Com inflação e protestos, varejo prevê recuperação só em setembro - VHSYS Blog

Com inflação e protestos, varejo prevê recuperação só em setembro

VHSYS

Com o impacto da inflação na renda do consumidor, a queda de confiança e os reflexos dos protestos das últimas semanas, o varejo já considera “comprometido” o resultado das vendas esperadas para este mês e agosto.

A previsão é do presidente do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), Flávio Rocha, que representa 42 empresas do setor. Entre elas varejistas de alimentos, eletrodomésticos, material de construção, móveis e vestuário.

“Nosso índice antecedente de vendas, que previa forte recuperação em julho e agosto, já fica ameaçado ante esse novo cenário”, afirma o executivo, que comanda também a Riachuelo.

Apesar de considerar pontuais as consequências das manifestações, Rocha diz que as lojas “sentiram o impacto”. “Não ficaram o tempo todo abertas. E quando funcionaram, sentiram a queda na confiança do consumidor.”

Para o professor Cláudio Felisoni, coordenador do Provar Provar (Programa de Administração de Varejo) e do Ibevar (instituto de executivos do setor), os juros mais altos e o comprometimento da renda das famílias para pagar dívidas acima de 90 dias devem “segurar” os resultados do varejo neste ano.

“Acho difícil uma recuperação neste ano. O comércio de bens duráveis deve sentir ainda mais, porque o corte do IPI foi estendido, mas com redução do desconto”, afirma.

De abril a junho de 2012 sobre ano anterior, as vendas tiveram expansão de 6,1% acima da inflação. Neste ano, no mesmo período, o resultado foi mais tímido: 1,3%.

Na estimativa do Provar, o setor deve crescer, no máximo, cerca de 2% neste ano, ante 8% em 2012.

Rocha, do IDV, é mais otimista: “O setor vem crescendo acima do PIB desde 2003. Nossa avaliação é que neste ano esse percentual fique ao redor de 4%.”

Hoje, integrantes do IDV vão ao Congresso pedir que a medida provisória para a desoneração da folha de pagamento do setor seja aprovada em caráter de urgência.

Fonte: Folha de São Paulo

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações