Destaque–se: Características de empresas inovadoras

VHSYS

A inovação no Brasil é um dos pilares do sucesso das boas empresas. Muito se fala sobre sua importâncias. Mas você sabe como aplicá-la? Quais são as características mais marcantes de empresas inovadoras? É sobre esse assunto que falaremos neste artigo. Preparamos algumas dicas,  confira!

Inovação é para todos: não importa o tamanho ou a área de atuação de sua empresa, manter-se conectado com as demandas de seu público é preciso. O que a inovação significa para os empreendedores é a capacidade de fazer diferente, recriar o cotidiano. o Walkman, por exemplo, foi criado recombinando peças já existente. Inovador é quem tem a capacidade de olhar diferente para as coisas que se vê dia após dia.

Estímulos: uma equipe motivada pensa melhor, pensa com liberdade e, portanto, chega a souções e ideias mais criativas.

Confiança: este item está interligado ao anterior, ao criar um ambiente em que todos se sintam seguros e confortáveis promove momento de inovação, que podem ser decididos. Esse é outro segredo das grandes empresas inovadoras.

Esteja sempre aberto a novas ideias da sua equipe.Observe o cenário: acompanhar as tendências de mercado, buscando entender o que acontece ao seu redor, ouvindo seus clientes e parceiros é o diferenclal dos inovadores. Nunca centrar-se naquilo que você acha bom, é preciso entender o que os outros pensam e, aí sim, afunilar as ideias.

Metas: a maioria das boas ideias não se concretiza por falta de foco e planejamento. Por isso, entenda o que se quer com a inovação e como alcançá-la. 

Respeite os processos: converse com seus colaboradores e perceba como cada pessoa concebe a inovação, compreenda como os outros pensam. Fazendo um acompanhamento dos processos criativos você garante que boas ideias não se percam.

A inovação não surge espontaneamente, por mais que pareça ser assim, em geral, ela é fruto de muito trabalho e observação.Ela é uma prática, precisa ser repetida cotidianamente até que se internalize. A inovação precisa fazer parte da cultura da empresa, os colaboradores precisam sentir que nela há espaço para criar, para reiventar produtos e, principalmente, modos de ser.

Continuar a (re)construir-se como empresa é a melhor maneira de não ficar para trás no mercado e perder valor econômico.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Qualquer sugestão, conte aqui para a gente. Até a próxima!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações