Como calcular o valor de uma empresa?

Jorge

Como calcular o valor de uma empresa?

Comprar ou vender empresa exige do empreendedor algum senso de oportunidade e muito estudo. Um dos fatores mais importantes nesses processos é encontrar o valor de uma empresa. Existem diferentes métodos de avaliação dos valor de uma empresa, os mais utilizados pelos investidores, de modo geral são: a abordagem do Lucro Econômico, Abordagem de Múltiplos e Abordagem do Fluxo de Caixa Descontado. E é sobre o último que falaremos neste artigo.

Medir o valor de uma empresa, ainda que não se tenha a intenção de vendê-la, é importante para entender como anda a saúde financeira da mesma. Essa informação deve nortear os processos estratégicos e tomadas de decisão do empreendedor.

Fluxo de Caixa Descontado: o que é?

O fluxo de caixa descontado é o cálculo que lança uma taxa de desconto sobre a projeção de fluxo de caixa normal. O objetivo dessa taxa é reduzir uma taxa de risco – custo de oportunidade, depreciação e outros custos variáveis –  da  soma dos valores que imagina-se que a empresa receberá em um período futuro pré-determinado. Chegando então a uma valor presente, que é o valor que a empresa tem nesse momento.

Muito fatores estão implicado nesse cálculo: qual a taxa de crescimento da empresa? Qual o risco enfrentado nas oscilações do mercado? Para que esse valor seja encontrado com a maior precisão possível é necessário contar com a assessoria de um profissional especializado, o contador. Ele detém as técnicas e conhecimentos precisos para que a análise, e o valor encontrado, seja mais próximo do real.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Em suma, o profissional irá avaliar quais as possibilidades de ganho da empresa, com base nos investimentos dos custos relativos à manutenção do negócio, bem como de seus capitais. Assim, a empresa vale não necessariamente o que ela tem, mas que ela pode lucrar.

É um equívoco medir o valor de uma empresa baseado na estrutura que ela possui. Uma empresa é composta por sua estrutura, sua carta de clientes, sua reputação e posicionamento no mercado. Todos esses fatores influenciam no momento em que um possível investidor avalie seu negócio.

Reiteramos a necessidade de contar com uma profissional especializado. Com essa assessoria é possível detectar maneiras de fazer com que o valor de sua empresa cresça.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado. Compartilhe e deixe seu comentário.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações