A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um dos principais documentos do trabalhador brasileiro. Nela está listado todo o histórico de sua vida profissional, incluindo seus empregos atuais e anteriores, atualizações de salários, anotações de férias, entre outros. Ela é imprescindível para se conseguir um emprego formal.
O que você vai encontrar?
ToggleAté o mês de Fevereiro de 2020 a Carteira de Trabalho era emitida no formato impresso – aquela caderneta de capa azul emitida apenas com hora marcada nas secretarias municipais e distritais.
Como o processo de agendamento e retirada era muito demorado, o governo brasileiro resolveu adotar um formato digital que é mais prático e acessível a todos.
Como essa migração da carteira física para a digital ainda é recente, muitos brasileiros ainda estão com dúvidas de como solicitar o seu documento, se a carteira impressa ainda valerá, e diversas outras dúvidas.
Veja o que você vai encontrar aqui neste post:
- O que é a Carteira de Trabalho Digital?
- Quais as vantagens da Carteira de Trabalho Digital para os trabalhadores e para as empresas?
- Como é feita a contratação pela Carteira de Trabalho Digital?
- A minha Carteira de Trabalho impressa não vale mais?
- Qual é o número da Carteira de Trabalho Digital?
- Quem pode solicitar a versão digital?
- Quanto custa para solicitar a Carteira de Trabalho Digital?
- Não tenho carteira de trabalho, posso fazer a digital?
- Como fazer a Carteira de Trabalho Digital?
O que é a Carteira de Trabalho Digital?
A Carteira de Trabalho Digital é um documento eletrônico com o mesmo objetivo da antiga CTPS impressa. Ou seja, é o mesmo documento, mas em uma versão online.
Esse novo formato funciona da mesma maneira que o anterior, com os locais de trabalho que o profissional já foi registrado, o tempo que trabalhou, as condições de contrato, bem como todos os dados individuais e trabalhistas.
A grande diferença é a forma de emissão, que agora é feita pela internet e não precisa mais de agendamentos. Além disso, agora também não é mais necessário uma segunda via da Carteira de Trabalho.
Em caso de perdas ou esgotamento de espaço, basta solicitar a versão digital e o banco de dados já identifica todas as empresas com as quais o trabalhador manteve vínculo e mantém o cadastro atualizado.
Quais as vantagens da Carteira de Trabalho Digital para os trabalhadores e para as empresas?
Como toda mudança, todos esperavam alguma melhoria no processo de contratação e afins com a Carteira de Trabalho Digital. E foi exatamente isso que aconteceu.
Mas as melhorias não servem somente para as empresas. Os trabalhadores também terão boas vantagens com a nova Carteira de Trabalho. Veja quais são elas:
Vantagens da Carteira de Trabalho Digital para os trabalhadores
- Não precisa da versão impressa
- É possível baixar a carteira de trabalho digital no smartphone, bem como o arquivo PDF
- Não é preciso decorar o antigo número da CTPS, pois a identificação agora é com o CPF
Vantagens da Carteira de Trabalho Digital para as empresas
- Dispensa do manuseio do documento físico
- Não há mais necessidade de anotar informações no documento impresso, e nem lançar dados na CTPS digital
- Automatização do preenchimento das informações de contratação na carteira, que serão copiadas automaticamente do eSocial para a carteira digital.
Como é feita a contratação pela Carteira de Trabalho Digital?
Para a contratação, o trabalhador só precisará informar seu CPF para a empresa fazer o registro em carteira.
O registro é feito de forma eletrônica pelo empregador por meio do eSocial, projeto do Governo Federal de unificação do envio de dados dos trabalhadores.
Antes do trabalhador iniciar suas atividades na empresa, o empregador deve enviar o evento S-2200 (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador).
O prazo para que a pessoa contratada possa ver o registro de trabalho na sua Carteira Digital é de 48 horas após o envio das informações por parte da empresa.
A minha Carteira de Trabalho impressa não vale mais?
Vale sim! A migração para a versão digital é opcional e só é obrigatória para novas emissões. Se você ainda tem sua carteira impressa com espaços para anotações, ela continua valendo até você decidir migrar para o formato digital.
