Dicas para sua empresa vender mais na Black Friday 2017
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Dicas para vender mais na Black Friday 2017

Black Friday 2017

Apesar de não ter sido criada no país, a Black Friday conquistou a população brasileira de tal forma que mudou o calendário das empresas. Muitos consumidores esperam esta data para comprar produtos e serviços que desejavam há um bom tempo, aproveitando também para adquirir itens a mais por conta dos descontos e ofertas especiais. As promoções deste período estão cada vez mais ganhando força, movimentando a economia e gerando lucro principalmente para o comércio varejista e eletrônico.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a previsão é de que em 2017 as vendas no período de Black Friday vão aumentar em 18%, em comparação ao ano anterior, gerando R$ 2,5 bilhões para os e-commerces brasileiros.

Em 2017 a data oficial do Black Friday é 24 de novembro. Este é um momento oportuno para os lojistas, e até prestadores de serviço, aumentarem seu faturamento. No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados para que, em vez de vender mais e lucrar, as empresas acabarem errando e saindo no prejuízo nessa data.

Confira algumas dicas para aproveitar o Black Friday e impulsionar as vendas do seu negócio:

1- Planeje suas ações

Tudo começa no planejamento. Antes de começar a vender, você deve pensar em estratégias que irão favorecer sua empresa, e não trazer prejuízos para seu financeiro. Este plano de ação deve contemplar todos os setores da empresa – vendas, financeiro, estoque, compras, marketing, recursos humanos, etc – e considerar táticas integradas para atingir o cliente com mais eficiência em todas as formas que ele tiver contato com sua marca.

Também é importante definir, caso você trabalhe com uma loja virtual e física ou com vários pontos de venda, se ambos ou apenas um deles irá participar da promoção.

2 – Escolha os produtos e negocie com seus fornecedores

Primeiro considere quais produtos ou serviços irão entrar em promoção: uma mercadoria que está encalhada no estoque há um tempo, para incentivar sua venda, ou então um item que tem bastante procura e é maior sua possibilidade de saída? Um trabalho pouco solicitado ou então o mais realizado? Avalie qual dessas possibilidades será mais vantajosa para seu caso, analisando o comportamento do seu cliente nos períodos anteriores e até na Black Friday dos anos passados.

Também é importante calcular bem o valor de venda e o máximo de desconto que pode ser oferecido por cada produto ou serviço, evitando o risco de sair perdendo dinheiro com o negócio e assim prejudicar o financeiro da sua empresa.

Neste sentido aproveite também para negociar com seus fornecedores, buscando reduzir os gastos com as matérias-primas e produtos adquiridos, para não diminuir ainda mais sua lucratividade.

3 – Invista em comunicação

Não adianta oferecer descontos vantajosos para os clientes se eles não ficam sabendo da promoção ou desconhecem sua empresa. Planeje e faça uma boa comunicação, usando tanto os meios digitais (redes sociais, site da empresa, blog, sites de desconto, etc) como físicos (panfletos, cartões, banners, etc) para fazer sua empresa chegar ao comprador. Use uma identidade visual chamativa e de mesmo padrão em cada peça e postagem, mantendo a unidade visual da campanha.

Caso tenha uma loja física, aproveite o ponto de venda e faça ações como decorações especiais, espaços próprios para determinadas ofertas (próximas à itens relacionados) e abuse da criatividade para destacar seu comércio da concorrência.

4 – Invista no seu site

Quando se tem um e-commerce, o site é o ponto de venda da loja. Por isso é importante que ele esteja funcionando bem, com todos os botões com os links corretos, imagens no tamanho certo e com as informações bem dispostas.

Caso sua empresa tenha grande alcance, cuide para que o site não deixe de funcionar corretamente por conta do aumento do fluxo de compradores. Não é frustrante quando um site não carrega quando você quer ver determinado assunto ou comprar algum produto? É assim que se sentirá seu cliente se algo acontecer de errado na sua plataforma.

Lembre-se também de que muitas pessoas estão preferindo utilizar o celular, em vez do desktop ou notebook, para fazer suas atividades na internet. Tenha um site adequado e otimizado para este meio, aproveitando assim esse grupo de compradores e conquistando mais vendas.

5 – Ofereça algo a mais

No dia 24 de novembro, data oficial da Black Friday no Brasil, todas as empresas participantes estarão dando descontos em seus produtos e serviços. Que tal pensar em algo a mais para oferecer ao seu cliente e se diferenciar da concorrência? Considere fazer ações diferenciadas como sorteios, brindes, cartão fidelidade, degustação, aulas experimentais gratuitas e outras formas de divulgação para atrair a atenção do seu público e ganhar assim mais compradores.

Pense também em quem já é seu cliente: o que você pode fazer para que sua experiência seja ainda melhor? Mande e-mail marketing, mensagem SMS ou outras formas de comunicação para avisá-lo das promoções, além de oferecer condições especiais a este público.

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6 – Seja honesto e claro com o consumidor

Pensando no relacionamento com o cliente: por conta de práticas mal-intencionadas por parte de alguns comerciantes, a Black Friday também ficou conhecida no Brasil como Black Fraude.

Muitas empresas bem sucedidas atualmente tem como característica oferecer uma boa experiência ao seu cliente. Um comprador satisfeito não somente retorna à sua loja ou prestadora de serviço, ele a indica para seus contatos – ampliando assim a divulgação da sua marca.

