Auditoria: por que fazer?

Fernando

Auditoria: por que fazer?

A importância da auditoria nas decisões e prática da gestão dentro de sua empresa: é sobre isso que falaremos hoje, veja neste artigo as vantagens de uma auditoria e seus diferentes modelos.

Antes de tudo precisamos entender o que é auditoria. É uma especialização dentro das ciências contábeis. que por sua vez compreende o estudo, registro e  interpretação dos fatos e fenômenos relativos ao patrimônio das empresas. Assim, de modo simplificado, podemos entender a auditoria como uma revisão da organização contábil.

Uma auditoria visa elaborar um plano de ação a fim de facilitar a organização administrativa de uma empresa. Por meio dela é possível desenvolver melhores mecanismos de controle administrativo e financeiro.

Quais os tipos de auditorias?

Há basicamente dois tipos de auditoria, a interna e a externa. Como os termos deixam prever, a interna é aquela realizada por pessoal da própria empresa. Já na externa, trata-se do trabalho realizado por auditores externos, em geral, uma empresa de auditoria contratada.

Embora dos dois tipos terem funções similares, que é a de revisar a organizar contábil, a abordagem acaba não sendo a mesma. Vista como mais isenta, em geral, a auditoria externa tem a característica de ser mais global, sem se ater a especificidades de departamentos, por exemplo.

Brecha que pode ser corrigida com uma auditoria interna, que pode abranger cada área, setor, operação e departamento de maneira mais detalhada. Assim, temos que as auditorias podem e devem ser feitas de maneira complementar.

Como se faz uma auditoria?

De modo bastante simples, realizar uma auditoria significa verificar se os registros contábeis da empresa estão exatos. Por meio dela é possível perceber possíveis desvios de patrimônio, equívocos e problemas, indicando soluções alternativas. Em suma, a auditoria informa qual a real situação econômica da empresa, para que os gestores, sócios e acionistas saibam como manejá-la.

Entre as vantagens de realizar uma auditoria, podemos destacar as seguintes:

  • Proporciona uma visal geral e mais transparente da gestão da empresa;
  • Ajuda a identificar e sanar problemas previamente;
  • Dá mais credibilidade, agilizando em eventuais processos de entrada de acionistas ou investidores;
  • Facilita na hora da venda da empresa;
  • Mantém a empresa atualizada quanto às questões tributárias.

Esperamos que as vantagens de as maneiras de realizar uma auditoria tenham ficado claras. Caso tenha alguma dúvida, ou sugestão, comente.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações