender muito mais do que você pretendia e o sistema começar a apresentar diversos problemas?

Ele precisa ter uma boa escalabilidade para suportar o crescimento das vendas e um bom servidor para seguir seu progresso.

E, claro, você deve conseguir analisar tudo isso através de bons relatórios. Pois, são eles que dirão como anda o resultado da sua loja online.

Magento, a plataforma usada por mais de 500 mil lojas no mundo

Uma das plataformas mais relevantes do mercado e que está sempre evoluindo em termos tecnológicos, oferecendo todas as vantagens citadas acima é a Magento.

Só para você ter uma noção do quanto ela é incrível e não vai te deixar na mão: mais de 500 mil lojas em todo o mundo a utiliza. Um dado para não deixar ninguém com dúvida da sua enorme capacidade de fazer um e-commerce vender, já que ela foi validada por um grande público.

Magento é ágil, robusta, segura, escalável, capaz de integração com as melhores ferramentas, como as seguintes:

  • Chat, Whatsapp, SMS por status de entrega;
  • Marketplaces;
  • ERP;
  • E-mail marketing;
  • Recuperação de carrinho abandonado;
  • Correios;
  • Transportadora e muito mais.

Escolher o ERP é tão importante quanto escolher a plataforma para sua loja

Não basta escolher a plataforma certa, se o sistema de ERP não for adequado ao seu e-commerce. Ele precisa ser uma solução completa e possuir um suporte que seja eficiente e veloz.

Para evitar erros ao escolher o ERP, pesquise e compreenda quais são as necessidades do seu negócio para que a gestão seja eficiente.

Partindo deste princípio, busque e analise o sistema que melhor se encaixa no seu e-commerce.

Existem especialistas em Magento que entregam sua loja virtual com o sistema de gestão VHSYS já integrado.

Essa integração permite o envio de boletos, faturas, notas fiscais de serviço (NFS-e) de forma automática aos seus clientes. Você será responsável apenas pelo controle de atrasos e baixa bancária. Uma ótima solução para o seu negócio.


Este texto foi produzido por Hugo Garcez. Viciado em Marketing e Tecnologia, é co-fundador da Wishtech. Empresa especializada em desenvolver loja online em Magento 2 para pequenas e médias empresas.

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça o VHSYS

Sistema de

Gestão Completa VHSYS

Emita Notas Fiscais

Gerencie as Vendas

Controle o Estoque

Organize seu Financeiro

Saiba mais
Desbloquear conteúdos

Torne-se um empreendedor de sucesso. Tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos gratuitamente.