No caso das promoções, não use de táticas maliciosas para lucrar mais, como aumentar o preço dos produtos antes da Black Friday para depois diminuí-los no período, dando a falsa ideia de desconto para seu cliente. Atualmente este tipo de conduta é facilmente detectada e pode, e irá, se voltar contra sua empresa, fazendo a marca perder sua credibilidade e assim afastar seu clientes.

Seja honesto e claro na sua comunicação com seu consumidor, oferecendo vantagens reais a ele e também explicando as políticas relacionadas à venda, como prazo de adesão, previsão de entrega, cobrança de frete, troca de produtos, etc.

Lembre-se de respeitar o Código de Defesa do Consumidor, evitando assim situações negativas como reclamações no Procon e em outros órgãos. Uma boa experiência na Black Friday pode fazer com que seu cliente retorne a comprar do seu negócio em outros momentos, ajudando a fidelizar este comprador.

7 – Atenção redobrada ao estoque

Um dos pontos mais críticos e passíveis de erros, que irão gerar frustração ao cliente no final das contas, é o estoque. Quando se vende tanto um determinado produto e ele acaba antes da promoção, sem comunicar seu fim ao consumidor, você tem um problema. Quando, no fim da ação, muitas mercadorias ficaram encalhadas, você tem outro problema.

Cuide bem do estoque do seu negócio. Avalie com cuidado os produtos que estarão em promoção durante a Black Friday, tendo uma boa quantidade de itens para atender a demanda dos seus clientes, mas sem arriscar de sobrar mercadorias no final e você perder dinheiro com seu encalhamento.

Ter um bom controle de estoque antes da promoção, realizando acompanhamentos como o cálculo do giro dos produtos no depósito, vai ajudar nesse momento, pois assim você já terá os dados dos itens que saem com maior ou menor frequência normalmente, e irá montar sua estratégia de vendas com maior eficiência.

8 – Cuidado com as entregas

Caso você tenha uma loja virtual, outro setor que precisa de atenção especial é a logística. Assim como no estoque, quando algo dá errado neste setor a experiência do cliente pode ser bem prejudicada. Entregas erradas, atrasadas ou produtos danificados – tudo isso mancha a imagem do seu negócio e, para evitar situações negativas, você precisa ter cuidado ao escolher as formas de entrega e as transportadoras da sua empresa.

Lembre-se também que em datas especiais há um aumento da demanda das entregas, causando um natural sobrecarregamento das operações e gerando assim eventuais atrasos. Prometa sempre aquilo que se pode cumprir, não exagerando na previsão de entrega dos produtos. Pense nisso e também na questão da logística reversa – quando o cliente, por algum motivo, irá devolver a mercadoria. Para conferir mais orientações sobre este setor, leia o artigo 7 Dicas para melhorar a logística das entregas da sua empresa.

Black Friday 2017: use a tecnologia a seu favor e aumente suas vendas

Quando se tem planejamento, uma equipe bem treinada e honestidade, sua empresa tem tudo para dar certo e aumentar suas vendas na Black Friday. No entanto, com o crescimento do fluxo de clientes, a necessidade maior de controle financeiro por conta dos descontos oferecidos e grande giro dos produtos no estoque, é importante que os processos de cada área tenham eficiência para não prejudicar a cadeia toda de operação.

Se um produto falta no estoque quando o consumidor já o comprou, uma mercadoria ou serviço foi vendido abaixo do preço que deveria e seus cálculos ficaram perdidos e desatualizados na planilha ou caderno, ou outra situação negativa aconteça, suas vendas podem ser prejudicadas consideravelmente. E, lembre-se, um cliente insatisfeito irá compartilhar sua experiência com seus contatos, afastando ainda mais compradores do seu negócio.

Por isso é fundamental ter controle de cada setor da empresa, acompanhando seu desempenho de perto e integrando as informações de áreas cruciais como estoque, vendas e financeiro. E nessa tarefa a tecnologia pode ser uma grande aliada: um sistema de gestão empresarial como o VHSYS pode agilizar e organizar diversas operações, facilitando as atividades cotidianas do seu negócio.

O software da VHSYS permite realizar vários processos de uma empresa como fluxo de caixa, contas a pagar e receber, emissão de notas fiscais e boletos, sistema PDV, serviços recorrentes, orçamento de vendas, giro de estoque e cadastro de produtos, vendedores, clientes e fornecedores – isso tudo em uma mesma plataforma que integra cada setor, tornando sua gestão mais prática e eficiente.

Além disso, o sistema VHSYS possui a exclusiva Loja de Aplicativos, com ferramentas que complementam os recursos do software. Você pode fazer integração com as principais plataformas de lojas virtuais, como Mercado Livre, Magento, Tray e Loja Integrada, aumentando ainda mais suas vendas. Ou então usar recursos como o Envio SMS e o E-mail Marketing, por exemplo, para melhorar sua comunicação com seus clientes, avisando-os de suas promoções e ofertas para a Black Friday.

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Rosana Moraes
Sobre o autor
Rosana Moraes
Assistente de Marketing de Conteúdo na VHSYS. Formada em Jornalismo pela PUCPR, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Positivo.

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