Aumentando suas vendas: vamos falar de fidelidade?

Jorge

Aumentando suas vendas: vamos falar de fidelidade?

Em tempos de crise, aumentar suas vendas é o objetivo de todos os empresários. Mas para que seus números cresçam é importante parar de focar na quantidade de clientes e pensar na qualidade. Como assim? Vamos falar neste artigo sobre como fidelizar seu cliente, para aumentar as suas vendas.

Fidelidade do seu cliente: isso existe?

Todos somos consumidores. E ter isso em mente é importante para saber como um consumidor pensa. Imaginemos a seguinte situação, Seu João compra na Loja A há mais de dois anos. Existem outras duas lojas na rua que disputariam a atenção de Seu João, Loja B e Loja C, competindo em situação de igualdade, as lojas oferecem produtos similares e com a mesma faixa de preço. As lojas B e C não desenvolvem estratégias para criar vínculo com Seu João. No entanto, a Loja A, mantém um banco de dados sobre o histórico de compras de Seu João. Por isso, quando ele chega à loja, os vendedores sabem o que ele preza, como ele costuma pagar e quais as suas últimas compras. Isso faz com que Seu João não a troque pelas outras.

Fidelidade, nesse caso, significa manter seu cliente feliz, assim ele sempre voltará para consumir seu produto ou serviço.  Além do atendimento, outros fatores influenciam os clientes.

Ambiente

Capriche na decoração de sua loja física. Se a primeira impressão é a que fica, invista num ambiente que seja acolhedor e instigante. As pessoas não compram apenas produtos, procuram também por experiência. Faça com que os clientes gostem da aparência de sua empresa, identificando-se com ela.

Para isso, é preciso que conheça seu público-alvo, invista em pesquisas de mercado. Entenda como eles pensam e o que procuram, assim, sua empresa sai na frente.

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Preço acessível

Você tem uma cartela de clientes fieis, então pensa que pode aumentar os preços, para maximizar os lucros, certo? Errado. Acompanhe as flutuações do mercado.

Sempre que possível realize promoções, é uma maneira de chamar clientes ainda não fidelizados. E, nesse caso, reforce o estoque. É importante que seu cliente tenha todas as suas necessidades resolvidas no momento em que encontrar sua empresa, seja virtual ou fisicamente. E por falar em virtual, não esqueça das estratégias de marketing digital.

Considerou a opção de e-commerce? Ela pode ser o diferencial entre a sua empresa e seus concorrentes e colaborar para o aumento de suas vendas. Falamos um pouco mais sobre isso, nesse artigo aqui.

Em caso de dúvidas, a velha máxima deve ser o seu guia “o cliente tem sempre razão”.

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Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

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