Conecte-se ao conhecimento

Como encontrar o ponto de equilíbrio financeiro?

Como encontrar o ponto de equilíbrio financeiro?

O ponto de equilíbrio financeiro é a combinação de valores que indica qual é a receita necessária para que sua empresa consiga cobrir todos os custos de funcionamento. Toda empresa visa lucro e o lucro está intimamente atrelado ao ponto de equilíbrio financeiro, vejamos: Por que ele é importante? Como calculá-lo? Continue lendo este artigo e entenda..

O que é ponto de equilíbrio financeiro?

Trata-se de um indicador de segurança do negócio, por meio dele, é possível  saber qual a quantia necessária para que as despesas e custos estejam igualados. Em outras palavras, é um cálculo que mostra com quanto e a partir de que ponto a empresa consegue saldar suas despesas e passa a ter lucro.

Por que usá-lo?

Fazer a estimativa do ponto de equilíbrio financeiro, com a maior precisão possível, torna mais visível saber se o plano de negócio da empresa está adequado. Essa ferramenta de gestão de negócio faz com que se saiba quanto é preciso vender, mês a mês, para pagar a contas e, consequentemente, como obter lucro. Com base nessa estimativa o gestor pode escolher cortas custos, investir em determinados setores, em detrimento de outros, por exemplo. Diminuindo as possibilidades de prejuízo.

Como calculá-lo?

Há uma fórmula bastante simples para realizar esse cálculo:

Ponto de equilíbrio: despesas fixas  /  margem de contribuição

Para aplicá-la é necessário entender dois conceitos: despesas fixas e margem de contribuição.

As despesas fixas, como sugerem as palavras, são os custos necessários para manter a empresa em operação. Por exemplo: aluguel, contas de água, luz, internet, produtos de higiene e limpeza, manutenção, segurança, materiais de escritórios e afins.

Já a margem de contribuição é o que efetivamente se ganha com as vendas, Somam-se os custos de produção, taxas e comissões e acrescenta-se a margem de contribuição. Esse excedente – dos custos – é o que será usado para pagar as despesas fixas da empresa e depois para o lucro da mesma. Em  suma,  a margem de contribuição  é a Receita menos o custo variável.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

O cálculo do ponto de equilíbrio financeiro é uma ferramenta de gestão, que dará uma ideia dos custos envolvidos na manutenção de seus negócios, indicando qual a quantidade de vendas necessárias. Essas informações devem afetar e direcionar as estratégias de negócio.

Como sua empresa lida com o ponto de equilíbrio financeiro? Comente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.