Saiba como calcular corretamente a depreciação de bens usados - VHSYS

Como calcular a depreciação de bens usados

Consultor VHSYS

Quando se fala em patrimônio empresarial, cuidar da depreciação de bens é essencial. Esse termo se refere ao encargo periódico que determinados ativos sofrem com seu uso, o que pode ser ocasionado por desgaste natural ou obsolescência. A taxa de depreciação é anual e fixada em função do prazo pelo qual imagina-se que o bem possa ainda vir a ser utilizado. Como calcular, então, a depreciação de um bem adquirido já usado?

Planilha de controle de bens - Download

De acordo com a legislação que versa sobre o Imposto de Renda, a depreciação de bens adquiridos usados segue alguns critérios:

– Metade da vida útil do bem quando adquirido novo;

– Restante da vida útil, considerada desde a primeira instalação para uso do bem;

Vamos imaginar a seguinte situação: um bem quando adquirido teria uma vida admissível de 2,5 anos, no entanto, foi comprado com um ano de uso. Logo, ele tem quase metade do tempo de vida útil e, portanto, recebe uma taxa de 40% de depreciação.

Outro exemplo: um caminhão de carga inicialmente tem uma vida útil de 4 anos. Porém, se adquirido após 3 anos de fabricação, ele poderá ser depreciado em um, aplicando-se assim uma taxa de 50% ao ano.

Conheça o sistema de gestão empresarial VHSYS!

Por que é importante manter o controle da depreciação dos bens?

Acompanhar a depreciação dos ativos da empresa é fundamental para que a gestão patrimonial seja feita de modo adequado. Com esses registros fica mais fácil ter uma dimensão de como seus bens estão organizados, podendo planejar antecipadamente quando os itens devem ser trocados e assim fazer uma reserva financeira antes do fim de sua vida útil.

Para facilitar essa gestão, você pode utilizar o aplicativo Controle de Bens. A ferramenta permite monitorar as condições dos ativos da sua empresa, registrando informações importantes como seus dados, localização, valor, vida útil, taxa de depreciação anual, garantia, data de compra, além de imprimir etiquetas, anexar arquivos e gerar relatórios e gráficos – tudo isso para tornar a operação mais eficiente e ágil.

O aplicativo é integrado ao sistema de gestão VHSYS, que oferece soluções completas para otimizar os processos empresariais e facilitar a vida do empreendedor. O software dispõe de módulos específicos para os diferentes setores, como estoque, compras, financeiro, serviços, vendas e faturamento, cada um trazendo recursos usados no dia a dia do seu negócio.

Faça uma boa gestão dos bens e das operações da sua empresa e teste gratuitamente o VHSYS

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Consultor VHSYS
Sobre o autor
Consultor VHSYS

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais