Conecte-se ao empreendedorismo

BPO Financeiro, saiba tudo sobre esta tendência

Tempo de Leitura: 3 minutos
O segmento de BPO (Business Process Outsourcing) ou Terceirização de Processos de Negócios, tem expectativa de crescimento em torno de 14% até 2024.

De acordo com pesquisas realizadas pelo mercado Global Technavio,este mercado de terceirização de processos BPO, além de já promover a redução dos custos operacionais nas empresas ao se apropriar de atividades burocráticas e manuais, está em ampla expansão e tem potencial para crescer até $76,90 bilhões de dólares.

O profissional contábil, por definição, já é visto como um BPO, uma vez que seus clientes terceirizam alguns processos: contábeis, fiscais, folhas entre outros. O BPO financeiro é uma extensão deste serviço já realizado.

O termo BPO financeiro surgiu desta transformação constante nas estruturas dos negócios. Esta tendência é uma oportunidade para contadores e prestadores especializados que querem gerar custo benefício, tornar a gestão financeira menos complexa, e trazer mais rentabilidade para o empreendimento dos seus clientes.

Pensando neste crescimento exponencial na contabilidade, a vhsys, preparou este artigo para você que deseja se aprofundar neste âmbito do BPO financeiro, acompanhe o que você vai ler por aqui.

O que é BPO financeiro

Nem todos os empreendedores estão preparados para cuidar da gestão financeira do seu negócio. A situação se agrava quando pensamos que essa gestão necessita de uma atenção considerável, e muitas vezes é deixada de lado, onde o foco é a operação.

Mas, isso pode ser mudado, caso o empreendedor opte por delegar essa função a um especialista.

BPO Financeiro especificamente, é a terceirização do processo de gestão financeira, serviço que está revolucionando a maneira de gerir o financeiro das empresas, pois contempla todas as rotinas de gestão de recebíveis e pagamentos a fornecedores, apostam em tecnologia.

Trata-se de um benefício estratégico que traz soluções para empreendimentos e  possibilidade de negócios para contadores, pois seus clientes vão delegar toda responsabilidade financeira da empresa ao seu escritório contábil, trazendo assim vantagens relevantes para profissionais da área contábil que vão desde o aumento da receita até a diferenciação do mercado.

Como funciona o BPO financeiro

Um dos grandes fatores decisórios para o cliente optar por terceirizações, é a combinação de preço e qualidade na execução, para empresas de pequeno porte,por exemplo o custo de incluir um processo de gestão financeira dentro do empreendimento requer investimento.

Com o BPO financeiro, diversos serviços podem ser ofertados, como, por exemplo: Organização de dados facilitando novas entradas de maneira eficaz, alinhamento das obrigações fiscais, automação de cálculo de impostos, gerenciamento de documentos fiscais, emissão de notas fiscais, conciliações bancárias, contas a pagar e a receber, entre outras possibilidades.

O especialista contábil por ter informações mais relevantes do setor financeiro da empresa pode atuar com prazos, no pagamento gradual das obrigações fiscais, reorganizando as contas, reduzir riscos  com a retomada e aumento das vendas e, ainda, focar na eficiência de custos e solução organizacional.

Como fazer BPO financeiro

De modo geral seu cliente precisa de um especialista que o ajude no controle e organização de fluxo de caixa. Já pensou você profissional contábil conseguir prever o cenário da próxima semana do seu cliente? Conseguir prever sobre identificar um possível furo de caixa, e orientar como ele pode resolver este problema?

O BPO financeiro é uma gestão muito próxima ao empresário, é preciso estudo sobre seu cliente, análise de viabilidade da empresa, avaliação de custos fixos, despesas variáveis e possíveis impactos do empreendimento, para em seguida criar uma meta ou ação.

Algumas das vantagens de incluir um BPO financeiro é gerar números atualizados simultaneamente para que o seu cliente tenha segurança e confiança na tomada de decisão do negócio. Isso assegura que a estratégia esteja sempre baseada em números mais exatos. 

Como tornar o BPO mais eficiente com a vhsys

Como vimos, a terceirização de processos é uma tendência que veio para ficar, e a gestão financeira das empresas ainda é considerada um problema nos empreendimentos.

As principais são:

  • Misturar finanças;
  • Falta de controle financeiro;
  • Medo da inovação;
  • Fluxo de caixa.

Contar com a tecnologia nessa trajetória é indispensável, ter uma plataforma online onde tudo pode ser acompanhado em tempo real, traz agilidade para oferecer este serviço, pois você terá a visualização de todas as informações que precisa do seu cliente para montar diagnósticos.

Então você contador que tem interesse em vender a solução, baixe o nosso e-book, entenda mais sobre esta solução, venha ser nosso parceiro 🙂

Queremos somar com você nesta evolução contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Teste Grátis Hoje!

Clicando em ”Iniciar o teste” você concorda com nossos termos de uso