Inclusive, o governo orienta que você guarde a versão de papel da sua Carteira de Trabalho. Ela poderá ser útil no futuro na hora de comprovar tempo de serviço e outros aspectos da sua vida profissional.
Importante: Caso a empresa contratante não utilize o sistema do eSocial, a carteira de trabalho impressa será necessária.
Qual é o número da Carteira de Trabalho Digital?
A versão digital usa como número chave o CPF.
As empresas que já aderiram ao eSocial conseguirão realizar os procedimentos de contratação apenas com o número de CPF.
Quem pode solicitar a versão digital?
Todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Para isso, cada trabalhador precisa habilitar o documento, criando uma conta de acesso no sistema online de emissão.
Para facilitar, veja o passo a passo abaixo de como solicitar a Carteira de Trabalho Digital.
Quanto custa para solicitar a Carteira de Trabalho Digital?
Não é necessário realizar pagamento. A solicitação e cadastro no sistema são gratuitos.
Não tenho carteira de trabalho, posso fazer a digital?
Sim. Aqueles que já possuem a carteira de trabalho física já têm seus dados automaticamente migrados para a digital.
Agora, quem ainda não tem, precisa fazer o cadastro. E para te ajudar nisso, preparamos abaixo um passo a passo de como solicitar sua carteira de trabalho digital. Confira!
Como fazer a Carteira de Trabalho Digital?
O procedimento é fácil e pode ser solicitado por todo brasileiro ou estrangeiro que esteja registrado no Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Acompanhe o passo a passo:
Passo 1 – Acesse o site https://www.gov.br/pt-br/temas/trabalho-emprego, e em seguida, clique em “Iniciar” ao lado de “Obter a Carteira de Trabalho”.
Passo 2 – Na próxima página, leia o passo a passo para conseguir a senha de acesso, e ao final, clique em “Quero me cadastrar”.
Passo 3 – Agora, se você já possui uma conta no gov.br, basta digitar o seu CPF no lado direito.
Caso não tenha cadastro, clique no lado esquerdo em “Crie sua conta gov.br”
Você pode fazer o download da sua Carteira em formato PDF, ou usar ela no aplicativo. Acesse o passo a passo completo lançado pelo governo.
34 respostas
Ok. Mas como tirar a carteira de trabalho digital?
Olá João Victor,
A implementação do sistema de carteira de trabalho digital está ocorrendo gradativamente. Para saber se sua cidade já está operando com o novo sistema, acesso o site do Ministério do Trabalho http://www.mte.gov.br.
Posso dar entrada no seguro desemprego pela carteira digital?
Olá, Samanta! Como vai?
Sim. Você pode solicitar o seguro-desemprego tanto pelo portal clicando neste link, ou por meio do aplicativo da Carteira Digital, que está disponível gratuitamente para download em aparelhos Android e iOS.
Até mais! 😀
Ola, perto de finalizar o cadastro abri uma guia dizendo que meu cpf não consta no CNIS oque será que pode ser?
Olá, Beathriz. Como vai?
Antes de concluir o cadastro, você precisar ter certeza que seus dados cadastrais estão devidamente atualizados entre as bases da Receita Federal e da Previdência Social. Qualquer dado divergente pode barrar a finalização do cadastro.
Até mais!
Olá tudo bem? Meu filho precisa fazer a carteira de trabalho, para se escrever no 1° emprego de Jovem aprendiz, mais devido ao covid-19 encontra se tudo fechado, a carteira digital serve para ele, ou só para quem já tem carteira de trabalho ?
Olá, Lucilene. Por aqui estamos bem e você?
De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, todo cidadão brasileiro com CPF já possui uma Carteira de Trabalho Digital. No caso daqueles que nunca trabalharam com registro em carteira, o documento digital aparece apenas com dados pessoais de qualificação civil.
Até mais 😀
Olá, tudo bem?
Minha filha tem 14 anos, já fiz a carteira digital dela, porém gostaria de saber como saberemos o número do PIS?
E sendo digital, preciso ir fazer a carteira impressa?
Aguardo.
Desde já agradeço.
Olá, Rosane. Por aqui tudo certo e aí?
O PIS é um número gerado pela Caixa Econômica Federal que não é mais necessário para a contratação feita por empresas que aderiram ao eSocial. Agora, com o serviço simplificado, apenas o número do CPF será suficiente.
A carteira digital substitui a carteira física, sendo assim, você não precisa fazer a impressão do documento.
Esperamos ter ajudado!
Até mais 😀
Como faço pra saber o numero da carteira digita
Olá, Kayzy. Como vai?
Agora, com o novo formato da carteira de trabalho, o número que a empresa vai solicitar para registrar seu vínculo empregatício é o seu CPF.
Até mais! 😀
O local que vou trabalhar exige a minha carteira física,como é meu primeiro emprego eu só tenho a carteira digital,como faço pra obter a física?
Olá, Vanessa. Tudo bem?
O surgimento da carteira digital substitui totalmente a carteira física. Assim, a carteira impressa já não é mais necessária.
Até mais! 😀
Oi bom dia pode utilizar a carteira de trabalho digital pra viagens de avião como faz pra comprovar essa digital também têm foto pra identificação. Minha irmã de dezesseis anos não têm RG e não têm como tirar devido a pandemia têm como ela tá fazendo a carteira digital e tá viajando com ela e com CPF.
Olá, Patrícia. Tudo bem?
Infelizmente, a CTPS Digital não é válida como documento de identificação.
Até mais.
É possível tirar a carteira digital sem antes ter feito uma outra, não tenho carteira?!
Olá, Jô. Como vai?
Sim. De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, todo cidadão brasileiro com CPF já possui uma Carteira de Trabalho Digital.
Até mais.
Como faço pra retira uma segunda via da minha carteira de trabalho ?
Olá, Allessandro. Tudo certo?
Para tirar a 2ª via da Carteira de Trabalho, você pode agendar pelo site do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).
É importante saber que esse agendamento online não está disponível para alguns municípios. Se este for o seu caso, você deve ir até uma unidade do Ministério do Trabalho mais próxima ou ligue no número 158, para informações.
Até mais 🙂
Passando para fazer uma visita no blog.
O artigo ficou muito bom!
Olá, Eliane. Tudo bem?
Agradecemos muito o seu feedback 😀
Até mais!
Boa tarde, Larissa Medeiros!
Uma dúvida, quem fará as anotações na CTPS Digital, tipo: Férias, mudança de função, aumento de salário e etc….
Fico no aguardo….
Olá, Rogério. Como vai?
É tudo automático. A partir do momento que a empresa gera esses processos no sistema da folha, eles já saem na ctps digital.
Até mais 😀
Boa tarde Larissa
Tenho uma dúvida,meu filho não tem ainda o CPF eu consigo tirar uma nova carteira pra ele?
Seria a primeira carteira dele.
Olá, Alessandra. Como vai?
O CPF é um dos requisitos para fazer a carteira de trabalho. Nesse caso então, não será possível tirar o documento.
Até mais 🙂
Caso o menor de idade (17 anos) não estiver estudando, ainda assim pode tirar carteira de trabalho?
Olá, Vanna. Como vai?
Sim. Neste contexto, não há nenhuma questão que impeça a emissão do documento.
Até mais 🙂
Adorei seu Blog,Parabéns por estar interagindo com os comentários!
Bom
Olá, Ana! Tudo bem?
Que bom que você gostou do nosso conteúdo!?
Inscrevendo-se em nossa newsletter você recebe um conteúdo exclusivo a cada 15 dias! Confere lá!
Até mais ?
Olá, Maria, tudo bem?
Neste caso orientamos procurar o órgão responsável por aposentadoria para tirar suas duvidas!
Inss.
Assinando a nossa newsletter você fica por dentro dos melhores assuntos aqui do nosso blog ? Faça a sua inscrição
Tem q ter internet no celular para cadastra a carteira digital no sine?
Olá Vanessa.
Precisa sim, pois precisa baixar um aplicativo (Carteira de trabalho digital).
Até mais e muito sucesso ?