Como calcular pagamento?

Uma das principais questões que acompanham os gestores é como calcular o pagamento dos colaboradores. Estamos habituados com a existência de “dois” tipos de salários: o bruto e o liquido. Vamos entender nesse artigo qual a diferença entre essas expressões e como é calculado o valor do pagamento. Salário bruto Por salário bruto, entende-se o […]

Uma das principais questões que acompanham os gestores é como calcular o pagamento dos colaboradores. Estamos habituados com a existência de “dois” tipos de salários: o bruto e o liquido. Vamos entender nesse artigo qual a diferença entre essas expressões e como é calculado o valor do pagamento.

  • Salário bruto

Por salário bruto, entende-se o montante que ainda não sofreu deduções fiscais. Ou seja, é o valor cheio que uma empresa investe na contratação de um colaborador.

  • Salário liquido

Diz-se “líquido” o salário que já recebeu as deduções, descontos e retenções que lhe correspondem. É o montante que de fato o colaborador recebe.

Então, como calcular o salário?

É preciso considerar qual o tipo de atividade desenvolvida pelo colaborador, e depois classificá-lo de acordo com a categoria, comerciário, por exemplo. Feito

isso, é hora de analisar a frequência de cada colaborador, verificando também os eventuais adicionais e benefícios legais: noturno, insalubridade ou perigo a que ele está exposto.

Importante!

Como calcular salários?

A contribuição para o INSS é calculada baseando-se no salário bruto, a contribuição segue o valor a ser recebido, quanto mais se ganha, mais se desconta.

Já o valor retido para o imposto de renda é calculado com base no salário bruto, retirando-se o valor da contribuição para o INSS.

Sobre as férias?

O período de férias deve ser concedido um ano após a contratação. Considera-se, além do salário base, o período de trabalho do colaborador, se o período for de 12 meses, ele receberá o salário integral, acrescido de 1/3 de abono.  No pagamento continuam sendo descontadas as contribuições ao INSS e ao Imposto de renda. Esse pagamento deve ser feito até dois dias antes do inicio do período de gozo.

Experimente gratuitamente o VHSYS!

Alguma dúvida ou sugestão? Conte com a gente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.