Clube de Compras – Vale a pena investir?

VHSYS

Clube de Compras - Vale a pena investir?

Clubes de compras

O ato de assinar uma revista mensal não é nenhuma novidade. Há décadas este tipo de serviço existe no Brasil. E se, ao invés de uma revista, você recebesse mensalmente vinhos, livros ou lâminas de barbear?

Os clubes de compras ou clubes de assinatura vem ganhando espaço no comércio virtual brasileiro. Neste modelo você paga uma assinatura e recebe mensalmente, bimestralmente ou trimestralmente um produto ou um conjunto de vários ítens.

Artigos dos mais variados ramos podem ser objeto de um clube de assinaturas. Desde os mais comuns, como cervejas e vinhos, até fraldas, pimentas e lâminas de barbear.

No Brasil o faturamento das empresas que mantém clubes de assinaturas deve atingir o primeiro bilhão de reais neste ano. Um mercado ainda pequeno se comparado aos Estados Unidos, onde este tipo de comércio já está consolidado e movimenta cerca de dez bilhões de dólares ou 35 bilhões de reais por ano.

 

clube-de-compras-03

Mas qual a real vantagem em se aderir a um clube de assinaturas?

Uma delas pode ser o preço. Como para as empresas é melhor vender mais, mesmo com uma margem menor, e um clube de fraldas, por exemplo, compra em grande escala, os produtos podem ser oferecidos por um preço inferior que o encontrado em supermercados e farmácias.

Outra pode ser a comodidade de receber o produto sem precisar sair de casa. Basta se cadastrar, efetuar o pagamento e receber sua compra sem correr o risco de esquecer ou não encontrar a marca favorita. Esta pode ser a alternativa perfeita para muitos homens que aderem a um clube de assinatura de lâminas de barbear, por exemplo.

E a terceira, mas não menos importante, é a chance de experimentar ítens que até pouco tempo atrás não estavam acessíveis a todos. Por serem importados ou estritamente regionais, eram raros de serem encontrados. Se você vive em um grande centro urbano talvez tenha acesso a uma gama maior de opções. Mas e se você mora em uma cidade de cinco mil habitantes no interior do Ceará? Dificilmente encontraria uma cerveja produzida em uma colônia alemã de Santa Catarina ou um chocolate importado do Irã.

 

Clube de Compras - Vale a pena investir?

Nem tudo são flores

Mas nem tudo é perfeito neste modelo. Uma empresa que gerencia um clube de compras pode ter centenas de assinantes e mesmo assim não ser lucrativa. Uma dificuldade encontrada pode ser o gerenciamento do estoque ou para efetuar cobranças recorrentes, atividades que o Sistema de Gestão Online VHSYS está preparado.

Mas o principal custo, assim como para qualquer e-commerce, é o transporte e logística destes materiais.

Ao contrário de outros paises que diversificaram o modal de transportes, no Brasil o principal meio de entrega é o frete rodoviário, atrasando, dificultando e muitas vezes tirando a competitividade de alguns nichos. Por que pagar mais caro em um produto que encontro no mercadinho da esquina de casa pela metade do preço?

Outra questão é a perda de interesse ou atratividade de alguns clubes compras. Você não precisa de um tênis novo todo mês, então por que pagar mensalmente por um serviço assim? Ou, você percebe que está jogando dinheiro fora, já que o novo lote de cerveja especiais chegou mas as recebidas no mês anterior ainda estão intactas na geladeira.

Para manter o modelo atrativo e não entrar em decadência, como ocorreu com os clubes de compras coletivas, que geravam fluxo mas não retiam clientes, os clubes de assinatura vão precisar de folêgo para convencer sobre suas vantagens em relação ao modelo tradicional de compras, além de muito investimento em marketing.

 

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

1 COMENTÁRIO

Maria Violeta dr Oliveira
15/10/2016 - 06:34:44

Bem interessante , vou ver se participo.

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações