Como calcular pagamento?

VHSYS

Como calcular o salário?

Uma das principais questões que acompanham os gestores é como calcular o pagamento dos colaboradores. Estamos habituados com a existência de “dois” tipos de salários: o bruto e o liquido. Vamos entender nesse artigo qual a diferença entre essas expressões e como é calculado o valor do pagamento.

  • Salário bruto

Por salário bruto, entende-se o montante que ainda não sofreu deduções fiscais. Ou seja, é o valor cheio que uma empresa investe na contratação de um colaborador.

  • Salário liquido

Diz-se “líquido” o salário que já recebeu as deduções, descontos e retenções que lhe correspondem. É o montante que de fato o colaborador recebe.

Então, como calcular o salário?

É preciso considerar qual o tipo de atividade desenvolvida pelo colaborador, e depois classificá-lo de acordo com a categoria, comerciário, por exemplo. Feito

isso, é hora de analisar a frequência de cada colaborador, verificando também os eventuais adicionais e benefícios legais: noturno, insalubridade ou perigo a que ele está exposto.

Importante!

Como calcular salários?

A contribuição para o INSS é calculada baseando-se no salário bruto, a contribuição segue o valor a ser recebido, quanto mais se ganha, mais se desconta.

Já o valor retido para o imposto de renda é calculado com base no salário bruto, retirando-se o valor da contribuição para o INSS.

Sobre as férias?

O período de férias deve ser concedido um ano após a contratação. Considera-se, além do salário base, o período de trabalho do colaborador, se o período for de 12 meses, ele receberá o salário integral, acrescido de 1/3 de abono.  No pagamento continuam sendo descontadas as contribuições ao INSS e ao Imposto de renda. Esse pagamento deve ser feito até dois dias antes do inicio do período de gozo.

Experimente gratuitamente o VHSYS!

Alguma dúvida ou sugestão? Conte com a gente!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações