Bom líder depende de talento e dedicação

VHSYS

Alguns gestores têm um dom para conduzir equipes, mas também é possível estudar para se tornar um bom líder. Quem garante é o professor Almir Zampolo, coordenador do curso de pós-graduação em gestão estratégica de pessoas do Centro Universitário Senac. “Há pessoas que nascem com traços de liderança e outras que aprendem essa habilidade de forma didática ou na experiência profissional”, afirma. “Mas, como todo conhecimento tem prazo de validade, o empresário deve experimentar novos aprendizados. Ler livros, frequentar palestras e cursos sobre o assunto devem fazer parte da agenda dele.” Especialistas em liderança também afirmam que, além de se debruçarem sobre um conteúdo específico, os pilotos das empresas precisam cultivar características como persistência, otimismo e empatia.

Para pequenos e médios empresários, o especialista recomenda livros que abordam a liderança em um estilo democrático, em que o gerente obtém ideias e sugestões por meio de discussão e consulta. “Dessa forma, o líder coordena e estimula a cooperação”, diz. “Ele pode traçar um planejamento empresarial visando desempenhos, além de desenvolver um trabalho de equipe para que as atividades sejam transparentes.” Segundo o professor, a editora Senac tem obras sobre o tema, como A Liderança é Global-Cocriando Um Mundo Mais Humano e Sustentável (de Mark Gerzon, Thais Corral e Walter Link) e A Liderança é Uma Questão de Atitude (de Karim Khoury.)

Antes de procurar literatura sobre o tema, Zampolo adverte que ser líder é diferente de usar um crachá de chefe, que é apenas o encarregado de uma tarefa, comanda um grupo de pessoas, tem autoridade para mandar e exigir obediência. “Para os gestores de negócios, são necessárias não só competências de chefia mas, principalmente, as de líder. Ele influencia subordinados, de forma ética e positiva, para que contribuam, com entusiasmo, dos objetivos da organização.”

O consultor Paulo Yazigi Sabbag, vencedor do prêmio literário Jabuti 2013 na categoria economia e negócios e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), afirma que a leitura de temas relacionados ao trabalho e à liderança é importante porque a jornada do empresário é, geralmente, solitária. “Pesquise nas orelhas e contracapas dos livros. Isso aumenta o interesse pelos temas e permite se identificar com autores ou estilos de escrita”, diz o autor de Resiliência-Competência para Enfrentar Situações Extraordinárias na sua Vida Profissional (Editora Campus/Elsevier, 240 págs.).

Para Sabbag, é possível estudar para se transformar em um líder, mas os cursos convencionais, de curta duração, dificilmente darão o resultado esperado. “A sabedoria consome tempo e requer protagonismo”, diz. “Mas alguns modelos de aprendizagem, como oficinas de vivências, permitem desenvolver a resiliência e a mentalidade exigidas na essa função.”

De acordo com o especialista, com a crise econômica ocorrida recentemente, a liderança amplia a possibilidade de se alcançar sucesso nos empreendimentos. “O líder precisa inspirar os outros para que adotem uma atitude mais proativa e, para isso, deve servir de exemplo.” O autor diz que qualquer comandante da empresa deve colecionar características como persistência, otimismo e autoconfiança. “Ele não pode ser destemperado. Precisa ter controle das emoções e ajudar a conter os ânimos em momentos de estresse”, diz. “Há profissionais que até prosperam depois de enfrentar alguns conflitos.”

Sabbag afirma que as questões de cunho emocional podem deformar a figura de um líder ideal. “A falta de empatia faz com que o gerenciador seja percebido como um indivíduo insensível às necessidades dos envolvidos no processo”, diz. “E se o líder despreza o apoio e a solidariedade dos outros, torna-se solitário e descrente.”

O Valor selecionou, entre lançamentos e clássicos do gênero, livros que ensinam como liderar e inspirar equipes.

Jacilio Saraiva

Fonte: Valor Econômico

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações