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Carteira de Trabalho Digital: como funciona?

Tempo de Leitura: 5 minutos
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A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um dos principais documentos do trabalhador brasileiro. Nela está listado todo o histórico de sua vida profissional, incluindo seus empregos atuais e anteriores, atualizações de salários, anotações de férias, entre outros. Ela é imprescindível para se conseguir um emprego formal.

Até o mês de Fevereiro de 2020 a Carteira de Trabalho era emitida no formato impresso – aquela caderneta de capa azul emitida apenas com hora marcada nas secretarias municipais e distritais.

Como o processo de agendamento e retirada era muito demorado, o governo brasileiro resolveu adotar um formato digital que é mais prático e acessível a todos.

Como essa migração da carteira física para a digital ainda é recente, muitos brasileiros ainda estão com dúvidas de como solicitar o seu documento, se a carteira impressa ainda valerá, e diversas outras dúvidas.

Veja o que você vai encontrar aqui neste post:

O que é a Carteira de Trabalho Digital?

A Carteira de Trabalho Digital é um documento eletrônico com o mesmo objetivo da antiga CTPS impressa. Ou seja, é o mesmo documento, mas em uma versão online.

Esse novo formato funciona da mesma maneira que o anterior, com os locais de trabalho que o profissional já foi registrado, o tempo que trabalhou, as condições de contrato, bem como todos os dados individuais e trabalhistas.

A grande diferença é a forma de emissão, que agora é feita pela internet e não precisa mais de agendamentos. Além disso, agora também não é mais necessário uma segunda via da Carteira de Trabalho. 

Em caso de perdas ou esgotamento de espaço, basta solicitar a versão digital e o banco de dados já identifica todas as empresas com as quais o trabalhador manteve vínculo e mantém o cadastro atualizado.

Quais as vantagens da Carteira de Trabalho Digital para os trabalhadores e para as empresas?

Como toda mudança, todos esperavam alguma melhoria no processo de contratação e afins com a Carteira de Trabalho Digital. E foi exatamente isso que aconteceu. 

Mas as melhorias não servem somente para as empresas. Os trabalhadores também terão boas vantagens com a nova Carteira de Trabalho. Veja quais são elas:

Vantagens da Carteira de Trabalho Digital para os trabalhadores

  • Não precisa da versão impressa
  • É possível baixar a carteira de trabalho digital no smartphone, bem como o arquivo PDF
  • Não é preciso decorar o antigo número da CTPS, pois a identificação agora é com o CPF

Vantagens da Carteira de Trabalho Digital para as empresas

  • Dispensa do manuseio do documento físico
  • Não há mais necessidade de anotar informações no documento impresso, e nem lançar dados na CTPS digital
  • Automatização do preenchimento das informações de contratação na carteira, que serão copiadas automaticamente do eSocial para a carteira digital. 

Como é feita a contratação pela Carteira de Trabalho Digital?

Para a contratação, o trabalhador só precisará informar seu CPF para a empresa fazer o registro em carteira. 

O registro é feito de forma eletrônica pelo empregador por meio do eSocial, projeto do Governo Federal de unificação do envio de dados dos trabalhadores.

Antes do trabalhador iniciar suas atividades na empresa, o empregador deve enviar o evento S-2200 (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador). 

O prazo para que a pessoa contratada possa ver o registro de trabalho na sua Carteira Digital é de 48 horas após o envio das informações por parte da empresa.

A minha Carteira de Trabalho impressa não vale mais?

Vale sim! A migração para a versão digital é opcional e só é obrigatória para novas emissões. Se você ainda tem sua carteira impressa com espaços para anotações, ela continua valendo até você decidir migrar para o formato digital.

Inclusive, o governo orienta que você guarde a versão de papel da sua Carteira de Trabalho. Ela poderá ser útil no futuro na hora de comprovar tempo de serviço e outros aspectos da sua vida profissional.

Importante: Caso a empresa contratante não utilize o sistema do eSocial, a carteira de trabalho impressa será necessária.

Qual é o número da Carteira de Trabalho Digital?

A versão digital usa como número chave o CPF. 

As empresas que já aderiram ao eSocial conseguirão realizar os procedimentos de contratação apenas com o número de CPF.

Quem pode solicitar a versão digital?

Todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Para isso, cada trabalhador precisa habilitar o documento, criando uma conta de acesso no sistema online de emissão.

Para facilitar, veja o passo a passo abaixo de como solicitar a Carteira de Trabalho Digital.

Quanto custa para solicitar a Carteira de Trabalho Digital?

Não é necessário realizar pagamento. A solicitação e cadastro no sistema são gratuitos.

Não tenho carteira de trabalho, posso fazer a digital?

Sim. Aqueles que já possuem a carteira de trabalho física já têm seus dados automaticamente migrados para a digital.

Agora, quem ainda não tem, precisa fazer o cadastro. E para te ajudar nisso, preparamos abaixo um passo a passo de como solicitar sua carteira de trabalho digital. Confira!

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital?

O procedimento é fácil e pode ser solicitado por todo brasileiro ou estrangeiro que esteja registrado no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Acompanhe o passo a passo:

Passo 1 – Acesse o site https://www.gov.br/pt-br/temas/trabalho-emprego, e em seguida,  clique em “Iniciar” ao lado de “Obter a Carteira de Trabalho”.

Carteira de Trabalho Digital: como funciona?

Passo 2 – Na próxima página, leia o passo a passo para conseguir a senha de acesso, e ao final, clique em “Quero me cadastrar”.

Carteira de Trabalho Digital: como funciona?

Passo 3 – Agora, se você já possui uma conta no gov.br, basta digitar o seu CPF no lado direito.

Caso não tenha cadastro, clique no lado esquerdo em “Crie sua conta gov.br”

Carteira de Trabalho Digital: como funciona?

Você pode fazer o download da sua Carteira em formato PDF, ou usar ela no aplicativo. Acesse o passo a passo completo lançado pelo governo.

Redator vhsys

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34 respostas

    1. Olá João Victor,

      A implementação do sistema de carteira de trabalho digital está ocorrendo gradativamente. Para saber se sua cidade já está operando com o novo sistema, acesso o site do Ministério do Trabalho http://www.mte.gov.br.

    1. Olá, Samanta! Como vai?

      Sim. Você pode solicitar o seguro-desemprego tanto pelo portal clicando neste link, ou por meio do aplicativo da Carteira Digital, que está disponível gratuitamente para download em aparelhos Android e iOS.

      Até mais! 😀

  1. Ola, perto de finalizar o cadastro abri uma guia dizendo que meu cpf não consta no CNIS oque será que pode ser?

    1. Olá, Beathriz. Como vai?

      Antes de concluir o cadastro, você precisar ter certeza que seus dados cadastrais estão devidamente atualizados entre as bases da Receita Federal e da Previdência Social. Qualquer dado divergente pode barrar a finalização do cadastro.

      Até mais!

  2. Olá tudo bem? Meu filho precisa fazer a carteira de trabalho, para se escrever no 1° emprego de Jovem aprendiz, mais devido ao covid-19 encontra se tudo fechado, a carteira digital serve para ele, ou só para quem já tem carteira de trabalho ?

    1. Olá, Lucilene. Por aqui estamos bem e você?

      De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, todo cidadão brasileiro com CPF já possui uma Carteira de Trabalho Digital. No caso daqueles que nunca trabalharam com registro em carteira, o documento digital aparece apenas com dados pessoais de qualificação civil.

      Até mais 😀

  3. Olá, tudo bem?
    Minha filha tem 14 anos, já fiz a carteira digital dela, porém gostaria de saber como saberemos o número do PIS?
    E sendo digital, preciso ir fazer a carteira impressa?
    Aguardo.
    Desde já agradeço.

    1. Olá, Rosane. Por aqui tudo certo e aí?
      O PIS é um número gerado pela Caixa Econômica Federal que não é mais necessário para a contratação feita por empresas que aderiram ao eSocial. Agora, com o serviço simplificado, apenas o número do CPF será suficiente.

      A carteira digital substitui a carteira física, sendo assim, você não precisa fazer a impressão do documento.

      Esperamos ter ajudado!
      Até mais 😀

    1. Olá, Kayzy. Como vai?
      Agora, com o novo formato da carteira de trabalho, o número que a empresa vai solicitar para registrar seu vínculo empregatício é o seu CPF.

      Até mais! 😀

  4. O local que vou trabalhar exige a minha carteira física,como é meu primeiro emprego eu só tenho a carteira digital,como faço pra obter a física?

    1. Olá, Vanessa. Tudo bem?

      O surgimento da carteira digital substitui totalmente a carteira física. Assim, a carteira impressa já não é mais necessária.

      Até mais! 😀

  5. Oi bom dia pode utilizar a carteira de trabalho digital pra viagens de avião como faz pra comprovar essa digital também têm foto pra identificação. Minha irmã de dezesseis anos não têm RG e não têm como tirar devido a pandemia têm como ela tá fazendo a carteira digital e tá viajando com ela e com CPF.

    1. Olá, Patrícia. Tudo bem?
      Infelizmente, a CTPS Digital não é válida como documento de identificação.

      Até mais.

    1. Olá, Jô. Como vai?
      Sim. De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, todo cidadão brasileiro com CPF já possui uma Carteira de Trabalho Digital.

      Até mais.

    1. Olá, Allessandro. Tudo certo?
      Para tirar a 2ª via da Carteira de Trabalho, você pode agendar pelo site do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).
      É importante saber que esse agendamento online não está disponível para alguns municípios. Se este for o seu caso, você deve ir até uma unidade do Ministério do Trabalho mais próxima ou ligue no número 158, para informações.

      Até mais 🙂

    1. Olá, Eliane. Tudo bem?
      Agradecemos muito o seu feedback 😀

      Até mais!

  6. Boa tarde, Larissa Medeiros!

    Uma dúvida, quem fará as anotações na CTPS Digital, tipo: Férias, mudança de função, aumento de salário e etc….
    Fico no aguardo….

    1. Olá, Rogério. Como vai?
      É tudo automático. A partir do momento que a empresa gera esses processos no sistema da folha, eles já saem na ctps digital.

      Até mais 😀

  7. Boa tarde Larissa
    Tenho uma dúvida,meu filho não tem ainda o CPF eu consigo tirar uma nova carteira pra ele?
    Seria a primeira carteira dele.

    1. Olá, Alessandra. Como vai?
      O CPF é um dos requisitos para fazer a carteira de trabalho. Nesse caso então, não será possível tirar o documento.

      Até mais 🙂

    1. Olá, Vanna. Como vai?
      Sim. Neste contexto, não há nenhuma questão que impeça a emissão do documento.

      Até mais 🙂

    2. Adorei seu Blog,Parabéns por estar interagindo com os comentários!

    1. Olá, Ana! Tudo bem?
      Que bom que você gostou do nosso conteúdo!?
      Inscrevendo-se em nossa newsletter você recebe um conteúdo exclusivo a cada 15 dias! Confere lá!

      Até mais ?

  8. Olá, Maria, tudo bem?
    Neste caso orientamos procurar o órgão responsável por aposentadoria para tirar suas duvidas!
    Inss.

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    1. Olá Vanessa.

      Precisa sim, pois precisa baixar um aplicativo (Carteira de trabalho digital).

      Até mais e muito sucesso ?

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