Como encontrar o ponto de equilíbrio financeiro?

Jorge

Como encontrar o ponto de equilíbrio financeiro?

O ponto de equilíbrio financeiro é a combinação de valores que indica qual é a receita necessária para que sua empresa consiga cobrir todos os custos de funcionamento. Toda empresa visa lucro e o lucro está intimamente atrelado ao ponto de equilíbrio financeiro, vejamos: Por que ele é importante? Como calculá-lo? Continue lendo este artigo e entenda..

O que é ponto de equilíbrio financeiro?

Trata-se de um indicador de segurança do negócio, por meio dele, é possível  saber qual a quantia necessária para que as despesas e custos estejam igualados. Em outras palavras, é um cálculo que mostra com quanto e a partir de que ponto a empresa consegue saldar suas despesas e passa a ter lucro.

Por que usá-lo?

Fazer a estimativa do ponto de equilíbrio financeiro, com a maior precisão possível, torna mais visível saber se o plano de negócio da empresa está adequado. Essa ferramenta de gestão de negócio faz com que se saiba quanto é preciso vender, mês a mês, para pagar a contas e, consequentemente, como obter lucro. Com base nessa estimativa o gestor pode escolher cortas custos, investir em determinados setores, em detrimento de outros, por exemplo. Diminuindo as possibilidades de prejuízo.

Como calculá-lo?

Há uma fórmula bastante simples para realizar esse cálculo:

Ponto de equilíbrio: despesas fixas  /  margem de contribuição

Para aplicá-la é necessário entender dois conceitos: despesas fixas e margem de contribuição.

As despesas fixas, como sugerem as palavras, são os custos necessários para manter a empresa em operação. Por exemplo: aluguel, contas de água, luz, internet, produtos de higiene e limpeza, manutenção, segurança, materiais de escritórios e afins.

Já a margem de contribuição é o que efetivamente se ganha com as vendas, Somam-se os custos de produção, taxas e comissões e acrescenta-se a margem de contribuição. Esse excedente – dos custos – é o que será usado para pagar as despesas fixas da empresa e depois para o lucro da mesma. Em  suma,  a margem de contribuição  é a Receita menos o custo variável.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

O cálculo do ponto de equilíbrio financeiro é uma ferramenta de gestão, que dará uma ideia dos custos envolvidos na manutenção de seus negócios, indicando qual a quantidade de vendas necessárias. Essas informações devem afetar e direcionar as estratégias de negócio.

Como sua empresa lida com o ponto de equilíbrio financeiro? Comente!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações

FECHAR

VHSYS - Sistema de Gestão Empresarial